Equipamentos importantes para a movimentação de cargas

Empresas, tanto industriais quanto comerciais, em sua grande maioria, estão sempre em contato com atividades que envolvam carga e descarga de mercadoria.

Muitas vezes, para não dizer todas as vezes, essas cargas são pesadas e exigem o uso de equipamentos para auxiliar.

Além da força humana não ser suficiente, a ausência dessas ferramentas tornam o dia a dia mais lento e acaba prejudicando a produção.

Mas, afinal, quais são esses equipamentos tão importantes para o manuseio de itens? Na verdade existem vários e neste artigo vamos falar sobre alguns deles para que você possa entender um pouco mais.

O uso de paleteiras

Para facilitar o trabalhar diariamente, principalmente quando este envolve o manuseio de cargas e mercadorias pesadas, há a necessidade de usar alguns equipamentos.

Um deles é a paleteira, usada para o transporte industrial e comercial de pallets.

No entanto, esse equipamento não serve para erguer pallets, apenas para movimentá-los mais facilmente a nível do solo, sendo assim, a paleteira manual é ideal para a movimentação dos pallets e auxiliar na organização de almoxarifados, depósitos, estoques, ente outros.

Apesar de não erguer um pallet, esse equipamento tem uma grande capacidade para suportar peso, podendo carregar até mesmo uma tonelada de peso.

Entre pequenas e médias empresas, esse equipamento é muito popular e, por não ser motorizado, o porta paletes não necessita de operador profissional.

Esse equipamento oferece um excelente custo-benefício, sendo composto por garfos, rodas e roda direcional.

A movimentação, apesar de manual, é permitida por conta do sistema hidráulico da paleteira, que facilita a movimentação por força humana. Ou seja, mesmo que o equipamento esteja carregado com muito peso, sua movimentação é simples e fácil.

A paleteira hidraulica não é o único equipamento usado pela indústria. Outro uso bastante comum é a sua versão elétrica.

Também para casos onde haja a necessidade de movimentação de cargas pesadas, a versão elétrica é mais vantajosa porque não existe esforço humano para funcionar.

Isso permite, ainda mais, agilidade nas atividades que precisar lidar com a movimentação de cargas muito pesadas. Além disso, versão elétrica pode ser usada em locais fechados, pois não emite poluentes, além de ser mais silenciosa e prática.

A transpaleteira elétrica tem seu uso difundido em diversas empresas e auxilia para qualquer necessidade de transporte de cargas.

Além das paleteiras manuais e elétricas, existem diversos outros equipamentos que estão presentes na indústria para auxiliar a lidar com transporte de cargas e organização.

No próximo tópico vamos falar sobre as empilhadeiras, acompanhe.

O uso das empilhadeiras

Com certeza você já viu ou pelo menos já ouviu falar nas empilhadeiras. Esse equipamento é tão versátil que ele está presente em diversos segmentos industriais, como:

  • Construção civil;
  • Indústria alimentícia;
  • Indústria de papel e celulose;
  • Indústria química.

Além desses, diversos outros segmentos industriais também fazem uso da empilhadeira, como supermercados, empresas de logística dentre outros.

Isso porque a empilhadeira é ainda mais versátil e pode ser empregada para diversas finalidades quando o assunto é o transporte de cargas.

Ela é muito usada para carregar e descarregar mercadorias, e é possível encontrá-la em diversos tipos e modelos. É possível até mesmo fazer a locação de empilhadeira elétrica, no entanto, para manuseio desse equipamento, é necessário um operador experiente.

Pelo fato de não ser manual e lidar com cargas pesadas, um operador que não esteja apto pode acabar provocando diversos acidentes.

Para evitar esses transtornos, esse equipamento só deve ser manuseado por um profissional apto. Dessa maneira, o trabalho com a empilhadeira é muito mais fácil e seguro.

E assim como é possível e há empresas que prefiram alugar empilhadeira, há aquelas que preferem comprar. Mas, antes de fechar negócio, é importante procurar com calma sobre empilhadeira preço.

Como você pôde ver, de fato a indústria necessita diariamente de trabalhos que envolvam a carga e descarga de mercadorias.

Os paletes geralmente são muito pesados, e a força manual humana não seria o suficiente, por conta disso a indústria precisa contar com esses equipamentos.

Além de agilizarem o processo com esse tipo de atividade, esses equipamentos também garantem a integridade física dos produtos a serem manuseados.

Isso é importante, pois ajuda a preservar tanto os produtos finais quanto os materiais usados em sua fabricação. Isso garante muito mais qualidade e segurança para empresas e consumidores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *