Montagens e equipamentos relevantes no ramo industrial

O meio industrial abrange os mais variados setores e naturalmente, é algo que gera impacto nas atividades e recursos empregados, que apresentam grande diversidade.

Em meio a este cenário, uma empresa de montagem industrial tem um papel muito importante, que abrange processos como a implementação da instalação elétrica e sistemas de automação, montagem de equipamentos, entre outras possibilidades que são imprescindíveis para a estrutura.

É indispensável buscar por uma empresa do setor com cautela, principalmente para que os planos elaborados atendam, de fato, às necessidades existentes.

Afinal, caso a estrutura esteja comprometida, outros aspectos da indústria podem sofrer impactos negativos, principalmente em relação à produtividade.

O que é banco capacitor?

Basicamente, o banco capacitor consiste em uma interligação de diversos capacitores, que são componentes reativos relacionados à passagem da corrente, sendo capazes de armazenar energia eletrostática para posterior liberação e por isso são aplicados constantemente em circuitos eletrônicos, principalmente, para viabilizar a passagem da corrente alternada.

Enquanto os bancos de capacitores são constituídos por um conjunto de unidades capacitivas, nomeadas por células ou latas, cada lata conta com um grupo de capacitores individuais.

Além da funcionalidade apresentada, os capacitores são compostos por eletrodos de zinco ou alumínio, juntamente com filme de polipropileno submetido a óleo.

No entanto, para compreender de forma mais clara a respeito do funcionamento deste item, é interessante abordar o fator de potência, que corresponde à relação entre potência reativa e potência ativa.

Basicamente, a energia ativa, que é medida em kWh, está relacionada à execução do trabalho, enquanto a reativa, com medição em kVArh, não executa, porém, é visada para consumo em prol da formação de campos eletromagnéticos importantes para a operação dos equipamentos.

No entanto, quando está em excesso, a energia reativa pode causar as seguintes desvantagens:

  • Desgaste prematuro dos equipamentos;
  • Queda de tensão nos circuitos;
  • Valores mais altos nas contas de energia;
  • Redução de capacidade dos alimentadores do sistema.

É imprescindível que banco de capacitores seja instalado por um profissional habilitado e de confiança, sendo essa uma solução de grande potencial para melhorar a utilização da energia elétrica.

Periodicamente, é importante revisar as instalações, principalmente, para detectar necessidades de reajuste.

O papel do transformador

Quando se trata de itens relevantes no setor da indústria, é importante observar que diversos aspectos podem ser englobados, desde os que são classificados como relativamente simples, até os mais complexos. No entanto, há certos dispositivos que muitas vezes são decisivos, como os transformadores.

A procura por comprar transformador nesse meio é notável devido à capacidade de elevação e redução no valor de correntes e tensões, além do isolamento dos circuitos, o que promove um desempenho mais favorável de sistemas de distribuição de energia e circuitos eletrônicos.

O transformador é composto essencialmente por um núcleo imantável, ou seja, com atributos magnéticos e bobinas que são chamadas de primária e secundária.

Essa constituição permite uma transferência de energia otimizada entre as bobinas, pois o núcleo ameniza a dispersão do campo magnético e resulta no corte de um maior número de linhas.

Basicamente, quando a bobina entra em contato com uma fonte de corrente alternada, um campo magnético variável ao seu redor é criado, o que faz com que a outra bobina se aproxime e tenha as espiras “cortadas”. Devido a essa variação, uma tensão induzida se forma.

Neste contexto, também é importante citar que outros itens podem ser aplicados para assegurar um bom desempenho dos equipamentos e uma tensão adequada, como o inversor, que, diferentemente, do transformador, converte o sinal elétrico da corrente contínua em um sinal elétrico de corrente alternada.

Esse item é considerado um tipo de controlador e é, amplamente, utilizado em motores elétricos, principalmente para variar a tensão e a frequência, pois dessa forma, controla sua velocidade e, até mesmo, a potência que está sendo consumida.

O inversor também pode elevar ou reduzir a velocidade do motor para atender às exigências de operação.

Conforme pode ser observado, com os elementos corretos, a estrutura da indústria pode ter algumas de suas principais necessidades atendidas.

Além disso, para cada processo apresentado, é indispensável que profissionais, devidamente, qualificados sejam responsáveis, afinal, sistemas de energia apresentam um alto risco e muitas vezes podem ser fatais, em especial, sem os equipamentos de segurança necessários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *