Instrumentos industriais de medição e calibragem

O controle de processos industriais envolve medição e correção, quando necessário, de vários parâmetros do procedimento.

Isso pode ser feito manualmente ou por meio de controles automatizados, porém, em ambos os casos, a medição dos parâmetros do processo exigirá o uso de equipamentos específicos.

Os instrumentos de medição são usados ​​na agricultura, na indústria automotiva ou na área médica, para medir temperaturas ou clima e muito mais.

Por meio da manutenção, também chamada de calibragem, é possível verificar os dados do aparelho e garantir que eles correspondam às leituras de um padrão específico. Caso apresente problemas, o dispositivo é então ajustado para atender às especificações exigidas.

O controle do processo tem tudo a ver com monitorar e verificar um determinado conjunto de variáveis ​, sendo as principais:

  • Temperatura;
  • Fluxo;
  • Nível;
  • Pressão.

Esses instrumentos podem variar dos mais simples, tais como réguas e cronômetros, até microscópios eletrônicos e aceleradores de partículas. Desse modo, garantem uma ampla gama de atuação nos mais variáveis segmentos.

Diferentes tipos de medidores

Tudo pode ser medido, de modo que os instrumentos de medição são vários e possuem a função de obter um dado preciso sobre um determinado objeto.

Um dos principais tipos de medidores é o medidor de vazão, que é um dispositivo usado para obter o volume ou a massa de um elemento.

Os medidores de vazão podem ainda ser chamados de indicador de fluxo, medidor de líquido, sensor de vazão, etc., dependendo do setor específico no qual serão utilizados.

O uso mais frequente de um medidor de vazão e a maior variedade deles se concentra na medição de gases e de líquidos em uma indústria. Melhorar a precisão e a resolução da medição de fluidos são os maiores benefícios desses equipamentos.

Além do medidor de vazão para gases ou líquidos, outro modelo bastante comum pode fornecer dados sobre a umidade de um local ou produto. A umidade é encontrada em quase toda parte, incluindo materiais considerados secos.

Os medidores de umidade são a classe de instrumentos que são capazes de fornecer dados sobre os vestígios de umidade em sólidos, gases e líquidos.

O controle da umidade é vital, pois o vapor de água acima de certos níveis pode levar a condensação, corrosão, mofo ou outros problemas, por isso, o medidor de umidade é um item indispensável da indústria.

O termômetro é outro tipo de medidor fundamental, responsável por fornecer dados relacionados à temperatura de máquinas ou de produtos. É conhecido por apresentar dados precisos, além de possibilitar a medição mesmo com movimentos ou em determinados distâncias.

Os manômetros são bastante utilizados e conhecidos na indústria, já que realizam a detecção de pressão em equipamentos pneumáticos, tal como os compressores de ar. Podem ser encontrados em versões digitais ou mecânicas, mas desempenham a mesma função.

Os instrumentos de medição são desenvolvidos para facilitar o controle de processos e de equipamentos, de modo que podem ser obtidos para auxiliar na rotina de uma indústria e de outros segmentos, precisando, para isso, que sejam submetidos à manutenção periódica para garantir seu funcionamento adequado.

Importância da calibragem de instrumentos de medição

A metrologia é a área especializada no estudo teórico e nas aplicações práticas relacionadas às medidas, para obter dados e permitir a execução de medições em diferentes áreas e segmentos.

O desenvolvimento de instrumentos específicos para os mais determinados fins só é possível por causa dos diversos estudos que a metrologia torna acessível. Além disso, a metrologia é dividida em três partes principais: a científica, a industrial e a legal.

A metrologia também indica que os equipamentos precisam passar por uma manutenção periódica, conhecida como calibragem.

A calibração dos instrumentos de medição tem dois objetivos principais: ela verifica a precisão do instrumento e inclui o reparo do dispositivo caso seja necessário.

Para isso, um relatório é fornecido pelo técnico especialista em calibração, que mostra o erro nas medições com o dispositivo de medição antes e depois do processo de manutenção.

A precisão de todos os dispositivos de medição se altera com o tempo e isso geralmente se dá por desgaste natural.

No entanto, alterações na precisão também podem ser causadas por choque elétrico ou mecânico ou por um ambiente industrial perigoso, que pode causar danos ao equipamento.

Por isso, a calibração é indispensável para manter o correto funcionamento de aparelho, melhorando a sua precisão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *