Melhorando o desempenho de uma indústria

Quem tem uma indústria sabe que a frase “tempo é dinheiro”, é um dizer verdadeiro. A velocidade da produção influencia diretamente nos lucros, de forma perceptível.

Por isso, há uma busca constante por novas formas de aumentar a produtividade. Neste artigo você vai descobrir alguns equipamentos que podem auxiliar no aumento do desempenho da indústria.

Movimentação de carga

A movimentação de cargas é frequente em uma indústria, tanto de materiais para a produção quanto para a movimentação dos produtos finalizados.

Existem equipamentos que podem ser utilizados para tornar essa movimentação mais fácil e eficiente.

A maior parte das empresas que trabalham com intenso transporte de carga possui uma Plataforma niveladora para docas.

Esse equipamento serve para nivelar o espaço entre as docas e o veículo de transporte (normalmente, o caminhão).

A plataforma pode ser embutida na doca ou móvel e o seu acionamento pode ser manual ou automático. Quanto ao peso suportado, as opções variam muito.

Escolher uma boa plataforma niveladora pode tornar o processo de movimentação mais rápido e fácil, melhorando a produtividade da empresa.

A dica é optar por uma plataforma avançada hidráulica, que possa ficar em posição quase vertical de 85º (liberando espaço para manobra) quando não for utilizada.

Além disso, sempre escolha uma niveladora com capacidade de peso superior ao necessário, para evitar o desgaste excessivo.

Outro equipamento que pode fazer toda a diferença para a logística da indústria são as plataformas elevatórias.

Elas são, basicamente, equipamentos com elevadores sobre os quais as cargas são colocadas e içadas.

Esse funcionamento proporciona mais organização para o armazém da indústria e a melhor opção de modelo é o tesoura, feito para locais fechados e perfeito para fazer manobras em espaços estreitos.

Melhorando o ambiente

Outro fator importante é que as fábricas sejam bem iluminadas, pois influencia diretamente na vida dos trabalhadores.

Um lugar escuro gera mais esforço que o necessário, é mais propício à acidentes e, mais do que isso, proibido por lei. Por isso é necessário que a industria se preocupe com o sistema de iluminação do ambiente.

painel led é uma solução inteligente para a iluminação. Isso porque, a lâmpada LED é econômica e consome pouca energia para funcionar.

Além disso, a iluminação que ela proporciona é superior aos seus concorrentes.

A economia pode ser ainda maior quando considera-se a vida útil desse modelo de lâmpada.

No entanto, as vantagens vão além dos custos reduzidos, confira a seguir outros benefícios que o painel de LED oferece:

  • Não aquece;
  • Não atrai insetos;
  • Luz indireta difusa;
  • Material 98% reciclável;
  • Baixa manutenção;
  • Fácil instalação.

Uma dica para obter melhores efeitos é realizar a pintura do chão da fábrica com uma tinta clara, que possa refletir a luz.

É indicado a escvolha do porcelanato líquido (resina epóxi), que além de possuir um branco com acabamento brilhoso, é resistente à abrasão e fácil de se limpar.

Responsabilidade social

É de responsabilidade da Industria encontrar a forma ideal de descarte para o material produzido que não será utilizado e/ou seus resíduos.

Muitas vezes, o material a ser descartado possui grande impacto sobre o meio ambiente e, por isso, deve receber o tratamento ideal.

Os resíduos industriais se dividem entre perigosos e não perigosos, sendo que os primeiros demandam mais cuidado por parte dela.

São considerados perigosos os materiais corrosivos, inflamáveis ou tóxicos. Os não perigosos e não inertes possuem características que exigem certo cuidado, como a combustão.

Geralmente, são solúveis em água e biodegradáveis. Já os não perigosos inertes não são solúveis em água.

No geral, esse material precisa ser levado até empresas especializadas em tratamento e descarte. Mas, como ocorre Coleta de entulho?

Para realizar a coleta é possível alugar caçambas, nas quais o lixo ficará armazenado até que haja quantidade suficiente para que sejam transportadas.

Assim, paga-se apenas pelo dia de uso.

Existem normas específicas para a administração dos resíduos  industriais, coma a ABNT NBR 12235.

Essas normas buscam reduzir ao máximo a contaminação do ambiente, definindo, por exemplo, que os resíduos perigosos não podem ser armazenados com os resíduos que não são perigosos.

Dessa maneira, é preciso realizar um estudo de marcado para adquirir materiais com o melhor custo-benefício para a sua fábrica.

Além disso, proporcionar um ambiente mais confortável e organizado é uma forma de motivar os funcionários e, consequentemente, aumentar a produtividade.

Ao fazer a compra de materiais, procure por empresas que ofereçam garantia para os materiais. Essa medida é uma forma de se proteger contra possíveis maus negócios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *