Movimentação de cargas: características e monitoramento

O processo logístico dentro das empresas é essencial para que esta se destaque da concorrência e possibilite processos mais otimizados e corretos. Um dos elementos fundamentais para uma indústria é o tranporte de carga.

O transportes de cargas são necessários não somente para os procedimentos internos como os externos, e faz com que as indústrias se destaquem dentro do mercado. Quanto mais eficiente for o processo logístico de movimentação de carga, menos gastos haverá.

Neste artigo abordaremos sobre os processos logísticos internos e exemplos de equipamento de movimentação de cargas como esteira rolante e empilhadeiras e de como fazer o monitoramento desse processo logístico para que tudo seja eficiente e seguro.

Movimentação interna de cargas

O movimento interno de cargas consiste em todo o sistema logístico de entrada e saída de mercadorias em uma indústria.

Para que tudo seja feito é preciso que a indústria desenvolva um projeto de logístico permitindo que o processo logístico seja:

  • Mais fluido;
  • Mais natural;
  • Mais eficiente;
  • E mais orgânica.

A movimentação interna de cargas são usadas durante vários procedimentos como transferência de produtos para outras filiais, saída para vendas e entregas de encomendas.

Neste sentido, o uso de equipamentos precisos ajustados com torquímetro pneumático (equipamento que ajusta de forma precisa parafusos e porcas) são necessários para que a redução de custos seja necessária e a margem de lucro seja flexível.

As movimentações de cargas são feitos em muitos pontos da indústria como seus estoques e depósitos, como nas linhas de produção.

Executar um sistema de movimentação de cargas rápido e natural, que exige menos manutenção industrial permite que a indústria tenha em seus processos e produtos mais qualidade.

Abaixo falaremos sobre equipamentos que podem ser usados para a realização deste serviço.

Três equipamentos para movimentação de cargas

Para que o planejamento de logística seja eficiente é importante saber quais os equipamentos que são necessários para a realização da movimentação de cargas.

Saber os equipamentos é fundamental para todo o processo assim como as abraçadeira para tubo 100mm são usadas para apoiar tubulações elétricas.

Alguns equipamentos são:

1. Empilhadeiras

As empilhadeiras são essenciais para um sistema logístico e é um dos principais equipamentos para a movimentação de produtos e de materiais. Elas são versáteis e transportam muitos tipos de cargas, e podem ser elétricas, manuais ou movidas a diesel.

As mais eficientes são as empilhadeiras movidas a diesel por meio da sua maior capacidade de operação, e por suas peças empilhadeira Toyota são fáceis de serem encontradas tornando a manutenção mais rápida.

2. Guindastes

Os guindastes também conhecidos como gruas são usados para que movimentação de cargas extremamente pesados seja realizado, de forma segura e eficiente. São muito usados na construção civil, porém, podem ser feitos sob medida para depósitos e galpões.

Hoje em dia existem muitos guindastes eficientes, muito deles informatizados, tornando o trabalho do operador mais facilitado e com mais segurança e estabilidade.

3. Esteiras transportadoras

As esteiras transportadoras são usadas nas linhas de produção, movendo peças da produção para diversos setores, bem como promover a movimentação dos produtos e materiais do caminhão diretamente para a linha de produção.

Elas podem ser esteiras fixas ou flexíveis, e funcionam em um processo simples. As esteiras são movidas por meio de cilindros, conhecidos como rolamentos e quando giram, permitem que elas sejam movidas.

Assim, vimos que esses equipamentos são essenciais para o sistema de logística, principalmente, para a movimentação eficiente e segura de cargas dentro da indústria.

Monitoramento de cargas

O cenário logístico industrial para que seja eficiente é necessário planejamento e como vimos conhecimento dos equipamentos que podem ser usados. Um dos fatores para que a movimentação de cargas seja eficiente é muito importante o monitoramento de cargas.

O monitoramento de cargas permitem a coleta de informações e a análise delas para que o veículo ou então as esteiras transportadoras identifiquem possíveis problemas, e desvios no trajeto, ajudando o motorista ou o operador das esteiras alterar o direcionamento dos trajetos.

Alguns elementos que possibilitam o monitoramento de cargas são o uso de câmeras nos galpões de logística e também nos veículos. Equipamentos de celulares para contato facilitado e uso de GPS para monitoramento dos veículos.

Com esses pontos entendemos que a movimentação de cargas é essencial para o desenvolvimento da indústria, pois, asseguram a qualidade de todos os processos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *