Ferramentas e processos de uma indústria automotiva

Existem diferentes tipos de setores industriais espalhados pelas cidades de nosso país. Cada setor industrial tem o foco na produção de algum tipo de produto próprio daquele setor, cada qual com a sua relevância para o abastecimento da população.

Hoje abordaremos um dos setores que mais se desenvolveu nos últimos séculos, e que conta com uma produção incessante, repleta de máquinas modernas e profissionais prontos para a realização de tarefas complexas.

Estamos falando das indústrias automotivas, próprias para a produção de veículos automobilísticos muito comuns no nosso dia dia, como carros, motos, ônibus e caminhões.

Aqui, apresentaremos alguns processos que são muito usuais nesse setor, falaremos de ferramentas importantes para otimização da produção, estratégias aplicadas e muito mais.

Modernização

Todo o aparato, ferramentas, linha de produção ou quaisquer trabalho realizado em uma indústria automotiva, só é permitida por conta da estruturação desses espaços.

Como qualquer tipo de indústria, as fábricas desse setor trabalham com máquinas em altas pressões e elevadas temperaturas, por isso a estrutura do espaço deve ser a mais resistente e segura possível.

Para a construção de bases e telhados que fazem a proteção da ambientação externa, é preciso a operação de serralheria de estrutura metálica, que é um setor próprio para o trabalho de montagem e funcionamento de aparatos metálicos muito usados na construção dessas estruturas.

Esses materiais apresentam algumas vantagens em relação a outros, como a madeira.

Conheça algumas vantagens:

  • Durabilidade;
  • Resistência a chuvas e exposição solar;
  • Anticorrosivos;
  • Menor necessidade de manutenção.

Tecnologias aplicadas

O setor automotivo é um tipo de indústria que realiza trabalhos bastante complexos, já que a produção de um veículo, como os carros, necessita de uma série de acabamentos, sistemas e dispositivos tecnológicos, principalmente, quando falamos da modernização dos veículos.

Veículos automobilísticos são bens que desvalorizam muito facilmente, por isso o mercado automobilístico se atualiza constantemente e esse processo é todo realizado nas indústrias desse setor.

Existem inúmeras marcas de carros, motos, entre outros exemplos que torna o mercado competitivo. Por isso, é preciso que as fábricas dessas empresas também se mantenham atualizadas em relação às tecnologias aplicadas para a fabricação desses veículos.

Processos de cortes e moldagens de materiais

Justamente por essa necessidade de modernização desses setores industriais é que as indústrias automotivas buscam constantemente aplicações da automação industrial.

Isto é, criação de estratégias e ferramentas modernas, computadorizadas, que buscam uma maior potencialização e eficiência dos processos industriais.

Esse tipo de indústria trabalha muito, por exemplo, com o corte em peças de materiais robustos, como metal, aço, alumínio, entre outros, e por isso há a necessidade de máquinas potentes para a realização desses cortes.

Uma maneira de otimizar o processo dessas máquinas, e que tem total ligação com a automação industrial, é a inserção de mecanismos de controle numérico computadorizado (CNC).

O processo mais comum que tem como objetivo o corte de peças e equipamentos é chamado de usinagem de peças.

Por meio de máquinas e dispositivos complementares, a usinagem tem como fundamento a moldagem de peças utilizando-se de cortes realizados nas matérias-primas e brutas, como os próprios metais.

Assim como na usinagem, que se utiliza de equipamentos computadorizados, como o torno CNC, as indústrias precisam apresentar outros equipamentos que executam funções e mecanismos parecidos, mas que trabalham também com outros tipos de materiais, como a madeira.

Uma dessas máquinas bastante comum são os router CNC, que como mencionado, têm mecanismos semelhantes aos tornos de usinagem, já que funcionam a base da conexão por roteadores, recebendo comandos computadorizados por meio de um sistema de software e hardware.

Esse é outro equipamento que tem como objetivo principal o corte de materiais para a moldagem de peças industriais, processo fundamental nas indústrias automotivas.

Outro processo extremamente importante para a moldagem de itens que compõe um veículo automotivo e que precisa ser mencionado é a calandragem.

Espalhadas por todas as cidades brasileiras, principalmente, cidades mais desenvolvidas ou próxima das capitais, as indústrias automotivas utilizam muito esse processo, por exemplo a calandragem de chapas em Guarulhos, que tem como fundamento o aperfeiçoamento e a dobra de chapas que serão acopladas aos veículos.

Detalhamento e limpeza

Após esses processos de corte, dobramento e moldagem, é necessário também dar o acabamento final para que essas estruturas possam ser utilizadas nos veículos automotivos.

Por isso, a linha de produção de uma indústria trabalha em cima de procedimentos e instrumentos que visam ajustar as peças, garantindo a resistência necessária, além de um acabamento mais interessante.

Um dos processos mais importantes nessas horas é o de jateamento de peças, que por meio de ferramentas com sistema de jatos, aplicam substâncias que realizam toda limpeza necessária.

O uso de equipamentos e a operação de trabalhos para finalizar uma peça é indispensável, pois só dessa maneira que é garantido que essas peças estão totalmente prontas para uso.