Equipamentos protetores para serviços industriais

Conheça os equipamentos essenciais para a o desempenho de atividades de risco com a devida segurança. Não perca nenhum detalhe a partir dos demais passos deste artigo.

Algumas profissões tem como aspecto a periculosidade que apresentam.

Serviços da área industrial, por exemplo, são grandes causadores de acidentes envolvendo trabalhadores, e se, por acaso, algumas normas de segurança não forem cumpridas, a possibilidade de acontecer um grave acidente de trabalho é alta.

Dado isso, é essencial que os equipamentos de proteção individual (EPI), sejam devidamente utilizados.

Os EPI’s são equipamentos usados por trabalhadores cujo ofício apresente riscos à sua saúde ou segurança.

O uso deste tipo de equipamento só deve ser feito quando não for possível tomar nenhuma medida que permita eliminar por completo os riscos do ambiente em que se desenvolve a atividade.

Abaixo veremos alguns importantes equipamentos de proteção contra lesões que podem ser causadas por atividades perigosas.

Bota de segurança

Ela é fundamental para proteger os pés de funcionários que trabalham com diversos tipos de elementos que oferecem risco de causar algum tipo de ferimento.

bota de segurança masculina é muito utilizada no ambiente industrial, porém, há diferenças entre os ambientes industriais, então é necessário saber qual é a sua necessidade, para que você possa escolher a bota mais adequada para o exercício da sua função.

A necessidade é de proteção contra pesos que podem cair aos pés? Seria proteção contra ácidos?

Ou mesmo contra o frio? Sabendo qual a necessidade, é necessário buscar um fornecedor de confiança, que lhe entregue um produto de alta qualidade.

Ressaltando que um equipamento como este precisa, necessariamente, ser altamente durável e resistente.

Máscara de solda

As máscaras convencionais de solda, apesar de muito utilizadas, não oferecem a devida segurança ao trabalhador, tornando-se um equipamento defasado e impróprio para uso.

Sem regulagens possíveis e sem auto adaptação da lente, a máscara dita convencional oferece pouca proteção àquele que desempenha a atividade com a solda.

Por isso, já existe a máscara que cumpre os devidos requisitos necessários para oferecer ao soldador proteção a seu rosto e olhos no momento do desempenho da atividade.

É a máscara de solda automática.

Ela tem lentes que se adaptam à luminosidade proveniente da solda e escurecem em cerca de 0,0003 segundos, praticamente de forma instantânea.

Esta máscara filtra 100% dos raios ultravioletas que são emitidos pelo processo da solda e a máscara pode ser ajustada conforme a cabeça do usuário.

Creme protetor

creme protetor de segurança é um item que visa proteger a superfície da pele contra exposições que podem vir a danificá-la.

Ele funciona da seguinte forma: em sua composição há substâncias que, ao entrarem em contato com a pele, criam uma camada de proteção a mais, impedindo que alguns tipos de ameaças possam causar danos.

Também podem ser chamados cremes ocupacionais, e no mercado há diversas opções, como: protetor solar, repelentes, cremes para proteção contra químicos, entre outros.

Para se escolher adequadamente o tipo de creme ocupacional é preciso saber o agente de exposição.

É necessário utilizar o creme nas seguintes situações:

  • Quando houver contato prolongado com a água;

  • Contato com substâncias oleosas;

  • Solventes;

  • Exposição demasiada ao sol.

É necessário o uso do creme protetor de mão, principalmente para aqueles que têm contato com produtos químicos.

Mesmo que, momentaneamente, possa parecer inofensivo, um contato muito prolongado e repetitivo pode acarretar em problemas de pele e possíveis queimaduras.

Na hora da compra do produto é interessante ficar atento a embalagem.

Ela precisa conter instruções fornecidas pelo fabricante em português, na embalagem individual do produto, de forma legível.

Necessita-se incluir orientações sobre: a forma de aplicação do produto sobre a pele; os cuidados que precisam ser tomados em determinadas regiões do corpo; o tempo de ação do produto em condições normais de uso; a maneira mais apropriada para a remoção do produto; e os cuidados no manuseio e armazenamento deste.

A segurança, essencialmente, sempre deve ser o elemento de fundamental importância durante a execução de uma tarefa. Por isso, os EPI’s são estritamente essenciais, e os mais diversos tipos de equipamentos devem ter seu uso aderido.

Luvas, jaquetas, oculos de proteção e afins precisam fazer parte do cotidiano de trabalhadores que tem uma função de risco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *