Importância da revolução tecnológica no setor industrial

A indústria brasileira e as outras espalhadas pelo mundo têm vivenciado um grande processo de evolução tecnológica. Desde o final do século XVIII, a indústria tem se expandido, modificado, aprimorado os processos, estando cada vez mais moderna e tecnológica.

Com seus materiais e processos produtivos incorporando de forma constante a tecnologia, os riscos dentro do local de trabalho estão reduzindo e os processos estão cada vez mais qualificados.

Por conta da importância que a indústria tem, no aspecto da produção de variados produtos e tipos de serviços, esse artigo falará sobre a importância da revolução tecnológica no setor e como essa inovação acontece na prática.

Se você ficou curioso para descobrir mais detalhes, confira no artigo abaixo.

Indústria inteligente: saiba mais sobre a revolução 4.0

A indústria 4.0 ou revolução industrial 4.0, refere-se aos variados processos tecnológicos que vêm ocorrendo dentro da indústria. Ao se falar sobre esse termo, é importante agregar diversos conceitos e benefícios ao processo como um todo.

Uma das principais características desse novo modelo de indústria é incorporar a internet, é a forma de armazenar os dados, é automatizar os processos, disponibilizar e monitorar arquivos em rede, é traçar estratégias baseadas em mensuração de dados para a indústria, é gerenciar crises, dentre outros aspectos.

Ou seja, a computação está amplamente ligada a esse novo processo, que visa ser muito mais assertivo, com monitoria por precisão e decisões mais assertivas quanto ao investimento.

Além disso, tanto o tempo como o investimento podem ser otimizados e o produto fica mais valorizado financeiramente no mercado por conta de ter mais qualidade.

Os processos produtivos ficam mais ágeis, só que sem perder a qualidade. Reuniões importantes podem ser convocadas pelos líderes em diversos locais do mundo, sem necessitar da presença física, além de conseguir resolver alguns problemas e impasses de forma mais rápida.

Outra grande inovação nesse tipo de revolução tecnológica é a capacidade de ter menos desperdícios e ainda, a habilidade de trazer precisão dos procedimentos.

Automação industrial: agilidade e precisão para a indústria

O sistema da empresa consegue ser gerenciado de forma mais rápida e simples e um dos motivos dessa atuação refere-se ao processo de automação industrial, que é cada vez mais presente dentro das indústrias.

Por meio desse processo, é muito mais fácil realizar ações que antes poderiam ser difíceis por pessoas, como o carregamento de cargas elevadas, lidar com altas temperaturas ou realizar cortes de precisão.

Por isso, as empresas que apostam em empresas de automação industrial são beneficiadas por:

  • Aumentar sua produção;
  • Reduzir perdas;
  • Reduzir os acidentes de trabalho;
  • Criar novos ambientes tecnológicos;
  • Programar as máquinas;
  • Planejar com assertividade;
  • Adotar medidas de segurança mais eficiente;
  • Obter técnicas de gerenciamento de forma mais facilitada.

Ou seja, por meio dessa ação é possível cuidar tanto da imagem da empresa e apostar em seu crescimento diante do mercado e da concorrência, e ainda cuidar do seu público interno, preservando a integridade dos funcionários.

Vale ressaltar que o processo de automação consiste na robotização das máquinas e é controlado tecnologicamente.

Além disso, esse sistema integra vários outros, que são controlados e programados por meio de softwares de tecnologia e inovação. Um deles, refere-se ao sistema de execução de manufatura.

Esse sistema é utilizado no controle e monitoria de etapas do processo produtivo, que por meio de um software verifica se as ações solicitadas foram cumpridas de forma correta.

Esse sistema permite uma monitoria em tempo real e atua no processo de gestão e de tomada de decisão.

Além disso, por meio desse sistema é possível reduzir o tempo de produção e os custos tanto com mão de obra como com treinamento. Além disso, o produto é apresentado com maior qualidade e os recursos conseguem ser otimizados.

Sistemas elétricos industriais: o que você precisa saber?

Já que o assunto é sobre tecnologia e inovação, vale a pena destacar um dos principais processos. O sistema elétrico é um dos mais importantes e necessários dentro da indústria, pois somente através dele que é possível realizar as ações que citamos acima.

Esse sistema é composto por vários materiais, incluindo a cabine primária de energia. Por meio desse material, é possível ter uma entrada que conecta a energia elétrica com o restante do sistema de distribuição.

Esse sistema vai atuar tanto em baixa como em alta tensão, a depender do que for melhor e necessário à empresa. Para sua instalação é necessário realizar um projeto de cabine e um planejamento assertivo de sua instalação.

Outro elemento bastante interessante é o gerador, que é acionado no caso de uma falha elétrica, não interrompendo o sistema de distribuição.

Mas, ele também precisa de manutenção e revisão e o conserto de gerador de energia, é um importante aspecto para manter os equipamentos melhores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *