Maquinários simples para auxiliar na sua indústria

Diversos processos são extremamente distintos no ramo industrial, afinal, trata-se de um setor amplo, que envolve finalidades específicas.

Entre alguns dos procedimentos realizados, é possível citar a usinagem, uso de pontes rolantes e dobra de estruturas, que por mais que sejam divergentes, são essenciais para atender aos respectivos setores de utilização.

Principais aspectos da ponte rolante

A ponte rolante é amplamente utilizada na construção civil, entre outros setores, pois se trata de um equipamento aplicado para efetuar a elevação de cargas.

Esse equipamento é constituído pelos seguintes itens:

  • Ponte: estrutura base, onde a translação da ponte ocorre;
  • Cabeceira: onde estão situadas as todas que permitem a movimentação na ponte;
  • Viga: sustenta os trilhos onde as cabeceiras da ponte se locomover;
  • Caminho de rolamento: par de trilhos fixados na viga citada anteriormente;
  • Carro talha: se locomove na ponte e reúne os mecanismos de elevação;

Talha: está acoplada ao item anterior e é responsável pelo içamento da carga.

Essa estrutura pode ser uma plataforma que acondiciona a viga ou uma grua construída em uma determinada estrutura.

De qualquer forma, é preciso que seja instalada corretamente, uma vez que sua operação ocorre com cargas pesadas e de grande porte. Dessa maneira, a instalação incorreta pode ter graves consequências.

Para o que serve o centro de usinagem 5 eixos?

Ao falar do centro de usinagem 5 eixos, um dos atributos que mais se destaca se refere as diversas possibilidades que essa alternativa apresenta, já que o termo “5 eixos” corresponde ao número de direções que a ferramenta de corte por operar.

Basicamente, em um centro de usinagem como esse, a ferramenta se move de forma linear por meio de eixos Y, X e Z. Além disso, gira nos eixos A e B, tornando a direção de corte na peça ainda mais abrangente. As principais vantagens que o equipamento oferece são:

  • Operações com precisão superior;
  • Produtividade aprimorada;
  • Menos custos com dispositivos de fixação;
  • Possibilidade de usar ferramentas mais curtas e com cortes mais ágeis.

Por esse motivo, ao procurar por centro de usinagem 5 eixos preço, é preciso ter consciência de que se trata de um equipamento que pode proporcionar um custo/benefício considerável, principalmente ao levar em consideração as possibilidades de operação que oferece.

Afinal, dessa forma, custos com outros tipos de ferramentas que normalmente seriam necessárias, são evitados e a produção, no que diz respeito ao processo de corte, pode ser otimizada de acordo com os itens trabalhados.

Em o que consiste o barramento blindado?

barramento blindado consiste em barras de alumínio ou cobre, que possuem a funcionalidade de conduzir eletricidade, montadas no interior de um envoltório metálico aterrado.

As distinções de maior destaque entre os sistemas convencionais e as instalações efetuadas com barramentos blindados, estão relacionadas ao desempenho, dimensionamento e tempo de instalação.

Comumente a instalação do sistema de cabos apresenta descarte de materiais, porém, isso não ocorre nos barramentos blindados.

Além disso, essa é uma opção considerada mais segura devido ao invólucro metálico e de instalação mais ágil.

Ainda mais, o sistema de barramentos precisa de um número menor de condutores. Todavia, é preciso considerar que cada uma dessas alternativas reúne suas particularidades, ou seja, têm aplicações específicas.

Para escolher entre ambas, é preciso considerar diferentes questões, como os requisitos técnicos, o custo e a qualidade de todo o processo.

Por mais que o sistema de barramento seja considerado versátil, o uso mais conveniente corresponde a edificações que apresentam um maior consumo de energia.

Por esse motivo, são amplamente empregados na distribuição elétrica de máquinas presentes em galpões industriais.

O que é dobradeira de estribos?

Os estribos correspondem a estruturas retangulares, confeccionados com fios nervurados e amplamente usados na construção civil, em especial, para a constituição de colunas de ferro.

No processo de confecção, comumente para que tenha uma estrutura firme e que atenda sua funcionalidade, é necessário que dobras sejam realizadas, tanto negativas quanto positivas, é justamente nesse cenário a dobradeira de estribos despenca um importante papel.

Esse equipamento pode dar origem a itens com formatos e tamanhos diferentes. No entanto, independente da forma de operação, é indispensável que as peças disponham de qualidade e precisão.

Afinal, um item produzido de forma incorreta pode comprometer seriamente as construções ou qualquer aplicação.

É algo que se enquadra não apenas no caso da dobradeira, como em outros equipamentos anteriormente citados.

Por mais que sejam distintos, conforme pode ser notado, cada um desempenha um papel imprescindível para diferentes setores no ramo industrial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *