Funcionalidade de máquinas industriais

Uma indústria é um complexo de máquinas e operações que envolvem peças, esteiras, sistemas elétricos e outros elementos.

Toda essa gama de equipamentos permitem que as operações sejam eficientes e agradáveis, permitindo que os produtos tenham muita qualidade.

Mas, para que todo esse complexo sistemas de máquinas e processos funcionem, a indústria tem uma gama variada de peças manitou e terex que ajudam no desenvolvimento das esteiras, dos misturadores e outros sistemas.

Por ter uma grande variedade de peças, as indústrias tem criado novas tecnologias, que permitem novas máquinas.

Nesse texto poderemos entender quais são as principais máquinas que operam dentro de uma indústria e também o que é preciso para permitir que elas tornem o ambiente produtivo mais eficiente.

Equipamentos e máquinas industriais

Cada indústria tem equipamentos específicos, um exemplo disso é a betoneira, usada na indústria da construção civil, muitos outros lugares usam equipamentos iguais, mas com formas de uso e de funções diferenciadas.

Porém, se formos para outros tipos de indústrias, veremos outras máquinas importantes. Uma delas são as chamadas empilhadeiras.

As empilhadeiras são equipamentos muito importantes para o transporte de cargas, principalmente em sua movimentação. Assim, auxiliam em diversos processos como:

  • Carga;
  • Descarga;
  • Armazenamento;
  • Transporte.

Porém, por possuir essas diversas funções existem variados tipos de empilhadeiras. Mas antes, temos de entender que essas empilhadeiras, possuem peças terex para o seu pleno funcionamento.

As empilhadeiras elétricas

As empilhadeiras elétricas são aquelas que funcionam por meio da energia elétrica que vem de uma bateria. Essas empilhadeiras não podem ser usadas em locais úmidos ou que não tenham proteção contra a água, pois pode danificar a bateria. A empilhadeira elétrica é bem silenciosa em funcionamento.

Há algumas empilhadeiras que são usadas apenas para que o carregamento dos chamados paletes no nível do solo, sendo chamado de transpaleteiras. Mas, a maioria das empilhadeiras tem uma torre de elevação.

As empilhadeiras manuais

Diferentemente das empilhadeiras elétricas, estas operam apenas com a força manual. Não é necessário um grande esforço para que se opere a empilhadeira, porque essas possuem sistemas de rolamento e roldanas que garantem a elevação da torre.

As empilhadeiras a combustão

Quando se trata dessas empilhadeiras, existem dois tipos:

As empilhadeiras a gás

São aquelas máquinas que são movidas por gás liquefeito de petróleo. Algumas máquinas como modelos de escavadeira usam o mesmo gás.

A grande vantagem desse tipo de equipamento é que é mais potente, porém, emite fumaça e poluição, não sendo aconselhado para ser usado em ambientes fechados.

As empilhadeiras a diesel

Esse tipo de empilhadeira o usa o diesel que é um combustível mais acessível que os cilindros de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo). Aguentam cargas maiores que os outros tipos de empilhadeira.

Além desses tipos existem as chamadas empilhadeiras portuárias, que diferem das demais, pois essas aguentam cargas de toneladas, pois ajudam no carregamento e descarregamento de navios.

São máquinas que tem uma demanda muito grande e são usadas em grandes escalas, tudo para que os processos portuários sejam atendidos de forma eficiente.

Entendendo a NR 12

Tanto o uso das empilhadeiras, como o uso de outras máquinas industriais, seja retroescavadeiras, motoniveladoras, tratores e outros, precisam atender algumas normas. E uma das principais normas que precisam ser observadas é a da NR 12.

A adequação a NR12 consiste em alinhar todos procedimentos de operação de máquinas a essa norma regulamentadora. A NR 12 trata dos procedimentos a serem seguidos para que as máquinas e ferramentas estejam seguros para o operador.

Além do mais, a norma regulamentadora de número doze exige que seja emitidas e disponíveis as informações pertinentes a máquina que está sendo operada, dessa maneira, temos como informações exigidas pela norma, o tipo de instalação, como será feita a manutenção, como que esse equipamento é transportado, e no fim da sua vida útil, como que ele será descartado.

Todos os procedimentos da norma número 12 é de total responsabilidade do empregador, para que os colaboradores possam operar máquinas seguras e livres de possíveis falhas e danos, que ocasionam acidentes e consequentemente prejuízos para a empresa.

Dessa forma, vimos que os equipamentos, como as empilhadeiras, são muito úteis nos processos industriais, porém, para que tais processos sejam seguros é necessário estar atento as normas, como a NR12.