Equipamentos importantes dentro da indústria

A indústria é fundamental na sociedade e consegue alcançar diversos segmentos por meio da sua produtividade. Dentre os principais setores da indústria, podemos citar a indústria de alimentos, automóveis, eletrodomésticos, equipamentos hospitalares farmacêuticos, naval e outros.

Apesar de ter uma importância para a sociedade, fabricando produtos essenciais ao dia a dia, a indústria precisa se guiar através normas técnicas de segurança previstas na ABNT- Agência Brasileira de Normas Técnicas.

Essas normas técnicas também abrangem outros equipamentos que são fundamentais para facilitar e favorecer o desenvolvimento industrial. Esses equipamentos fazem parte das instalações na indústria e devem prezar pela segurança dos processos.

Nesse artigo, vamos explicar sobre três equipamentos fundamentais para o desenvolvimento e produção industrial.

Se você deseja conhecer mais sobre o assunto, prossiga a leitura.

A usabilidade das empilhadeiras dentro da indústria

Um dos equipamentos mais importantes e utilizados dentro da indústria são as empilhadeiras.

Esses aparelhos:

  • Contribuem para o deslocamento de cargas;
  • Contribuem para a organização do estoque industrial;
  • Transportam cargas com segurança;
  • Conseguem elevar essa carga.

Diante disso, existem vários modelos de empilhadeira que são utilizados dentro da indústria, como é o caso da empilhadeira eletrica.

Essa empilhadeira possui um funcionamento mais facilitado e deve ser controlada por um operador de empilhadeira habilitado com curso técnico.

Outro tipo de empilhadeira bastante interessante e indicada para locais externos é a empilhadeira frontal que conta com suportes para o deslocamento de peças.

Instalações elétricas: a Importância dos geradores de energia

As instalações elétricas são muito importantes dentro da indústria. Somente por meio delas que os equipamentos e todo o processo de automação industrial consegue funcionar de modo correto e efetivo.

Mas, e se um dia a rede que distribui energia elétrica para a indústria falhar e apresentar uma queda nessa distribuição? O sistema industrial e o funcionamento das máquinas pararia?

Se isso acontecer, todo o sistema industrial fica comprometido, assim como a segurança dos funcionários e da produção. Por isso, para não afetar negativamente o negócio, a dica é utilizar o gerador de energia a gasolina.

Esse gerador de energia é importante, pois no caso de panes nessa rede ele é acionado, fornecendo energia elétrica à indústria e aos equipamentos.

Com isso, o local fica funcionamento, mesmo que de modo reduzido, até que a rede de energia elétrica no local se restabeleça. Isso é importante para evitar acidentes no processo industrial, assim como perdas.

Para obter o gerador de energia menor preço recomenda-se buscar por fornecedores e locais que trabalhem com esse tipo de equipamento, buscando detectar sua capacidade de armazenamento.

O que você precisa saber sobre o uso de compressores na indústria

Além do uso das empilhadeiras e dos geradores dentro da indústria, vale a pena citar sobre a importância do compressor de ar para o funcionamento industrial.

Esse equipamento faz parte das instalações pneumáticas que são responsáveis pelos gases e captação de ar no ambiente.

No caso do compressor é exatamente isso que ele é capaz de fazer: captar o ar e armazenar em um local, que geralmente é um reservatório, com elevada pressão. Com isso, o ar fica comprimido.

O mais interessante é que os compressores não são utilizados apenas na indústria, mas também na construção civil e em serviços gerais, como é o caso da pintura. Esse equipamento também está presente em processos de refrigeração. O seu automóvel e geladeira, por exemplo, contarão com a presença de compressores de ar.

Existem vários tipos de compressores, dentre eles, os compressores alternativos de pistão duplo efeito, que contribuem para integrar o sistema industrial, por meio de um equilíbrio entre a pressão do gás e sua vazão.

De modo geral, esse compressor pode ser de volume, quando aumenta ou reduz o volume de gás no local, para um direcionamento de uso específico. Isso com o auxilio de pistões que auxiliam o deslocamento e armazenamento desse gás no reservatório, até que sua utilização seja necessária.

Esse serviço de compressão também pode ser dinâmico, gerando energia através do compressor e do gás. Essa energia é importante por conta da passagem do ar por meio do compressor, que pode gerar velocidade, aumento de temperatura e funcionamento de difusores.

Pode ocorrer também uma elevação da pressão nesse local. De modo geral, esses equipamentos são fundamentais para o funcionamento do sistema pneumático industrial e por isso, merecem uma atenção especial no momento da manutenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *