Transformadores e demais equipamentos para eletricidade

O número de equipamentos para eletricidade que existem e são amplamente usados é imenso. São equipamentos que objetivam levar mais segurança a uma instalação elétrica ou fazer ajustes para que o seu desempenho melhore.

Neste artigo, você vai aprender sobre alguns dos mais populares desses equipamentos, principalmente sob a perspectiva de seu uso na indústria.

Gerador de energia

gerador de energia é o equipamento para eletricidade que ganha maior destaque. Sem ele, instalações elétricas de grande porte e que apresentam maior complexidade não existiriam. Todas as indústrias, independente do setor, utilizam um gerador de energia no seu dia a dia.

Basicamente, é um equipamento responsável por converter a energia de combustão em energia elétrica. O combustível usado varia entre a gasolina e o diesel.

O gerador a gasolina tem um tamanho menor e é mais usado para uso ocasional, quando houver uma emergência. É o gerador, por exemplo, presente nos supermercados.

Quando há uma queda de energia na rua, graças à ele, tudo continua funcionando e nenhum alimento estraga por falta de refrigeração.

Já o gerador a diesel é mais potente e maior, feito para ser utilizado continuamente. É esse o modelo que costuma ser usados nas indústrias, podendo aparecer em uma ou várias unidades, tudo depende do tamanho da fábrica e da quantidade de equipamentos e máquinas movidos com eletricidade ali.

Transformadores

Os transformadores são equipamentos muito conhecidos pelo público geral, usados em residências. Seu uso era mais comum no passado, mas, ainda nos dias de hoje, acontece.

Resumidamente, é um dispositivo capaz de modificar a tensão, ele transfere potência através de bobinas acopladas indutivamente. Os transformadores são usados para:

  • Converter Corrente Alternada em Corrente Contínua;
  • Adequação dos valores de corrente;
  • Adequação dos valores de isolamento;
  • Integrar retificadores;
  • Integrar inversores;
  • Proteger, medir corrente em alta tensão.

Considerando todas essas utilidades, é de imaginar que um Fabricante de transformadores produza diferentes tipos desse equipamento. Realmente, existe uma grande variedade de transformadores no mercado.

Existem aqueles com núcleo de ferro magnético, aqueles com núcleo de ar, os monofásicos, trifásicos e polifásicos, dentre outras categorizações de tipos possíveis. Sem contar quando eles são usados para integrar outros equipamentos, os retificadores e inversores.

Dentro de uma indústria, é possível encontrar muitos transformadores. Eles tornam possível que um instrumento de medição não queime ao ser alimentado com a mesma fonte que uma grande máquina industrial, por exemplo.

Locação de transformadores é um serviço também recorrente quando o uso de transformadores não será contínuo. É um recurso muito usado pelo setor da construção civil.

Com o aluguel, não é preciso se preocupar com a manutenção dos equipamentos e, como um transformador pode ser um investimento alto, algumas ações se tornam viáveis.

Estabilizador

É fato que as correntes elétricas não são estáveis. É comum que picos de energia aconteçam, dentre outros fenômenos que a fazem não ser uniforme. Isso poderia gerar problemas em equipamentos, com mudanças repentinas de alimentação.

O estabilizador é feito para resolver esse problema, propiciando um fornecimento de energia estável para o equipamento. Em casos de queda de energia, o estabilizar impede que alguns equipamentos sejam perdidos com a queima, aumentando sua vida útil.

Em grandes empresas, quando há um grande número de computadores e outros equipamentos eletrônicos do gênero, faz-se uso do Nobreak inteligente.

É um tipo de estabilizador que não apenas mantém os equipamentos ligados por algum tempo após a queda de energia, mas realiza algumas tarefas.

Essas tarefas são programadas previamente e podem incluir o salvamento automático de arquivos, o envio de e-mail avisando a queda de energia e outros.

Dessa maneira, indo além de simplesmente corrigir a tensão de energia, esse item atua para reduzir ao máximo os pontos negativos de uma queda de energia.

É importante lembrar que a instalação elétrica deve ser devidamente projetada por um profissional da área, prevendo possíveis crescimentos e já regulando tudo o que é necessário.

Esses equipamentos para eletricidade devem ser usados antes que algum problema motive seu uso. Isso se torna ainda mais importante quando a instalação elétrica é de uma grande empresa ou de uma indústria.

Em conclusão, existem vários equipamentos que objetivam melhorar o uso de energia. Eles podem fornecer mais energia, fazer ajustes na energia fornecida ou proteger equipamentos elétricos contra quedas de energia, dentre outras funções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *