Itens e serviços presentes na indústria

Uma indústria é composta por inúmeros itens e serviços, todos para garantir que os processos e desempenhos industriais tenham um grande nível de qualidade.

Para conseguir esses níveis e ficar na frente dos concorrentes é preciso usar materiais e equipamentos de qualidade que vão desde a preocupação com a rede elétrica com o uso de nobreak industrial 10kva passando por torquímetros e serviços como a pintura industrial.

Assim, nesse texto abordaremos sobre alguns itens e serviços que permitem que o trabalho na indústria seja o mais qualitativo e eficiente possível.

Nobreak industrial

As instalações elétricas são essenciais dentro da indústrias, pois garantem que as máquinas sejam alimentadas de forma eficiente e correta.

No entanto, como toda instalação elétrica, pode ocorrer de haver picos e baixas de tensão, bem como interrupção da corrente o que pode causar problemas como a queima de equipamentos.

Nesse sentido o nobreak industrial é essencial e pode ser definido como uma fonte de alimentação ininterrupta. Assim como a empilhadeira eletrica usada é utilizada para transportar cargas e dar suporte a logística, os nobreaks dão suporte à todas as máquinas que dependem da alimentação elétrica.

O nobreak é uma fonte de energia externa composta por baterias, e o uso dessas baterias ocorre quando há interrupção da corrente.

Ao invés do equipamento desligar repentinamente ocasionando uma possível queima, as baterias asseguram que a máquina continue ligada, possibilitando assim que você encerre o procedimento sem que haja a queima do elemento.

Assim, o nobreak industrial tem um uso bastante requerido dentro das atividades fabris.

Empilhadeiras e paleteiras

A paleteira, conhecida também como porta-paletes é um equipamentos usado na indústria, principalmente, na parte de logística e movimentação de cargas. Possuem diversos modelos que podem ir do manual até a paleteira elétrica.

É composto por três rodas, que estão dispostas no meio do equipamento, abaixo da alavanca e duas no garfo, que é local em que se põe as cargas. Essa forma de organizar o equipamento permite sustentação.

São equipamentos simples e encontrado na maioria dos locais de descarregamento, podendo qualquer colaborador com o mínimo de treinamento operar a máquina.

As empilhadeiras por sua vez são elementos mais complexos que as paleteiras, e precisam de um operador especializado no equipamento. São usados para cargas mais pesadas, portanto, presente em galpões e indústrias de setores mais robustos.

Há diversos tipos de empilhadeiras como:,

  • Empilhadeira elétrica;
  • Empilhadeira à gás;
  • Empilhadeira à diesel;
  • Empilhadeira portuária.

Abaixo falaremos com mais detalhes sobre dois tipos de empilhadeira:

As empilhadeiras elétricas são encontradas em sua maioria no subtipo de empilhadeira frontal. Essas máquinas funcionam a bateria, são mais sustentáveis e econômicas.

A única atenção é o cuidado em usar em locais com pisos irregulares e ambientes úmidos que podem prejudicar a bateria.

As empilhadeiras à gás podem levantar cargas maiores que a elétrica, porém, emitem fumaça, por conta da queima do gás. São usados em larga escala na indústria dos alimentos.

Caso você irá usar a empilhadeira em algumas vezes só é aconselhável optar pelo aluguel de empilhadeira preço por hora do que fazer a compra do equipamento já que terá que se preocupar com manutenção, guarda e outros pontos.

Dressador de rebolo

Dentro da indústria existem muitos serviços para que seu desempenho seja mantido, e um dos mais importantes é a usinagem metálica. A usinagem é todo o tipo de metodologia usada para dar forma e acabamento à peças de máquinas e de outros setores da indústria.

Assim, um dos processos de usinagem mais conhecidos para a fabricação de peças é o torneamento, que consiste no uso de um torno para que a peça seja esculpida.

No entanto, para garantir que o material tenha um acabamento eficiente, que nem sempre é possível com o torno, é possível a utilização de outro dispositivo chamado de dressador diamantado para rebolo.

O dressador diamantado é responsável pela normalização da face do material que irá realizar o lixamento da peça. O dressador diamantado no processo de usinagem é usado no rebolo que é formado por dois materiais, com estrutura de alumínio com reforço metálica e a camada abrasiva, com uma liga diamantada.

As ferramentas usadas em conjunto com o dressador são o de diamante e o de bronze. Esse equipamento é encontrado no formato de bastão de pedra abrasiva ou então como uma estrutura metálica em que é fixado um rebolo de carbureto de silício.

Vimos então que uma indústria para assegurar seu desempenho tem que garantir o uso de diversos equipamentos e serviços, para que sua produção seja segura e bem feita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *