Importância da automação para as indústrias

Com o passar do tempo, as indústrias vêm se tornando cada vez mais essenciais para o desenvolvimento de qualquer cidade, estado ou país, principalmente por serem um importante espaço para a produtividade e, consequentemente, um relevante modelador econômico.

A evolução das indústrias, que consolida o potencial econômico e produtivo desse setor, se dá principalmente pelo avanço de tecnologias que são aplicadas constantemente nas fábricas.

A aplicação de novas ideias, conceitos, técnicas e instrumentos modernos é um caminho natural do aprimoramento e da maior utilização de estratégias de automação industrial, que é um campo de estudo voltado principalmente a levar às indústrias ferramentas inovadoras que otimizam a linha de produção.

Nesse texto falaremos dessas ideias, como elas podem ser aplicadas nas indústrias e abordaremos, ainda, diversos itens e instrumentos que, atualmente, são imprescindíveis para uma produção potencializada.

Benefícios das aplicações da automação industrial

De acordo com o avanço das técnicas de automação industrial, novas possibilidades vão surgindo e sendo implementadas nos espaços industriais.

Isso nada mais é do que uma adaptação ao mundo em que nos encontramos. As atividades que realizamos no nosso dia se tornaram cada vez mais aceleradas e, consequentemente, as indústrias que têm que atender a uma demanda mercadológica também estão inseridas nesses fatores.

Mas, isso não necessariamente é uma coisa problemática para o setor industrial, já que o uso de ferramentas modernas, com aparatos baseados em interações computadorizadas, aplicados em diversas áreas e setores fabris, é benéfico paras as indústrias em diversos aspectos, tais como:

  • Maior segurança para os trabalhadores;
  • Proteção para o ambiente;
  • Proteção para o maquinário;
  • Menor interação humano-máquina;
  • Processos automatizados;
  • Maior produção em menos tempo;
  • Garantia de resultados.

Operações computadorizadas

Como mencionado, a automação industrial possibilitou para as indústrias uma série de ferramentas que tornaram os processos mais automatizados, ou seja, esses processos fluem de maneira mais controlada e em série, já que o sistema de comando é feito por dispositivos eletrônicos inteligentes, por meio da combinação de softwares e hardwares.

Dessa forma, os trabalhos realizados nas indústrias se tornam menos suscetíveis às falhas, uma vez que os comandos computadorizados são mais lógicos e mais assertivos do que propriamente o controle executado pela ação humana, ou seja, uma máquina desenvolvida com esses conceitos pode realizar processos de produção seguidamente, sem alteração no seus comandos, resultando em uma produção certeira e eficaz.

Como essas ferramentas são comandadas eletronicamente, é necessário um aparato que possibilita que os comandos sejam direcionados. Esse aparato é, principalmente, formado por um Teclado de membrana.

Mas o que é isso? Bom, esse equipamento, moldado por membrana de teclado, tem função semelhante a um teclado comum de computador, ou seja, os comandos são proporcionados pela digitação de teclas do teclado.

A diferença principal está na sua aparência, ou então no modo de contato que as pessoas tem com o equipamento. Para digitar algo nesse tipo de teclado, você basicamente não sente o contato da sua mão com as teclas, muito por conta da sua superfície lisa e plana.

Equipamentos e sistemas

Atualmente, diversos equipamentos essenciais para a indústria são possíveis e foram ampliados por conta dos processos de modernização nas tecnologias industriais. Sistemas de soldagem, por exemplo, aumentaram o leque de possibilidades de aplicações nas indústrias.

O processo de soldagem pode ser usado tanto para a fabricação de materiais, como para a realização de manutenções em equipamentos e peças produzidas.

Esse procedimento é muito usado nos trabalhos com metais, como alumínio, zinco, cobre, entre outros, principalmente quando o componente de soldagem é formado por estanho para solda.

A solda estanho é uma solda como qualquer outra, mas os seus principais componentes são moldados a base de estanho e cobre, além de outros elementos químicos.

O uso desses elementos é efetivo na realização dos processos de soldagem, em diversos trabalhos como em sistemas elétricos, hidráulicos, sistemas automotivos, entre outros.

Por fim, é essencial falar sobre um sistema que se tornou bastante efetivo e muito mais importante após a utilização  da automação industrial, o sistema pneumático.

Esse modelo de trabalho é constituído à base de dispositivos que utilizam ar comprimido para a realização dos processos. Muitas máquinas industriais são beneficiadas por execuções com ar comprimido, como motores industriais.

A composição de um sistema pneumático é feita principalmente por compressores de ar, que são equipamentos que realizam o processo de compressão do ar ambiente e o transformam em ar comprimido com a ajuda de dispositivos internos e, também, da Mangueira para compressor de ar, que é a ferramenta que conecta o compressor até o seu objeto de encontro, que pode ser, por exemplo, um dos modelos de motores industriais citados anteriormente.

A mangueira para compressor é imprescindível para a composição do sistema pneumático, já que é através dela que o ar comprimido é liberado do compressor e chega até as ferramentas abastecidas.