Indústria alimentícia deve aplicar filtragem eficiente de água

Insípida, inodora e incolor. Estas qualidades da água devem estar presentes, quando aplicados em um linha de produção, em qualquer setor industrial.

A alteração, em qualquer um dos itens, antes da mistura com os produtos que estão sendo manufaturados, pode apresentar uma variação na qualidade do produto final, qualquer um que seja ele.

Na indústria alimentícia, qualquer alteração de sabor pode ser identificada por testadores, e se assim mesmo passar pela comissão, e chegar ao paladar do consumidor final, uma investigação deve ser aberta, para verificar onde está o erro, e reparar toda a receita, a começar pelo tratamento dado á água que compõe todo o sistema de fabricação.

Para entender a importância da água, dentro de todos os setores da indústria, como um todo, até mesmo o uso incorreto de água na fabricação das embalagens dos produtos pode alterar o sabor dos alimentos.

Os técnicos responsáveis pelo tratamento da água devem estar atentos, de forma constante e incisiva, tomando todos os cuidados necessários com a aplicação de sistemas hidráulicos que atendam de maneira satisfatória a passagem da água, desde a captação, até a implementação nos produtos, para qualquer tipo de ingrediente.

Até mesmo a água que é dispensada, após o uso, nos mais diferentes setores industriais, devem passar por uma estação de tratamento, para que possa retornar à natureza da forma mais pura possível, para não afetar a fauna e a flora que estão ao redor das instalações industriais.

As indústrias têm à disposição uma série de técnicas que podem ser utilizadas como um purificador de agua, que se adequam conforme a necessidade se apresenta.

Até mesmo os bebedouros, que são disponibilizados para os funcionários, devem ter um modelo de eficiência, para que sejam instalados em locais de fácil acesso, e que não sofram qualquer influência externa, por conta do ambiente onde está instalado.

Isto deve ser aplicado também aos filtros que ficam disponíveis na entrada e saídas das caixas d’água, que são distribuídas para o uso na lavagem de alimentos, e até mesmo na aplicação da manufatura dos produtos da linha de montagem.

O filtro de agua deve ter uma agenda de manutenção constante, com a limpeza da vela de cerâmica, conforme as instruções do fabricante.

Em casos mais específicos, a troca pode ser a melhor opção, dentro dos parâmetros de qualidade que a água é distribuída nas torneiras e nos purificadores de água para consumo humano.

Qualidade atende padrão internacional

A abertura de mercado fez com que as indústrias sigam padrões internacionais de qualidade. Neste quesito, empresas encontraram no uso de aparelhos de osmose, para o tratamento adequado de águas com alto teor de solução salina.

Utilizando uma tubulação em formato de U, retendo os sais minerais da água, assim como as bactérias presentes, atendendo de forma eficiente o controle microbiológico, conforme os padrões impostos pelo mercado interno e o mercado externo.

Por ser um processo que pode ser aplicado nos mais diferentes setores da indústria, a instalação de um projeto de osmose reversa preço dependerá do tamanho da estação de tratamento que será aplicado.

A valorização da empresa, junto ao mercado consumidor, será proporcional ao investimento em todos os setores de qualidade, que são inspecionados por equipes de vigilância sanitária externas, e por funcionários da própria empresa, que ficam com a responsabilidade de verificar toda a matéria prima, tendo o padrão internacional como escala.

Dentro do investimento aplicado, o uso de membrana de osmose reversa pode ser utilizado até mesmo para a dessalinização de água do mar, a até mesmo águas salobras, que foram dispensadas e separadas, para o tratamento de água.

Até mesmo a recuperação de efluentes em torno das indústrias são percebidas, quando este tipo de tratamento é aplicado nos parques industriais. Este tipo de equipamento tem diversas vantagens, tendo como destaque:

  • Operação continuada, sem a necessidade de limpeza diária;
  • Mão de obra específica, para acompanhamento constante;
  • Baixo consumo de agentes químicos no tratamento;
  • Água de reuso com qualidade alta.

Equipamento oferece controle de qualidade

O uso de equipamentos que proporcionam o acompanhamento da deterioração dos produtos, para realização de testes, deve fazer parte da indústria alimentícia, para verificar o tempo de validade, conforme a combinação de elementos, dentro de uma receita, com vários ingredientes.

A presença de uma câmara climática com controle de umidade relativa e temperatura, em um laboratório totalmente equipado, ajuda no acompanhamento deste tipo de experiência, atendendo de forma perfeita, todos as demandas de qualidade exigidas pelo mercado externo, e também o mercado interno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *