Ímã: origem e as mais variadas utilidades

O ímã é um composto natural feito de minério de ferro (óxido de ferro). Este tipo de ferro magnético é denominado magnetita. Os ímãs naturais, são aqueles que adquirem propriedade magnética em contato com um ímã natural.

A história de origem do ímã, possui muitas versões. Algumas contam que começou com um pequeno pastor de ovelhas que, enquanto pastoreava suas ovelhas na região do Monte Ida, a ponta de sua lança, que era de ferro, foi fortemente atraído por uma pedra que estava próxima a ele.

Oficialmente a história conta que o engenheiro militar francês Pierre Maricout, descreveu aos seus amigos, através de cartas, experiências relacionadas ao magnetismo, descobertas por ele. Inclusive, Pierre denominou os polos norte e sul, baseados nas extremidades de uma bússola.

Seja qual for a origem, esse componente tem grande importância e utilização na indústria e também no marketing. Ou, quem foi que nunca ganhou um ímã de geladeira com a propaganda da padaria, loja de ferragens ou distribuidora de água?!

Essa é uma forma de marketing muito barata, comum e eficiente. Sempre preso nas portas das geladeiras nas casas, o imã realiza uma propaganda constante de sua empresa dentro da casa de seu cliente.

Uma oportunidade reconhecida desse tipo de propaganda, é colocar calendários no ímã, pois ao agregar essa utilidade à peça, ela ficará exposta durante um ano inteiro na casa ou comércio do seu cliente, pois terá dupla utilidade: as informações do seu comércio e o calendário que servirá de consulta durante todo o ano.

Ou seja: todas as vezes que o cliente precisar de um serviço ou produto que você ofereça, você será o primeiro ao qual ele se lembrará.

Se você prestar um bom serviço e oferecer preços justos, ele, com certeza voltará sempre, pois enxergará no seu negócio transparência e uma vantagem para ele.

Vejamos outros tipos de ímã e sua composição:

  • Ímã natural;

  • Ímã artificial;

  • Ímã permanente;

  • Ímã de neodímio-ferro-boro.

Ímã natural

Como já conceituado anteriormente, esse modelo é um composto natural de minério de ferro denominado magnetita.

Ímã artificial

É um corpo material ferromagnético que é submetido a um campo de força magnético, por fricção ou correntes elétricas.

Ímã permanente

É feito de ferro com alto teor de carbono para que seu poder magnético seja constante. Porém quando submetido a altas temperaturas, perde sua capacidade de magnetismo temporariamente, retornando quando a peça resfria.

Ímã de neodímio

Também conhecido como ímã de neodímio-ferro-boro ou super imã neodímio, é a combinação dos compostos neodímio, ferro e boro, compostos imanes muito fortes, porém, como o Ímã permanente, ele também perde sua capacidade de magnetismo a altas temperaturas.

Existem muitas empresas de fabricação e comercialização desse tipo de ímã. Elas também estão presentes no meio virtual, utilizando os sites para divulgação do produto.

Para sanar a dúvida sobre o imã de neodimio onde comprar, basta acessar a internet e verificar os mais variados modelos, tamanhos e capacidades e verificar qual deles se encaixa no perfil do produto que você precisa para atender a sua demanda especificamente.

Vale entrar em contato com o fabricante e expor sua dúvida para que os consultores da empresa possam te ajudar a escolher o melhor tipo de magneto para o seu projeto.

Utilização na indústria

O ímã permanente, amplamente utilizados na indústria da construção, em ferramentas magnéticas de levantamento e separação, como: guindastes eletromagnéticos, usados por exemplo, para fazer separação de materiais recicláveis ferromagnéticos. Além da franca utilização na indústria automotiva e agrícola.

Também é muito utilizado para a produção de ferramentas para a área da saúde, motores elétricos, e usado na área de produção das telecomunicações

Uma chapa de aço, seja pra corte e dobra de aço, ou para outras utilidades, dependendo de sua composição pode ser magnética. Se for austeníticos e, em sua composição química encontrar-se cromo e níquel, em estado sólido, a chapa será magnética.

Os que possuem somente cromo em sua composição, são originalmente magnéticos.

Utilização no dia a dia

Do imã de geladeira à indústria de automóveis, passando pela indústria de ferramentas para a área da saúde, o ímã desde sua descoberta, tem proporcionado evoluções tecnológicas importantes.

O ímã, tem inúmeras aplicações no dia a dia. Muitas costureiras, por exemplo, utilizam-no para manter todos os alfinetes e agulhas juntos.

Isso é uma grande medida de segurança para quem trabalha com estes serviços, pois um alfinete solto pode ferir alguém. São muitas as possibilidades de uso, basta encontrar a forma que melhor responda a sua necessidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *