A indústria e seus diversos equipamentos

Quando o assunto é indústria, o número de equipamentos utilizados é extenso. Afinal, a produção não é a única preocupação.

É necessário pensar na refrigeração do maquinário, no sistema elétrico da fábrica, no controle de qualidade e muito mais.

Neste artigo, você vai conhecer alguns dispositivos de tamanho pequeno, mas de grande importância para diversas áreas industriais.

O que é um inversor de frequência?

 Existe um dispositivo chamado de inversor de frequencia usado em diferentes ramos da indústria. A sua função é controlar as rotações de um motor.

Ele pode inverter o sentido de giro de um eixo ou mudar a velocidade de um motor. Assim, são dispositivos utilizados para controlar ventiladores industriais, um dos usos clássicos, mas suas aplicações são incontáveis.

Há quem se valha do uso de um inversor para aumentar a vida útil de um produto. Isto é, geralmente, quando se liga uma máquina industrial, ela já começa a operar em sua potência máxima.

Essa passagem do desligado para a máxima potência acaba gerando um impacto que causa desgaste, diminuindo a durabilidade.

Com um inversor de frequência, consegue-se fazer a ligação gradualmente, o que não exige tanto esforço do motor.

Uma das maiores vantagens em se utilizar um Inversor de frequência schneider é a economia gerada por eles.

Esses aparelhos permitem que se diminua a potência de determinadas máquinas, quando elas são dispensáveis.

Assim, os gastos energéticos do maquinário diminuem muito. É muito inteligente adquirir esse dispositivo eletrônico quando se faz uso de um equipamento que não permite a regulagem de sua atividade, o que é comum na indústria.

Instrumentos de medição

Termômetro infravermelho apresenta muitas vantagens quando comparado ao tradicional termômetro de mercúrio.

Primeiro, ele pode ser usado a certa distância do objeto que se deseja medir a temperatura. Segundo, os dados por ele fornecidos são mais precisos. Terceiro, eles são de fácil manuseio e leitura.

Como o nome indica, esses dispositivos funcionam utilizando a luz infravermelha, que entra no espectro eletromagnético, composto por:

  • Microondas;
  • Ondas de rádio;
  • Luz infravermelha (IV);
  • Luz visível;
  • Luz ultravioleta (UV);
  • Raios gama;
  • Raios X.

Assim, é possível entender por que algumas pessoas consideram a luz ultravioleta o seu oposto.

Basicamente, os raios IV possuem comprimento de onda grande demais para ser visto e os UV possuem comprimento pequeno demais.

Como objetos quentes emitem a luz IV, ao detectar sua presença, detecta-se calor.

Utilizando esse mecanismo, o termometro digital apresenta os dados em um visor, de forma clara e simples, capaz de ser interpretada por qualquer um.

Assim, para o controle de qualidade de processos se pode encarregar alguém sem muito treinamento para tirar as medidas.

Para empresas que escolhem pela automação industrial, existem termômetros que ao invés de indicar os dados no visor, enviam as informações para o computador utilizado no chão de fábrica.

Quando se trata de uma zona de alta tensão (que não pode ser tocada, mas cuja temperatura precisa ser descoberta), esse instrumento é a única solução possível.

Da mesma forma, ele é necessário quando o nível de precisão necessária é alto.

Ainda se tratando de objetos que se valem de ondas para fornecer dados, o Sensor ultrassônico é de extrema importância para a indústria. Nesse caso, utiliza-se a alta frequência do som e não a luz.

Usado para medir distâncias e determinar a localização de granulados, pó ou até de fluidos, esses sensores são muito versáteis, podendo, até mesmo, indicar se um fio foi ou não rompido. Assim, o dispositivo pode ser usado para o controle de qualidade, tanto do produto quanto da linha produtiva.

Muitas pessoas optam pela compra desse sensor em específico por conta da sua multifuncionalidade.

Mesmo quando se quer saber apenas a altura e comprimento de determinado item, ele pode ser usado, com a vantagem da rapidez de resposta e do distanciamento permitido.

Algo em comum entre eles é que o sensor ultrassônico pode ser utilizado para identificar a presença de pessoas em um ambiente, o que também é possível para a luz infravermelha, através de um sensor óptico.

É a aplicação mais conhecido pelo público geral, por causa das luzes que acendem automaticamente.

Por fim, a dica é sempre cuidar da calibração e da manutenção desses dispositivos.

Sobretudo quando se fala de valores muito precisos, identificar algum problema é uma tarefa difícil e só pode ser feita por equipe especializada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *