Estruturas usadas tanto na indústria quanto na construção civil

Materiais feitos a partir do Corte de chapas de aço são exemplos de que é possível utilizar algumas estruturas de forma versátil, tanto na indústria quanto na construção civil.

Barras de ferro, estruturas para construção, peças para a indústria automotiva, placas, superfícies, componentes de maquinário industrial e outros produtos podem ser confeccionados com as chapas.

Além desse tipo de estrutura, outros itens como a Cantoneira de ferro galvanizado também são versáteis.

Esse acessório pode ser usado tanto na montagem de telhados quanto em máquinas industriais.

Quer saber mais detalhes sobre essas e outras soluções para a indústria e áreas afins? Continue lendo esse artigo e conheça mais sobre as possibilidades e vantagens dessas estruturas!

Barramento para disjuntor

Ter um projeto elétrico é algo indispensável para qualquer obra, seja ela focada na indústria ou não. Além de dispositivos de segurança, é natural que esse tipo de demanda traga a necessidade de alguns equipamentos como o Barramento para disjuntor.

Na prática, o barramento é uma espécie de caixa que faz parte dos sistemas localizados em painéis elétricos.

A principal vantagem de contar com esse tipo de item é o aumento na durabilidade de máquinas que funcionam pela rede elétrica. Não é à toa que o barramento é requisitado nas indústrias, hospitais e comércios de grande porte.

Claro que para que todas as funcionalidades do equipamento sejam desempenhadas com qualidade, é importante contar com um profissional especialista na instalação.

Além disso, verificar a certificação do aparelho também é importante, ainda mais quando as aplicações envolvem a rede elétrica.

Assim como outros barramentos, o Barramento para disjuntor oferece as seguintes funções, em resumo:

  • Proteção dos circuitos elétricos;

  • Distribuição da tensão elétrica dentro de um sistema;

  • Condução da corrente elétrica;

  • Proteção de equipamentos e pessoas em caso de descargas elétricas.

Corte de chapas de aço

Uma chapa é uma estrutura versátil. Esse é o tipo de equipamento que pode ser usado na construção de alguma instalação ou na composição de máquinas e superfícies.

Existem vários modelos de chapas, mas geralmente, esse produto é confeccionado por uma máquina de corte a laser, que modela e faz os cortes na dimensão desejada.

Além da versatilidade de aplicações, materiais em aço se destacam pela alta durabilidade, resistência, maior proteção contra ferrugem e oxidação e possibilidade de reaproveitamento.

Embora os cortes não sejam algo tão novo assim (a técnica surgiu em 1990), com a evolução da tecnologia, as máquinas de corte são cada vez mais especializadas e isso contribui para a expansão do material.

São exemplos de aplicações das chapas em Ferro ou matéria-prima semelhante:

  • Confecção de peças;

  • Construção de móveis;

  • Utilização em estruturas para edificação;

  • Bancadas e/ou superfícies de trabalho.

Cantoneira de ferro galvanizado

Encontrada em situações como composição de telhados, torres de transmissão de energia, áreas de construção dos galpões industriais e prateleiras, as cantoneiras são itens indispensáveis.

Esse elemento está disponível no mercado em vários modelos e dimensões, mas especialmente no caso da Cantoneira de ferro galvanizado, a resistência e durabilidade se destacam.

Além de todas as propriedades comuns do ferro, a cantoneira galvanizada tem dupla proteção e maior resistência contra corrosão e ferrugem.

Isso acontece pois a matéria-prima passa pelo processo de galvanização, que é um procedimento no qual o material é mergulhado em altas temperaturas e recebe o revestimento de zinco metálico com Ferro.

Check list para aquisição de estruturas

Agora que você conhece um pouco mais sobre as estruturas que podem ser utilizadas tanto nos cenários industriais quanto fora deles, é importante reforçar que o desempenho dessas peças depende da qualidade de fabricação.

Órgãos como a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) possuem recomendações específicas para equipamentos e materiais de construção e isso pode ser algo para questionar o vendedor.

Quando um material é certificado, isso quer dizer que foi testado e está apto para o melhor desempenho no ambiente em questão.

No check list de compra das estruturas, sempre verifique a qualidade do produto, as certificações, as recomendações positivas e tire todas as dúvidas de acordo com a finalidade que esse produto terá nas suas mãos.

Quantas substituições ou trocas inesperadas de máquinas surgem a partir de falhas na hora do Corte de chapas de aço?

Esse tipo de dúvida pode ser útil na hora de procurar materiais e entender a importância de todo esse controle de qualidade para evitar problemas futuros é essencial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *