Entenda a função da fresa e qual a sua importância na indústria

A fresa é um importantíssimo componente industrial, no que tange ao maquinário fabril, suas funções são basilares para um bom funcionamento das instalações de produção. Para se entender melhor a relevância desse objeto, é importante saber primeiramente o que ela é.

As fresas são apetrechos utilizados no processo de usinagem de peças, são compostos por dentes responsáveis pelo modelamento do item processado, os dentes dão o formato desejado pelo controlador operacional e deixa o produto com acabamento conforme o projetado.

Assim o seu uso é interessante, pois dá ao acessório as dimensões e formas que se precisa para determinados usos.

Qual a utilidade das fresas?

As fresas possuem muitas aplicabilidades no segmento industrial.

O procedimento realizado pelas fresas é muito versátil, dado que por possuir dentes cortantes de alta resistência a impactos, podem delinear quaisquer formas nos mais variados tipos de matérias.

Este é o motivo pelo qual ela é tão fundamental nas indústrias. A usabilidade e durabilidade lhe conferem status de valor, por poderem fazer as peças nos formatos em que são necessárias para alguns processos.

Um dos tipos mais conhecidos dessa ferramenta é a fresa toroidal, esta é utilizada para usinagens em altas velocidades, também chamado de processamento de desbaste.

Ela modela cavidades profundas rapidamente, podendo elas serem estreitas ou largas, dessa forma, muitos objetos podem ser confeccionados por essa ferramenta.

É muito importante se ter um produto de qualidade para que esta venha se refletir no produto final.

Também são muito utilizadas as fresas para parafusadeiras, geralmente são uma espécie de brocas, comumente usadas para perfuração de superfícies.

Quais os tipos e os acessórios de fresadoras?

Os acessórios para fresadora, dão a ela ainda maior utilidade, e são muito facilmente encontradas nos mercados, existem as pinças para fresadora, morsas, pinos de fixação, tipos de cabeçotes variados, cada um desses utensílios garantem novos usos ou melhoram os que já são característicos da máquina.

A fresadeira ferramenteira utiliza-se muito de cabeçotes variados, por exemplo, pois eles garantem o modelamento de peças difíceis, que possuem contornos complexos realizados em pequenas superfícies.

Outro tipo muito usado na indústria moveleira, principalmente, é a fresa para madeira, ela detém grande precisão em seu funcionamento e proporciona à madeira, cortes exatos.

Esta pode ser encontrada em três formas diferentes: horizontal, vertical e universal.

A primeira forma é empregada no desenho de peças maiores, seu eixo tem grande mobilidade, o que garante seu desempenho incrível.

A segunda forma é aplicada também a objetos de grandes dimensões, contudo não possui tanta mobilidade quanto a primeira, visto que essa desloca-se apenas no plano cartesiano pelas coordenadas x e y.

A terceira e última, como seu nome já sugere, é a que possui maior aplicabilidade, pode se deslocar em vários sentidos, sua grande versatilidade é conferida, boa parte pela utilização de ferramentas como cabeçotes divisores, universais e eixo-árvore, realiza rotações tanto no sentido horário, quanto no anti-horário.

Muitos desses acessórios utilizados por ela também podem ser acoplados a uma serra circular, esta ao ter uma fresa com dentes cortantes potentes pode facilmente cortar diversas superfícies de madeira.

Com essa gama de aplicações, esse é um tipo de ferramenta que vem sofrendo grandes impactos com as inovações tecnológicas.

Cada vez mais se tem desenvolvido fresas com maiores especificações, e que possuem maior resistência, podendo modelar os materiais mais duros, sem sofrer danos no processo.

A tendência é que haja uma grande mudança na confecção desses utensílios ao longo do tempo, pois com a decorrência de mudanças nos materiais de confecção é imaginável que elas venham sofrer gradativa melhora.

A engenharia de materiais torna isso possível através do desenvolvimento de substâncias que proporcionam durabilidade por um bom preço.

Há diversos produtores desse tipo de ferramenta, e para adquirir, é fundamental pesquisar a reputação do vendedor e também produtos, para que assim se tenha um produto de qualidade garantida, já que não vale a pena se comprar um equipamento mais barato, as que possuem baixa resistência, o custo-benefício não compensa e acaba onerando o processo industrial.

Com o que, ao longo do texto, foi exposto, fica clara a grande importância da fresa na indústria, e a engenharia a tem como grande aliada para a produção de peças projetadas para determinadas áreas de um maquinário.

Assim é sempre importante que uma fábrica conte com bons equipamentos para a criação de utensílios de qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *