Existe alguma diferença entre os aparelhos de exaustão?

Saiba mais sobre os aparelhos chaves para o funcionamento adequado de um sistema de tubulação. Tubulações fazem parte de nosso cotidiano. Mesmo que pareçam invisíveis para nós, constantemente fazemos uso delas.

Nas cidades, em nossas residências, em indústrias dos mais variados tipos. Todas precisam de um sistema de tubulação eficiente e funcional para que o cotidiano possa fluir de maneira normal.

Compostas por tubos, conexões, bombas e válvulas, o sistema de tubulações são equipamentos unificados que ao funcionarem de maneira harmoniosa entre si, trabalham para a circulação de fluídos e produtos, além do tratamento de afluentes.

Também chamadas de condutos, as tubulações são uma rede interligada de distribuição ou encaminhamento de fluídos ou produtos diversos. Elas canalizam itens de um ponto ao outro, garantindo o abastecimento do fluido ou similar, sempre que necessário.

O sistema de tubulação é aplicado em segmentos diversos, como:

  • Saneamento;

  • Distribuição de gás;

  • Irrigação;

  • Transporte de produtos industriais e etc.

O tipo de material que os componentes de uma tubulação são compostos, variam. Cada qual é específico para o material que eles tem como objetivo distribuir ou circular, sendo que podem ser fluídos diversos, mistos ou gasosos.

O composto de polietileno está entre os mais utilizados. Vamos conferir agora, quais são os itens mais utilizados e qual sua importância nos sistemas de tubulações.

Aparelhos: Flanges cego e 600 libras

Você sabe o que é um flange cego? Trata-se de uma peça que une dois componentes diferentes de um sistema de tubos. Podendo ser desmontado sem que haja destruição alguma do sistema.

São montados em duplas e comumente fixados por parafusos. Parafuso este, que tem como objetivo manter a superfície de contato dos dois flanges com a devida pressão, vedando assim a conexão.

Em tubulações de seção transversal circular, os flanges tendem a ter características padronizadas de geometria, permitindo a conexão de tubos dos mais variados tipos e marcas.

Flange 600 libras, é um tipo de flange especifica para aguentar grande pressão. Usada em tubulações industriais, resistência apresenta excelentes resultados, ou seja, uma opção de custo-benefício.

Além dos flanges comuns, que unem dois tipos de tubos específicos, temos também aqueles cuja função está na finalização de um circuito tubular. Ele deve fechar uma extremidade da tubulação, e bloquear a circulação de fluidos. Falanges cego é o nome deles.

Eles não possuem nenhum furo central, e servem para finalizar uma seção ou para que a limpeza seja realizada em determinado local do circuito tubular.

Aparelhos: Arruela Dentada

Quando o assunto é tubulação, onde há a recorrente circulação de fluidos líquidos ou gasosos, a vedação é assunto importantíssimo.

Qualquer mínimo defeito que provoque vazamento pode ser catastrófico e pode também levar a acidentes graves, dependendo do material que está sendo circulado nas tubulações.

Arruela dentada é o tipo de item que ajudará na fixação de flangers e outros itens e acessórios tubulares. Também é usada para tapar furos e promover vedações.

Ao contrário da arruela comum, esta possui dentes na sua circunferência maior, ou seja, a externa. E estes, têm justamente a função de promover um maior atrito entre o que está sendo fixado, impedindo a movimentação durante o trabalho do eixo.

A arruela dentada é conhecida por ter dentes em sua circunferência. Estes são feitos justamente para promover um maior atrito entre os componentes fixados, fazendo com que eles não se movimentam durante o trabalho do eixo.

Garantem grande fixação e segurança na instalação.

Aparelhos: Conexão

Conexão, como o próprio nome já diz, funciona para interligar dois ou mais tubos. Elas podem ser encontradas nos mais diversos modelos, dimensões, capacidades de conexão e de materiais variados.

Usadas em sistemas de tubulações diversos, as conexões pode ser encontras na:

  • Metalurgia;

  • Construção Naval;

  • Indústria farmacêutica;

  • Indústria química e muitas outras.

Aparelhos: Válvula de Retenção

De maneira simples , ela possui a função de permitir que o gás ou o líquido em questão, flua em uma única direção. No mercado, existem variados modelos, de diferentes dimensões, garantindo assim mais facilidade no momento da escolha.

Válvula de retenção, é o item que será encarregado de evitar o retorno de um fluxo que possa causar algum dano a operação. Elas não requerem assistência para seu funcionamento, podendo ser executada sem ar, eletricidade ou mesmo sem que o homem interfira manualmente no sistema.

Assim é composto um sistema de tubulações. Não apenas com os itens mencionados acima, mas também de muitos outros, dos quais também são de suma importância.

É importante ficar atento nos itens de segurança para que o funcionamento do sistema ocorra sem problemas mais graves e sem apresentar nenhum tipo de perigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *