Evolução da tecnologia na indústria

A indústria é um importante setor para a economia nacional que tem passado por um grande processo de revolução tecnológica, onde estão otimizando os processos e facilitando a atividade em diversos ramos do setor industrial.

Um desses processos, se refere à automação industrial que trabalha com a robotização das maquinas. Confira!

Automação industrial: a robotização e aperfeiçoamento de processos

As maquinas são elementos fundamentais para uso industrial. Existem processos manuais, mas outros, até pela segurança dos funcionários, precisam ser feitos por equipamentos.

É a partir daí que surge a automação industrial que se refere a um processo no qual o ser humano programa a máquina para que ela realize determinadas atividades.

Existem várias vantagens em realizar a automação, como:

  • torna os processos mais eficientes;
  • reduz o consumo de energia;
  • reduz a emissão de resíduos na atmosfera;
  • aumenta a segurança dos funcionários;
  • melhora as condições da indústria;
  • aumenta a produção;
  • otimiza o tempo e o trabalho dos funcionários ;
  • utiliza tecnologia de ponta por meio da utilização de softwares inteligentes.

Geralmente, a automação ocorre em conjunto com o uso de computadores, atrelados a motores e mecanização. Esses processos podem ser utilizados em diversos segmentos da indústria, como de automóveis, facilitando os processos de soldagem e pintura.

Na indústria de químicos, a automação pode ajudar verificando a quantidade de produtos e misturas, assim como o controle de acidez dos líquidos.

Além disso, pode atuar em várias setores industrias por meio do corte, embalagem, lacre, etiqueta, dentre outros. Ou seja, são processos que facilitam e tornam o serviço ainda mais eficiente, aumentando o lucro industrial.

Por isso, é importante que cada vez mais a empresa invista em tecnologia e na automatização de processos.

O processo da usinagem dentro da empresa

A usinagem é um setor que pode ser próprio ou estar dentro de uma indústria, que dá forma ou cria uma nova peça (geralmente de metal). Essa peça vem de uma matéria bruta e é moldada nesse processo de usinagem, criando novas peças. Esse processo passa por regulamentação e normas de segurança.

Existem algumas ações que são realizadas, inclusive na usinagem de peças pequenas, como o serramento, furação, aplainamento de objetos. Praticamente, todos os setores dependem de peças que provém da usinagem, assim como o setor naval, da eletrônica ou até mesmo de eletrodomésticos.

Outros equipamentos importantes na indústria

Além dos processos de automação e usinagem, existem outros equipamentos que são importantes no uso industrial. Por exemplo, as plataformas.

Existem vários tipos delas, como a plataforma elevatória tesoura, que é fundamental para locais que não necessitam de muita altura e ao mesmo tempo, precisam de maior espaço de locomoção.

Além disso, existe a plataforma elevatória que pode ser utilizada realizando movimentos na vertical e horizontal, sendo indicada para locais mais elevados.

Também existe a plataforma articulada, que pode ser utilizada em locais mais difíceis de acessar. Ela consegue uma altura de mais de 40 metros, sendo indicada também para obras do setor da construção civil e manutenção de prédios.

Além delas existe também a Plataforma telescópica que é muito indicada para locais mais elevadas, por conseguir uma altura maior. Outro material importante é o inversor de frequencia.

Elementos ligados à eletricidade são muito importantes em um setor industrial, pois sem eles, os equipamentos não funcionam.

Por isso, vários equipamentos como gerador, disjuntor e o inversor, são necessários. No caso do inversor ele atua acionando um motor, variando sua frequência e tensão.

Ele é responsável pelo controle da corrente alternada, contribuindo para o funcionamento correto do equipamento. Além disso, ele atua com o controle da velocidade e potência consumidas pelo motor.

Normas de segurança: a proteção do trabalhador!

Em uma indústria, a segurança é fundamental. Por isso, existem normas que regulamentam o uso de maquinas e trabalhadores. Estamos falando da analise de risco nr 12.

A nr 12 é uma norma que regulamenta o funcionamento das maquinas em uma indústria e a forma como os funcionários irão manuseá-la. Por isso, é feita uma análise de risco com o objetivo de verificar as condições da máquina e seus limites de funcionamento.

Essa norma é importante para prevenir acidentes com o uso incorreto das maquinas assim como sua utilização de forma inadequada.

É fundamental que uma indústria siga essas normas para ganhar credibilidade no mercado, proteger seus funcionários e evitar possíveis multas.