Imóvel industrial deve refletir praticidade e segurança

A segurança patrimonial de uma indústria engloba a proteção quanto ao imóvel, como um todo, onde estão presentes todas as máquinas e ferramentas que permitem a produção de diferentes produtos que são despejados no mercado consumidor.

Não menos importante, está a segurança dos colaboradores, profissionais que atuam nos mais diferentes setores operando máquinas com alta temperatura e outras especificações que podem trazer riscos.

Proporcionada pelo funcionamento constante dessa estrutura, é essencial ter um abastecimento do sistema elétrico, que se não for projetado de maneira adequada, pode causar acidentes e, até mesmo, incêndios de grandes proporções.

Dessa forma, é de suma importância que todo o sistema elétrico de uma fábrica ou indústria seja projetado para fornecer a máxima eficiência, mas também contenha prevenção contra qualquer tipo de falha, evitando perdas irreparáveis.

Para garantir a segurança, profissionais dedicados

O projeto de um ambiente industrial deve ser acompanhado por diferentes profissionais, pois em cada etapa é preciso um conhecimento específico em uma área.

Durante toda a implementação, operações dependem de mão de obra capacitada, com serviços que são de competência exclusiva de um profissional ou uma equipe preparada com técnicas, máquinas, veículos e ferramentas.

A instalação de peças industriais em um galpão personalizado vai depender da organização que será aplicada no local.

A administração deve ficar sob a responsabilidade de uma equipe técnica preparada para atender às normas regulamentadoras de segurança, incluindo diversos processos que estão presentes nas leis trabalhistas para proteger os trabalhadores que irão atuar na planta fabril.

O fornecimento de energia é uma etapa importante de todo um projeto.

Isso porque o abastecimento deve ser eficiente em todos os setores, inclusive quanto ao uso de máquinas potentes para a transformação de matéria-prima, nas linhas de montagem, na iluminação de todos os ambientes e em equipamentos mais sensíveis, como computadores e periféricos que fazem parte da automatização industrial.

A sustentação de cabos de transmissão de dados e fios elétricos podem ser adaptados de maneira eficiente, utilizando a eletrocalha plástica por toda a extensão de um galpão industrial.

Esse é um método muito prático e seguro, que vem sendo empregado nos mais diferentes projetos arquitetônicos, celebrados por muitos profissionais do setor de engenharia elétrica.

Com funções específicas, o encaminhamento dos fios e cabos elétricos é realizado de forma mais organizada, evitando qualquer tipo de acesso inadequado, facilitando:

  • Reparos necessários;
  • Inspeções para garantir a segurança patrimonial;
  • Manutenções preventivas e corretivas;
  • Instalação de novos pontos de luz, interruptores e tomadas.

O mercado oferece diversos modelos e formatos de eletrocalhas, que podem ser lisas ou perfuradas, fechadas ou abertas, e que devem ser instaladas conforme a necessidade, com acompanhamento de um profissional capacitado.

Equipamentos abastecidos por outro tipo de energia

A energia elétrica não é a única que está presente em um ambiente como uma fábrica ou indústria. O queimador a gás industrial é um elemento muito importante para setores que necessitam de uma potência energética exorbitante, que apenas a eletricidade não é suficiente.

Esse tipo de equipamento tem diversas possibilidades de uso, que podem ser empregados em fornos industriais, auxílio para produção de cerâmica, estufas de grande capacidade e climatização de grandes espaços.

A aplicação deste tipo de equipamento se reflete em maquinários que possuem funções específicas, trabalhando com segurança voltada para os colaboradores e todo o ambiente de trabalho.

Instalado em um lugar específico, como fornalhas, fornos, secadores ou câmara de combustão, o queimador industrial foi desenvolvido para processar diferentes opções de queima de combustível, como gás natural, propano, butanos e óleos combustíveis de origem fóssil.

Entre todos estes, o gás natural está presente na maioria dos equipamentos industriais por não emitir poluição residual, além de ter em toda a composição filtros que diminuem e, em alguns casos até, anulam a emissão de poluição no meio ambiente.

Detalhes importantes que passam despercebidos

Dentro das montagens industriais, alguns detalhes parecem não ter importância, como o uso de anel de bloqueio para a vedação de pontas de roscas em máquinas injetoras.

Esse tipo de elemento, tão simples mas tão importante para o todo, evita que a pressão aplicada nos equipamentos não sejam perdidas, melhorando a capacidade da linha de produção.

Para garantir toda eficiência e praticidade dentro do setor industrial, é muito importante que todos os equipamentos sejam montados e instalados de maneira correta e com segurança, inclusive o anel de bloqueio frb.

A manutenção preventiva deve fazer parte da rotina de equipes especializadas, com atenção a todo o funcionamento, evitando qualquer tipo de vazamento ou outros problemas que, se não forem detectados e anulados, podem causar sérios problemas. Prevenção é a palavra-chave para este tipo de ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *