Matérias-primas e segurança nas indústrias

As fábricas são muito importantes para o nosso cotidiano, principalmente, porque a maioria dos produtos que usamos veio em maior ou menor grau de um processo fabril.

No entanto, para que toda essa produção fosse possível, foi necessário planejamento, atenção e cuidado com os operários, logísticas e finalização.

Por isso, que quando tratamos do ambiente industrial devemos prestar atenção, pois é complexo e variado, e que pode servir tanto as indústrias metalúrgicas e siderúrgicas como as da construção civil e o uso de concreto polido.

No presente artigo falaremos de muitos componentes que podem ser encontrados em variados setores e que permitem que a produção tenha qualidade e que os operários possam trabalhar de forma segura sem preocupações com acidentes imprevistos.

As linhas de vida

Os equipamentos de proteção individual, conhecido como EPI são fundamentais para os operários e são de uso obrigatório. Um dos equipamentos usados são as chamadas linhas de vida, que são aplicadas para trabalhos em altura.

O trabalhador que precisa usar esse equipamento trabalha geralmente em lugares em altura e recebe o treinamento da norma regulamentadora 35, conhecida como NR 35.

Existem dois tipos principais de linhas de ancoragem, como são também conhecidas, que é a linha de vida vertical fixa e as linhas de vida horizontais com fita.

Abaixo conheceremos melhor o que são essas linhas de vida e suas aplicações.

Entendendo as linhas de vida

Os sistemas de ancoragem são importantes para todos os operários que trabalham em altura e consequentemente estão expostos a acidentes como quedas.

Devem ser instaladas por profissionais especializados e capacitados par que não ocorra riscos. Essas linhas podem ser feitas de cabo de aço para linha de vida ou então com materiais sintéticos.

Estas são fixas ao cinto de segurança por elementos de conexão como trava quedas ou talabartes.

São aplicadas em operações como:

  • Manutenção de máquinas;
  • Acesso a tanques;
  • Carga e descarga de caminhões;
  • Manutenção de telhados.

Além dessas aplicações são também usadas nos processos como andaimes tubulares e suspensos e são duas funções básicas das linhas de vida como as provisórias, usadas em atividades sazonais e não corriqueiras e as linhas de vida permanentes, como a linha de vida horizontal que fica nas instalações de forma permanente para processos de inspeção ou manutenção.

Por isso, que é muito importante que as linhas de vida estejam dentro dos sistemas de segurança de um ambiente industrial, principalmente aquelas que trabalham de forma constante em altura.

Abaixo falaremos sobre as bombas industriais e suas utilizações nas indústrias.

As bombas hidráulicas usadas na indústria

Como vimos as linhas de vida são muito importantes para a segurança dos operários e seus trabalhos em altura. Porém, além disso, as fábricas precisam fazer movimentação de gases e fluidos e uma das máquinas e equipamentos que mais são usadas para esse processo é a bomba de agua preço.

Essas bombas são fundamentais para o sucesso de um processo industrial. Essas funcionam por meio de um motor ou turbina, de modo que o trabalho mecânico seja transformado em energia, sendo capaz de realizar o deslocamento dos fluidos.

Há variados tipos de bombas hidráulicas que podem ser usados nas indústrias, abaixo falaremos com mais detalhes sobre alguns desses equipamentos e que assim como a teclado de membrana são essenciais para o desenvolvimento da produção.

1. Bombas de engrenagem

Esse tipo de equipamento e ferramenta são um dos mais versáteis e mais dinâmicos podendo operar diferentes líquidos, que podem ser corrosivos, tóxicos, e de baixa, média ou alta viscosidade.

Por conta, da sua versatilidade as aplicações são feitas em variados setores como o petroquímico, o siderúrgico, o metalúrgico e muitos outros.

2. Bombas centrífugas

Essas bombas são muito importante e são capazes de fazer a transferência de grande volumes de fluidos, porém, diferente das engrenagens, atuam em líquidos com densidade próximas da água e que são poucos agressivas quimicamente.

3. Bombas pneumáticas

Essas bombas atuam em processos de drenagem que atuam em fluidos de difícil bombeamento, atuando principalmente em líquidos de alta viscosidade, e também em equipamentos corrosivos, viscosos, sensíveis e abrasivos.

Assim, compreendemos que os processos industriais são variados e que dependem de uma quantidade inúmera de sistemas de segurança e também equipamentos de drenagem e deslocamento como as bombas hidráulicas.