Meios para afiar e lixar materiais

Na indústria, em diversos segmentos, é preciso dar acabamento e fazer a finalização dos produtos fabricados, seja como forma de preparação para receber uma pintura ou para liberar o produto para o mercado. Por isso conheça a importância de afiar e lixar materiais.

Dois desses procedimentos são o corte e o lixamento de itens. Para fazer esses procedimentos é possível contar com aparatos que fazem esse trabalho. Conheça alguns deles:

Afiação

Uma das ferramentas usadas para dar acabamento e também para fazer a afiação de ferramentas de corte é o rebolo.

Ele é fabricado em material abrasivo, geralmente óxido de alumínio e carbureto de silício, o que garante suas propriedades.

Uma das principais indústrias que fazem uso deste material é a automobilística, sendo um material muito usado em retífica de motores para dar polimento aos motores.

A afiação é um processo importante, pois com o uso, as peças perdem suas propriedades de corte e, consequentemente sua eficiência.

Os elementos de corte das ferramentas, como arestas de corte capazes de conferir profundidade, espessura e largura ao corte, vão sendo perdidos com o tempo.

O desgaste das peças de corte fazem com que a produtividade do setor caia, sobrecarregando todo o sistema, pois há um superaquecimento da peça, aumento do tempo de produção, além do acabamento imperfeito.

A afiação consiste, afinal, no processo de perfilar as arestas de materiais de corte, usando para isso equipamentos como o Rebolo para afiação, visando retomar a eficiência de peças de corte como:

  • Facas;

  • Cutelos;

  • Alicates;

  • Serras;

  • Estiletes;

  • Fresas.

 

O procedimento de afiação pode ser realizado de duas maneiras: manualmente ou com auxílio de maquinário. O procedimento manual demanda uma habilidade grande do afiador, ou seja, do profissional responsável pela afiação do objeto.

A afiação com auxílio de máquina afiadora também requer a atuação de um profissional preparado e experiente.

A máquina possui mais facilidades como suportes que ajustam melhor o aparato a ser afiado, deixando-o mais próximo do rebolo, assim também há a preservação deste aparato, pois ele é usado de forma igualitária.

A máquina é mais adequada para afiação das ferramentas chamadas policortantes, ou seja, aquelas de possuem várias arestas de corte.

Já a afiação manual é a mais indicada para ferramentas monocortantes, ou seja, aquelas com apenas uma superfície de corte.

Lixamento

O processo de lixamento de uma superfície se faz necessário em diversos segmentos industriais, sendo o setor automotivo um grande destaque.

Usando equipamentos como uma lixadeira, são feitos procedimentos como o acabamento, a correção de  imperfeições principalmente antes do processo de pintura de um veículo.

A lixadeira pode ser pneumática ou elétrica e serve para dar acabamento não apenas em funilarias de veículos, mas também em peças da construção civil e itens de marcenaria.

As lixadeiras disponíveis no mercado são classificadas em:

  • Orbital;

  • Cinta;

  • Roto-Orbital;

  • Orbital-delta.

A lixadeira orbital é usada para acabamentos finos não sendo adequada para grandes superfícies, nem espaços com ângulos. Ela pode conter um Disco de corte lixadeira pequena para tornar seu serviço mais eficiente.

A lixadeira do tipo cinta é adequado para uso em materiais como madeira, metal e plástico. Ela é indicada para serviços mais pesados, como polimentos de assoalhos e portas de madeira, por exemplo.

A lixadeira roto-orbital gira em torno do próprio eixo. É excelente na função de lixamento, mas não é indicada para áreas com ângulos. O controle de velocidade deste modelo permite acabamentos diferenciados.

Já o modelo orbital-delta possui formato de triângulo, sendo indicada para as superfícies que as outras não alcançam, sendo ideal para cantos e arestas.

Outro equipamento usado para acabamentos no geral é a politriz. Ela faz o polimento das superfícies com movimentos rápidos e circulares.

Além de automóveis, ela também pode dar acabamento em azulejos e móveis de madeira. Esse equipamento retira imperfeições como os arranhões e dá um acabamento perfeito ao material.

Com o uso de discos auxiliares, esse aparato pode, ainda, fazer a aplicação de ceras e polidores, além de tirar manchas das superfícies, bastando para isso usar um Adaptador para politriz.

Um dos valores mais importantes deste equipamento é a sua velocidade, portanto é um fator a ser considerado, dependendo do tipo de trabalho a ser realizado.

As ferramentas de afiação, lixamento e polimento são essenciais para a indústria, pois conseguem dar o correto acabamento em peças fabricadas por essas fábricas, deixando-as prontas para ir ao mercado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *