Materiais para auxiliar uma indústria

Neste artigo, você vai entender por que a telha metálica, o isolamento térmico e o quadro de distribuição são três materiais que auxiliam muito uma indústria.

É preciso entender a importância de um ambiente agradável e seguro para todos os funcionários daquela empresa. Soluções inteligentes podem aumentar a produtividade e reduzir custos.

Sobre o telhado industrial

Telhado industrial costuma ser feito de metal, um material de custo baixo e que apresenta ótimo desempenho em construções.

Primeiramente, pode-se falar da vantagem de sua leveza, que não sobrecarrega a estrutura da construção. Depois, há a facilidade de instalação, que pode ser feita em apenas um dia.

No entanto, quando se trata da telha escolhida para uma indústria, há alguns fatores mais importantes a se considerar.

O telhado deve ser um aliado da infraestrutura do local, apresentando propriedades que promovam economia de energia, conforto para os trabalhadores e baixa manutenção.

Para garantir essas características, não importa qual seja o material escolhido para o telhado, faz-se o Isolamento térmico industrial.

Atualmente, o mercado oferece muitas opções para quem deseja realizar esse isolamento, o que é muito positivo, pois dá liberdade de escolha e é possível trabalhar com o material ideal para a sua aplicação.

Os materiais isolantes mais comuns são a lã de rocha, a lã de vidro, a fibra cerâmica, o silicato de cálcio, o poliestireno expandido e o poliuretano, tanto em construções residenciais quanto em indústrias.

Esses materiais podem ser aplicados em forma de painéis, como flocos, massa ou manta termica.

O uso da manta nos galpões e fábricas é comum, pois sua instalação é simples e ela apresenta uma durabilidade superior às demais opções.

Encontram-se mantas de lã de rocha, de lã de vidro e de fibra cerâmica, dentre outros materiais. Além de impedir a passagem do calor para o interior do prédio, as mantas servem como impermeabilizantes.

A impermeabilização de telhados evita infiltrações, mofo, ferrugem e torna a vida útil da estrutura da construção mais longa.

Como o telhado é alvo de chuvas e dos raios solares constantemente, acaba sendo difícil mantê-lo conservado.

O uso de mantas torna essa missão mais fácil.

Sobre a instalação elétrica

A instalação elétrica de uma indústria é complexa, pois há muitas máquinas funcionando ao mesmo tempo, dentre outros itens que precisam de energia elétrica, como a iluminação e o sistema de refrigeração do ambiente.

Por isso, o uso de um bom quadro de distribuição é indispensável.

Esse equipamento também é conhecido por painel elétrico ou painel de disjuntores, painel de fusíveis e a sua função é transformar uma alimentação elétrica em diversos circuitos subsidiárias.

Assim, ele consegue distribuir a energia entre as máquinas de modo a não sobrecarregar nenhuma, organizando a instalação.

Os termos “painel de disjuntores” e “painel de fusíveis”, porque cada circuito elétrico diferente precisa de um fusíveis e de um disjuntor para sim.

Desse modo, é possível saber quantos circuitos existem naquela instalação elétrica apenas contando essas peças.

Em sua totalidade, um quadro de distribuição é formado por:

  • Disjuntor geral;
  • Disjuntores;
  • Barramento neutro;
  • Barramento terra;
  • Barramentos de carro;
  • Proteção de policarbonato.

Quanto à Montagem de quadro de distribuição, ela geralmente é feita pelo fornecedor do qual se comprou o equipamento.

Antes de qualquer coisa, deve ser feito um projeto de instalação, avaliando a situação da fábrica e suas necessidades para que o quadro seja ideal.

A montagem deve ser cuidadosa, garantindo que há acessibilidade para todos os componentes do painel. Para facilitar a manutenção e uso rotineiro, deve-se colocar placas e etiquetas em todas as estruturas. Isso torna possível saber qual peça diz respeito a qual circuito.

Existe um conjunto de regras que deve ser seguido, definidas na NR 5410. Uma das exigências é que haja um espaço de reserva de acordo com a quantidade de circuitos efetivamente disponíveis.

Se esse cuidado não for tomado na montagem do painel elétrico, haverá irregularidade naquela instalação elétrica, o que pode gerar problemas para a empresa.

Por fim, o conselho é sempre procurar por fornecedores que também ofereçam o serviço de manutenção dos materiais comercializados.

Sobretudo para o quadro de distribuição, pois a manutenção será muito mais fácil de se fazer por alguém que tenha projetado aquela instalação.

Estar por dentro das novidades do mercado e conhecer as vantagens e desvantagens de cada opção é a chave para decisões corretas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *