Importância e aplicação dos compressores e válvulas industriais

Responsável por toda a produção dentro da sociedade, as indústrias fazem os processos produtivos serem mais rápidos, eficientes e seguros, além de uma produção em massa assegurando que todos os setores e demandas sejam atendidas com prontidão.

Assim as indústrias possuem uma vasta área de atuação indo desde a agropecuária até o setor automobilístico.

Atendendo os pilares essenciais para uma população o setor industrial atual é composto por muitas máquinas, equipamentos e acessórios automatizados, ou seja, que funcionam automaticamente por meio de softwares e sistemas programados.

Com a aplicação correta e elevada da tecnologia há muitas peças que são essenciais para muitos setores industriais. Saber quais são suas aplicações e benefícios transformam as rotinas produtivas e elevam a qualidade dos produtos.

Compressores de ar

Os compressores de ar são ferramentas muito importantes dentro do setor industrial, tanto para a parte responsável pela sua produção e comercialização quanto aos seus usuários industriais ou não.

Utilizados nos mais variados ambientes esse objeto é comum a:

  • Construção civil;
  • Automobilística;
  • Produção de equipamentos agrícolas;
  • Pintura.

O compressor de ar comprimido é uma ferramenta que transforma energia mecânica em energia pneumática, ou seja, a ferramenta produz ar comprimido gerando uma fonte de ar contínua que auxilia nos equipamentos pneumáticos.

Assim, eles são usados me todos os setores de manutenção e produção fabril, bem como para o acionamento de máquinas em todos os setores produtivos e de prestação de serviço, inclusive para uso doméstico.

O compresso de ar pequeno tem a vantagem de ser mais fácil de manusear, armazenar e utilizar durante as rotinas do dia a dia.

Esse modelo é muito presente em funilarias e oficinas mecânicas para os processos de pintura. Mas, há modelos que são menores e utilizados em atividades domésticas e também em consultórios odontológicos.

Os modelos de compressores utilizados para pintura também apresentam variações entre si, pois há os modelos profissionais e os comuns.

Para as empresas e indústria o mais indicado é o compressor pequeno para pintura modelo industrial, já para uso doméstico o modelo comum atende com qualidade e eficiência.

Por ser um equipamento muito versátil e útil a muitos processos o preço do compressor de ar pequeno, médio ou grande varia muito, isso porque cada uso tem suas especificações e características que influenciam diretamente do valor do produto.

Entretanto, o tamanho deles também agrega ao preço de compressor pequeno, médio ou grande, por isso as versões menores são mais econômicas.

Acopladores flexíveis

Os acopladores flexíveis são aparelhos mecânicos que permitem a conexão ajustável entre tubos e sistemas maquinários dentro da indústria.

A sua composição é feita por dois flanges (discos usados para fixação dos eixos), um cubo onde o eixo é encaixado e por peças de fixação como parafusos e pinos que fazem a ligação dos flanges.

O acoplador flexivel é utilizado para:

  • Minimizar vibrações;
  • Compensar desalinhamentos;
  • Absorver choques e impactos;
  • Transmitir torques e movimentos.

Disponíveis no mercado em diversos modelos, esse equipamento está presente nas indústrias de mineração, alimentação, petróleo, gás, siderúrgica e metalúrgica, sendo versáteis e essenciais para o fluxo de produções seguras e elevadas.

Válvulas de esfera

As válvulas são dispositivos utilizados para controlar os fluxos, pressão e velocidade dos fluidos utilizados em máquinas e sistemas certificando que eles possam operar com segurança e qualidade.

Conhecidas como reguladores ou registros, as válvulas, assim como demais peças e aparelhos passaram pro processo de aprimoramento resultando em mais versões e modelos com capacidade técnicas e aplicações distintas.

A válvula de esfera monobloco latão forjado é classificada como uma válvula rotativa, permitindo o controle de duas funções: a interrupção e a vazão do fluído.

Com nome proveniente do formato do seu obturador, esse modelo é muito utilizado em sistemas que utilizam reagentes químicos, devido a sua elevada pressão e temperatura.

Dessa forma estão presente em:

  • Sistemas de tratamento de água;
  • Redes de condução de óleo, gases e combustíveis;
  • Instalações para produção de borracha, papel e celulose;
  • Indústrias farmacêuticas;
  • Indústrias alimentícias.

Com a diversidade de modelos disponíveis, as empresas responsáveis pela produção dessa peça oferecem o serviço de consultoria e atendimento personalizado para indicar qual o modelo mais indicado de válvula monobloco para cada cliente, necessidade e situação.

Com isso é possível ter sistemas completos, seguros e eficientes dentro e fora das indústrias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *