Metrologia industrial: o que é

Você sabe o que é metrologia? Essa é uma das ciências mais usadas no setor industrial. Ela auxilia em diversos processos, permitindo a criação de produtos cada vez mais compatíveis com as necessidades dos usuários.

Por isso, neste guia, vamos trazer o conceito de metrologia, mostrando a sua importância. Além disso, falaremos sobre os principais benefícios dessa área de estudo e como é possível se aprofundar no tema.

Conceito de metrologia industrial

Vamos começar pelo conceito de metrologia. A palavra é originária do grego, sendo a junção entre “logos” e “metron”, que podem ser traduzidas basicamente como “estudo da medida”.

Dessa forma, podemos dizer que a metrologia é a ciência que estuda as medidas. Já a metrologia industrial ou metrologia aplicada, como também é chamada, nada mais é do que a aplicação dessa ciência ao campo específico das indústrias.

Em outras palavras, a metrologia é a ciência que lida com a medição. Para isso, se utiliza de instrumentos de alta precisão, que são empregados no dia a dia da metrologia industrial.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) é uma das maiores instituições de medição do país. Com base em padrões de referência nacionais e internacionais, essa instituição estabelece regras para produtos e serviços.

Para isso, ele realiza medições, para verificar se os produtos e serviços oferecidos ao público pela indústria estão compatíveis com os números exigidos. São utilizados diversos instrumentos de medição.

Como ela é aplicada?

Para que a metrologia seja aplicada, é necessário um planejamento, no qual são definidos os instrumentos de medição, a periodicidade da medição, entre outros fatores importantes.

Da mesma forma, é necessário contar com profissionais capacitados, que conheçam a fundo a metrologia e saibam como aplicar na prática. 

Afinal de contas, essa é uma área técnica, que exige conhecimentos básicos.

Benefícios da metrologia industrial

Quando aplicada ao setor industrial, a metrologia oferece diversos benefícios. Abaixo vamos comentar sobre os principais, destacando as suas características.

Medidas exatas

Um dos principais benefícios da metrologia é a obtenção de medidas que são exatas. 

No setor industrial, é fundamental que as medidas sejam corretas e bastante precisas. Quando mais exatidão nos resultados, maior a competitividade industrial.

Automação de processos

A metrologia tem ajudado o setor industrial a melhorar seus processos de automação, na medida em que oferece uma grande base de dados, que pode ser usada para melhorias e correções.

Controle de qualidade

A aplicação da metrologia também contribui para aumentar o nível de qualidade dos produtos e serviços. É um grande aliado do controle de qualidade industrial.

Principais operações da metrologia

Agora que falamos sobre o conceito de metrologia industrial, vale a pena conhecer algumas das principais operações.

Ajuste

Os ajustes são operações realizadas utilizando um único instrumento de medida. A finalidade desse processo é garantir indicadores mais precisos.

Verificação

A verificação é utilizada para oferecer uma evidência objetiva, para demonstrar que o elemento observado está atendendo aos requisitos.

Para a verificação, é utilizado um documento, que serve como referência. Pode ser uma norma ou regulamento, por exemplo. As instruções do fabricante também podem ser usadas como parâmetro.

Calibração

A operação de calibragem serve para garantir uma margem maior de segurança entre as medidas e a incerteza relacionada. A operação é aplicada antes mesmo de uma medição, para determinar se o sistema de medição está funcionando corretamente.

Principais campos técnicos

A metrologia industrial pode ser dividida de acordo com o campo técnico em que é aplicada. 

Existem diversas indústrias que estão diretamente relacionadas a medição, dependendo desses processos e operações no dia a dia. Os principais campos técnicos da metrologia são:

  • Longitudes;
  • Magnitudes de massa e relacionadas;
  • Termometria;
  • Eletricidade e magnetismo;
  • Acústica, sons, ultrassom e vibração.

Como se aprofundar na metrologia industrial

Por ser uma área fundamental, a metrologia industrial está se expandindo muito. Nesse sentido, é grande a demanda por profissionais que conheçam com profundidade esse conceito e que saibam usar as principais ferramentas de medição.

O curso de metrologia industrial oferece justamente esse conhecimento. Trata-se de uma formação voltada para os profissionais que desejam tornar-se especialistas em medição industrial.

Conclusão

Como você pode ver, a metrologia industrial é uma área de estudo bastante ampla e importante. Por isso, vale a pena se aprofundar no assunto, aprendendo como funciona a metrologia na prática.