Importância e das variadas utilizações das válvulas

A indústria é um importante segmento que oferece diversas vagas de emprego e produz diversos tipos de serviços que são importantes para movimentar a economia do país.

Mas, para a indústria, em seus diversos segmentos, funcionar é necessário aliar diversos processos. Um deles, refere-se ao encaixe das variadas válvulas.

As válvulas são utilizadas em aparelhos diversos e de forma específica a depender de cada máquina e seguimento industrial.

Por conta da importância e das variadas utilizações das válvulas, esse artigo irá abordar sobre ele. Não deixe de conferir os detalhes!

Você já ouviu falar em válvula de guilhotina e direcional?

A válvula guilhotina é utilizada em sistemas hidráulicos que trabalham com fluidos e líquidos, de modo específico, os pastosos, ou em massas.

Essa válvula atua no bloqueio e no controle das linhas desses fluidos. Esse líquido pode passar por um movimento em alguns carretéis de borracha e por isso ocorre uma vedação de forma constante.

Outro tipo de válvula bastante relevante é a válvula direcional hidráulica. Esse tipo de peça é utilizada em vários locais dentro da indústria com o objetivo de orientar como o fluido deve seguir pelo sistema.

Esse tipo de válvula merece um destaque pelas suas características. Confira:

  • Fabricada em alta tecnologia;
  • É muito eficiente;
  • Oferece alto desempenho;
  • Realizada em normas técnicas da ISO 9000;
  • Possui um preço competitivo;
  • É considerado um excelente investimento.

Além disso, essa válvula é fabricada seguindo altas normas de segurança, sendo considerada bastante inovadora. Além disso, essa válvula ainda oferece bastante resistência e ainda possui elevada durabilidade. Sua vida útil também é bastante elevada.

Os sistemas pneumáticos

Esse sistema trabalha com o deslocamento dos gases. As válvulas pneumáticas atuam nesse circuito e objetivam controlar o fluxo do ar comprimido.

Esse ar também consegue ser manipulado, no sentido da sua pressão, vazão do ar, dentre outros aspectos. Existem vários tipos de válvulas que atuam dentro do sistema pneumático.

Podemos destacar o controle direcional dos gases, a regulação da pressão, a válvula direcional, a que regula o fluxo ou até mesmo que fica no bloqueio do ar comprimido.

Válvulas de segurança: proteção para máquinas e seu negócio

Em um sistema de produção, é de extrema importância atuar na segurança dos procedimentos. Uma dessas válvulas é a válvula de segurança e alívio.

Esse tipo de válvula é feita atendendo requisitos de segurança dentro dos processos de instalação industrial. A válvula de segurança e alivio é indicada para fluidos que são considerados como viscosos.

As conexões presentes nesse sistema é utilizado para entrada e saída de gases, proteção de equipamentos, instalações relacionadas à pressão, vapor, água e até mesmo, produtos químicos.

Além disso, esse tipo de válvula é indicado para o alivio de diâmetros e atuam nos componentes internos da peça. Com isso, as possibilidades de ocorrer uma falha são muito menores.

Ainda, esse tipo de válvula atua em diversas funcionalidades como temperatura da operação, vazão, o fluído e até mesmo uma pressão para ocorrer o ajuste.

Para utilizar essa válvula é importante que sua instalação seja feita de forma segura, por meio de profissionais que sejam qualificados para a realização desse serviço.

Outro tipo de válvula bastante interessante é a válvula auto operada, que tem como objetivo garantir que os procedimentos e processos estejam dentro das regras de segurança e normas técnicas.

Ela é indicada para locais onde existem estações de bombeamento, em troca de calor, em locais que geram vapor, instalações e refinarias químicas e até mesmo em petroquímicas. Esse tipo de válvula é indicada para o uso com vapor, fluídos e águas.

Por fim, outro tipo é a valvula de segurança caldeira. A caldeira é utilizada em sistemas que envolvem altas temperaturas. Ela é utilizada para proteger as peças, evitando pressões dentro do sistema.

Essa válvula libera um fluido dentro da peça para redução do calor. O calor em excesso pode afetar a pena, danificando-a.

Além disso, esse tipo da válvula atua de forma automática, otimizando ainda mais os processos dentro da indústria. A pressão pode atuar sobre o vapor e por isso a válvula de segurança de caldeira pode dispensar fluidos que não são necessários, sem nem utilizar a energia elétrica.

Como o sistema não pode ser manipulado, é importante que as normas sejam seguidas e ainda, que a válvula passe por ajustes técnicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *