Modelagem de peças de metal na indústria

A modelagem de peças de metal é muito importante na indústria e ela é conhecida como usinagem e são feitas, geralmente, em um espaço conhecido como centro de usinagem.

A usinagem é um processo bastante conhecido na indústria e ela permite que diversos produtos sejam confeccionados, permitindo também a produção de ferramentas para os mais diversos setores como:

  • O petroquímico;
  • Automobilístico;
  • Setor aeroespacial;
  • Indústrias aeroespaciais.

Os procedimentos de usinagem possuem o suporte de outros serviços como de máquinas de solda MIG (que garante uma boa “colagem” de uma peça na outra).

A usinagem só é possível com o uso máquinas-ferramentas, assim, muitos processos de usinagem se referem ao processo que o material sofre por essas ferramentas.

Neste artigo abordaremos o conceito de usinagem (moldagem de material bruto metálico), alguns processos e demonstrar como esses procedimentos são diversos e importantes.

Entendendo de forma mais apurada o que é a usinagem

A usinagem é um processo que permite a moldagem de peças de metal por meio de um desgaste mecânico. As peças metálicas são chamadas de matéria-prima.

Complementando o conceito de usinagem, os dicionários dizem que a usinagem significa a submissão de um material bruto (geralmente, de metal) a ação de uma máquina-ferramenta, sendo uma das principais o torno mecânico.

Há muitos os processos de usinagem, alguns deles são:

  • Torneamento mecânico;
  • Aplainamento;
  • Fresamento (conhecido como fresagem);
  • Brochamento.

Por conta de tecnologia os processos de usinagem se tornaram mais precisos, principalmente, com o uso do CNC (comando numérico computadorizado), que por meio de linhas de código e software garantem que os dispositivos de fixação para usinagem das ferramentas sejam mais precisos garantindo uma modelagem mais segura.

Além dos processos citados acima, que são conhecidos como tradicionais, há processos de usinagem que são nomeados de não convencionais por não serem usados em larga escala.

Alguns processos não convencionais são: usinagem à laser, usinagem a jato de pressão de água, entre outros.

Abaixo falaremos do torneamento mecânico e sobre a calandragem de chapas grossas.

Torneamento mecânico

O torneamento mecânico é um processo de usinagem em que são usados uma ferramenta conhecida como torno mecânico. Essa ferramenta possui muitos tamanhos e servem para usinar, tornear e fazer o polimento da peça.

Além do uso de materiais de peças metálicas, o torno mecânico pode ser usado em materiais como madeira e plástico.

O processo de torneamento mecânico é possível porque a ferramenta funciona por dois tipos de movimento, o avanço da máquina enquanto a rotação da peça, e o outro movimento é a rotação da máquina sobre a peça parada.

Essa combinação de movimentos permitem a produção de muitos elementos como o de peça enroscada, além de furar, alargar, enrolar molas. Também é possível após a produção da peça utilizar o dressador de rebolo de esmeril para acabamento das peças.

Os tornos mecânicos são equipamentos de fáceis manuseio, porém, para que o desempenho da ferramenta seja maximizado é preciso que esta seja operada por um operador eficiente, chamado de torneiro mecânico.

É uma metodologia de usinagem amplamente utilizada na indústria.

Calandragem de chapas metálicas

A calandragem é um processo de usinagem que tem como o objetivo dar formato final as peças de metal, com maior foco nas chapas de aço.

Esse procedimento é feito com uma máquina conhecida como calandra. As chapas de aço são submetidas à máquina e esta pode dar curvatura à peça ou então aplainar pontos da peça que estão onduladas.

Há muitos tipos de calandras, como as calandras para chapas, as específicas para perfil, calandra para tubo e de linhas especiais de operação.

A curvatura possibilitada pela calandra nos tubos são de grande precisão e eficiência sendo aplicados em diversos materiais. Os formatos mais comuns que são feitos pela calandra são os cilíndricos e cônicos.

O funcionamento da calandra é bastante fácil, ela possui alguns rolos internos, na qual a chapa é colocada e então a moldagem da peça é realizada. São geralmente usados 3 rolos para que o processo de curvatura seja possível.

A calandragem portanto é feita em diversas indústrias, possibilitando peças de qualidade.

Assim, percebemos que usinagem e a modelagem de peças metálicas são essenciais para que a indústria se desenvolva, afinal, somente por meio desses processos é possível que a indústria extraia toda a qualidade em seus produtos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *