Maquinários relacionados a energia de uma indústria

Numa indústria, onde dezenas de máquinas estão em constante funcionamento, é de suma importância que ali haja uma energia constante e de qualidade para abastecer todos os equipamentos e mantê-los em pleno desempenho.

É essencial que essa energia seja constante para que não ocorram pausas no processo de produção, essas que podem trazer enormes prejuízos para empresas, além de acarretar em prazos e possíveis danos aos produtos.

Pois bem, para manter a qualidade no fornecimento de energia, foram desenvolvidos alguns maquinários para desempenhar algumas funções relacionadas à energia, auxiliando assim, na estabilidade funcional dos diversos setores da indústria.

Transformador, inversor e mais alguns deles, com alta importância no funcionamento e desempenho da estrutura elétrica.

Neste texto, veremos mais sobre quais são os equipamentos que desempenham papéis relacionados ao fornecimento e gestão da energia, e como estes são importantes para o constante funcionamento industrial.

Continue com sua leitura e venha descobrir mais sobre o assunto.

Cubículo de média tensão

O denominado Cubículo de média tensão, ou então cabine elétrica, é um tipo de equipamento que tem como função armazenar os componentes disjuntores e sistemas eletrônicos de energia elétrica, estes com larga utilização nos meios industriais e também da construção civil.

Este equipamento também serve para abrigar os quadros distributivos, além de sua alta eficácia no quesito de isolamento, tendo o grau de proteção IP54

Em relação à sua confecção, o cubículo de média tensão tem como material cunconstituinte o aço galvanizado ou então a liga metálica e alto desempenho, ambos com boa durabilidade e resistência à choques, umidade e outros problemas relacionados, e além disso, comumente é revestido com pintura anticorrosiva.

Este equipamento trabalha com tensão nominal 400A e a de curta duração admissível de 16 kA. Sua tensão auxiliar para comando e aquecimento é de 115 Vca, tendo suporte para a entrada e saída de cabos. Entre outras vantagens e característica principais, podemos citar:

  • Sua instalação gera cerca de 30% de economia de energia;

  • Possui medidores de tensão;

  • Dispositivo de trava mecânica, com disjuntor e chave seccionadora;

  • Modelos em alvenaria e blindado.

Retrofit de máquinas

 Retrofit de máquinas é um específico termo que é utilizado no ramo da engenharia para se tratar da modernização de equipamentos que já são identificados como ultrapassados ou fora da norma vigente.

Um exemplo claro disso é a modificação de sistemas elétricos, eletrônicos, mecânicos ou hidráulicos, de máquinas como as injetoras, sopradoras ou de termoformagem.

Para a realização do mesmo, é necessário buscar mapear os pontos específicos e chaves para que a decisão de mudança seja coerente, optando por um tipo de retrofit total ou parcial, sendo que algumas vezes o único caminho viável é o descarte desses equipamentos.

Questões elétricas, de automação, relacionadas à robustez mecânicas ou o nível de conservação da estrutura hidráulica de determinado maquinário é o que se dá como ideal para realizar um bom mapeamento acerca de determinado item.

Dependendo do estado do equipamento, em relação ao conjunto de componentes, é possível se realizar um retrofit com um investimento modesto e baixo em relação ao valor total deste equipamento no mercado.

Nobreak inteligente

Quando falamos do Nobreak inteligente, estamos nos referindo a um importante equipamento de proteção para alguns outros maquinários e instalações.

Sua utilização se dá de maneira constante e essencial, principalmente naquelas áreas onde a paralisação das atividades podem render diversos prejuízos.

Equipamentos como Datacenters e servidores, necessitam de um funcionamento incessante para a realização de um bom serviço diário.

Deve-se saber que muitos equipamentos podem sofrer graves avarias e problemas ao serem submetidos a bruscas interrupções de energia, e nos aspectos do gerenciadores de dados, pode acontecer do corrompimento desses mesmo dados, gerando prejuízos imensuráveis.

Dado isso, o nobreak é uma ferramenta ideal para um bom funcionamento do ambiente de trabalho.

Basicamente, este equipamento não só estabiliza a rede elétrica, mas é capaz de interagir com o maquinário ou equipamento de maneira direta, da mesma maneira que o usuário pode realizar esse feito com o nobreak.

Com ele, se é possível o envio de sms, pelo sistema do computador, ou então salvar aplicações e documentos em casos de perda de energia e fim da sua bateria. Além disso, possui a função de poder realizar o shutdown de maneira segura dos específicos servidores.

A energia é um item de importância altíssima para o ambiente de trabalho e para o funcionamento das máquinas. Do inversor de frequencia ao nobreak, todos desempenham função fundamental na indústria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *