Você sabe o que é estampagem profunda?

Estampagem profunda, é a produção de peças ocas a partir de chapas metálicas. O processo não altera a espessura da chapa usada e nem deforma ela, além da modelagem padrão.

O processo é muito utilizado na indústria e pode criar diversos utensílios. Geralmente, é usado o aço para confecção dos objetos, como, por exemplo, para fazer uma broca de metal duro.

Os itens são moldados por uma prensa de alta pressão, que dá as mais variadas formas desejadas a um objeto. Por isso, são de grande utilidade no processo industrial.

Com apenas uma chapa de metal, é possível criar utensílios incríveis e que atendem as demandas do mercado em suas mais diversas especificidades. A preocupação com a eficiência e a qualidade do processo garantem bons produtos.

Saiba mais sobre o procedimento

A precisão é um requisito muito importante na hora da produção dos itens, pois com um maquinário desregulado e de má qualidade, as formas das peças seriam comprometidas, perdendo assim, a utilidade pela qual é marcante.

Lubrificação das máquinas, é essencial para que a produção seja feita com sucesso, pois desta maneira, o maquinário funciona melhor e é menos desgastado.

O que além de gerar maior produtividade, ainda reduz consideravelmente o risco de quebrar alguma peça, garantindo assim, que não haja onerosidade no preço do produto final.

Os lubrificantes que deverão ser utilizados, são especialmente desenvolvidos para o uso em indústrias, são compostos por óleos minerais misturados a outras substâncias, como o chumbo.

Os preços variam entre as tantas marcas e fornecedores, mas sem dúvidas, vale a pena o investimento em um bom lubrificante, que garanta a preservação da máquina.

Pois, os gastos com reparos, manutenções e até mesmo com uma nova seriam muito maiores. O processo requer máquinas especificamente elaboradas para a realização desse serviço.

Conte com especialistas e peças de qualidade

Na estampagem profunda como o nome já sugere, deixa uma área maior oca, assim, conta com um sistema elevado de pressão que pressionam a chapa, de maneira a realizar o processo e fazer a moldagem desejada.

O maquinário deve sempre passar por inspeções por profissionais que entendam sobre o assunto, podem ser técnicos em mecânica, automação industrial e engenheiros mecânicos.

Ou outros que tenham o conhecimento necessário, para perceber caso haja problemas com os equipamentos. Os objetos estão em forma trapezoidal, antes do procedimento realizar sua retangularização e posterior modelagem oca.

A rosca trapezoidal pode ser utilizada nesse processo de criação de objetos. Embora seja rodeado por uma complexidade, que envolve cálculos matemáticos rigorosamente precisos, sobre a física do processo.

Ele não é tão assim difícil de se entender; trata-se basicamente de uma prensa, capaz de afundar uma superfície.

Uma chapa metálica é colocada na prensa e um peso é usado, para fazer uma grande pressão sobre ela.

Enquanto a chapa vai tomando forma diversos dispositivos da prensa, trabalhando para não estragar a peça durante o processo executado.

O avanço na melhoria da eficiência dos processos, o uso de materiais como o ferro, o alumínio, o aço, é sempre estudado com o intuito de melhorar a confecção dos objetos produzidos.

Conhecer bem as especificações de cada material, o coeficiente de dilatação de cada um deles e a pressão que é necessária, para realizar determinado afundamento.

As inovações no processo de estampagem, são feitas buscando sempre a melhor forma de moldagem do material, a que gasta menos energia e produz mais. A lógica de produção é sempre esta, visando o custo-benefício.

Pois, um processo caro geraria produtos também caros, o que não seria viável nem para quem produz, nem para quem compra. A tendência é que sempre busquem as alternativas que gastem menos e geram mais.

Está em pauta ultimamente o “pensar ecológico”, que procura integrar a produção industrial a um sistema de sustentabilidade, que além de gerar bons resultados ao meio ambiente, também ajuda a baratear a produção.

Pois, até a fabricação de um parafuso, pode se tornar mais prática se integrada ao conceito de sustentabilidade. A engenharia, é responsável pela execução de projetos que visam tornar estampagem industrial, sempre mais avançada e melhorada.

No país, já diversos trabalhos têm sido feitos, para garantir uma maior qualidade nos serviços prestados, visto que o mercado está repleto de interesses nessas tais melhorias.

Como quase todos os processos de confecção de materiais industriais, o de estampagem passa por um momento de busca por maior eficiência, para que assim, venha adequar-se aos pedidos dos consumidores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *