Materiais utilizados na produção industrial valorizam acabamento

A produção industrial abrange diversas tarefas desde a chegada da matéria-prima, até a chegada às mãos do consumidor final. Estão envolvidos diversos profissionais, máquinas e ferramentas desenvolvidas para atender às finalidades de uma empresa que se presta ao atendimento à demanda exigida pelo mercado, de uma forma geral.

A definição do espaço ocupado em um galpão industrial determina os procedimentos adotados para a instalação da linha de produção, as áreas de movimentação de carga, o depósito para estoque de matéria-prima e os bens de consumo que serão encaminhados para as centrais distribuidoras.

Para tudo isso, é preciso montar um ambiente seguindo as normas regulamentadoras referentes à segurança e qualidade de vida dos trabalhadores, além de promover a proteção do meio ambiente e toda a legislação que envolve os setores da produção industrial.

Modelos de pintura interferem na estrutura

De maneira positiva, as escolhas estruturais aplicadas em um ambiente de trabalho refletem a mobilidade interna, o conforto térmico e acústico, entre outros aspectos que são observados pela equipe de segurança laboral.

Por isso, os profissionais que atuam na área de montagem industrial desenvolvem projetos que visam promover a qualidade de vida e da saúde dos funcionários.

A contratação de um empresa de pintura industrial é imprescindível para a aplicação de materiais de qualidade, com certificação de procedência, além de garantir a durabilidade visual dos ambientes internos e externos.

Esse tipo de cuidado envolve técnicas apropriadas, com a presença de mão de obra capacitada, com projetos que apresentam soluções necessárias para cada cliente.

Dessa forma, é possível aplicar tintas especiais em cada ponto, pois as pinturas diferem entre:

  • Telhado para conforto térmico;
  • Estruturas metálicas protegidas contra oxidação;
  • Produto para alvenaria contra raios solares;
  • Envernizamento de madeira.

A apresentação de soluções de pinturas industrial é uma responsabilidade dos profissionais técnicos que conhecem os produtos que podem ser utilizados em determinados ambientes e estruturas.

Sendo assim, é comum encontrar telhados devidamente pintados com tintas que reforçam a proteção da área interna, evitando o acúmulo de água de chuva, assim como as esquadrias internas protegidas sob o verniz quando são construídas a partir da madeira.

Máquinas industriais recebem acabamento

A identificação das máquinas industriais pode ser realizada de diferentes maneiras. A dedicação de um espaço exclusivo é uma possibilidade, com uma oficina apenas para as tarefas relacionadas, por exemplo, à usinagem de peças.

Conforme o espaço disponível, pode ser necessário identificar as máquinas por meio de cores. Para isso acontecer a superfície metálica é preparada com uma escova de aço para receber uma tinta especial, com capacidade de proteção de longa durabilidade.

As estruturas externas também recebem esse tipo de tratamento, principalmente, para suportar as alterações climáticas, como incidência solar e água de chuva.

O trabalho deve ser realizado por um empresa especializada, com mão de obra capacitada e conhecimento dos materiais que receberão o acabamento e o tipo de tinta utilizada.

O serviço é feito com uma escova aço furadeira, que funciona com um movimento circular por toda a superfície.

Com isso é possível, por meio de um trabalho bem feito, verificar a remoção de ferrugem, resíduos de solda, rebarbas e, em alguns casos, até mesmo tinta anterior.

A limpeza ajuda na aplicação de nova camada de tinta, reforçando a proteção de toda a superfície.

Material utilizado deve ser específico

Os equipamentos que são compostos por uma superfície de chapa de aço galvanizado ficam ainda mais protegidos. As estruturas formadas por esse tipo de material podem ser encontrados em coberturas para garagem ou mesmo galpão industrial.

A sobreposição de tinta sobre as estruturas metálicas reforça a proteção, mesmo os componentes metálicos possuindo uma característica de durabilidade comprovada.

Ainda assim, seguindo técnicas de identificação visual e mesmo para conforto térmico, as empresas especializadas em montagem industrial estão seguindo uma padronização nesse campo.

O uso de materiais apropriados para cada estrutura industrial demonstra planejamento desde o princípio. A manutenção preventiva é necessária, como em qualquer outra situação, e a corretiva é feita conforme o desgaste de peças ocorre de maneira natural e de acordo com o emprego constante no dia a dia.

Além da parte externa, os cuidados internos e que são invisíveis aos olhos, como o uso de conduíte corrugado para passagem de fios e cabos elétricos, devem ser reforçados para manter uma estrutura devidamente protegida e segura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *