Importância de equipamentos “diferentões” da indústria

Para que seja possível realizar todos os processos dos diferentes tipos de indústria é necessário contar com o auxílio de aparatos que facilitem a execução desses procedimentos.

Existem peças e aparelhos com funcionalidades diversas e curiosas.

Pensando na produtividade de uma indústria, além de contar com peças úteis na execução dos trabalhos, também se faz necessário o auxílio dos processos de automação.

Conheça melhor esse processo e alguns equipamentos fundamentais para a indústria:

Automação industrial

automação industrial é um mecanismo que cria condições para tornar a produção mais efetiva pelo menor custo, aumentando,  assim, a produtividade e entrega da empresa.

O processo de automação consiste na transferência de tarefas humanas para sistemas informatizados operados por controladores humanos.

Esses processos feitos por máquinas reduzem o número de erros, melhoram as condições dos trabalhadores, que são menos expostos a atividades perigosas, além de permitir a operação de tarefas que seriam impossíveis de serem realizadas por humanos.

O sistema de automação é composto por duas partes principais: operação e controle. A parte operacional diz respeito ao maquinário em si. São os dispositivos acionados pelo controlador.

Peças como válvulas, sensor indutivo, motor, cilindros, entre outras, compõem a parte operacional.

A parte de controle diz respeito à parte de programação do sistema.

É a parte informatizada. da automação e geralmente é feita com o auxílio do Controlador Lógico Programável (CLP).

O CLP faz a comunicação entre todo o sistema acontecer, processando toda a lógica de funcionamento dele.

O controlador do sistema tem papel fundamental pois é ele quem dá os comandos para que o sistema operacional funcione por meio do sistema controlador.

Ele acompanha as saídas de informação, decide as operações que serão realizadas e transmite o comando para o sistema, que executa as ações.

Peças importantes na indústria

Mesmo um sistema automatizado precisa de peças para executar as ações nos maquinários.

Os sistemas automatizados também ainda não estão presentes em todas as etapas da produção, de modo que o processo manual ainda se faz necessário em alguns tipos de indústria.

Um equipamento bastante usado na produção industrial de alguns segmentos como o alimentício, o farmacêutico e o químico é o Dosador industrial.

Essa peça serve para fazer a medição exata de líquidos, pós e granulados para uso nessas indústrias, pois para que os processos sejam executados da maneira correta é preciso que os produtos utilizados estejam nas dosagens corretas.

Os medidores para líquidos podem ser fabricados em aço inox ou aço carbono, materiais altamente resistentes a elementos corrosivos, que podem ser necessários nos processos industriais.

A higienização dessa peça é bastante simplificada e ela pode ser usada em máquinas automatizadas também, não só em processos manuais.

Ainda nas indústrias que trabalham com elementos usados por medida, faz-se necessário o uso de uma boa balança digital. Esse equipamento pode ser encontrado em diversos tamanhos e modelos.

O aparato apresenta interface digital, o que facilita a sua operação. A balança serve para pesagem de elementos pequenos até grandes cargas de volume industrial.

Outro aparato muito utilizado nas indústrias é o ímã, que pode ser encontrado em diversos materiais e suportes capazes de suportar cargas de peso muito elevado, graças à ação dessa peça que exerce função atrativa.

eletroima é uma das possibilidades de aplicação deste recurso.

Esse equipamento funciona da seguinte forma: um núcleo de ferro é envolto por uma bobina, em que passam correntes elétricas, criando um campo magnético e atraindo outros elementos ferrosos.

Alguns dos usos do eletroímã:

  • Guindaste eletromagnético;

  • Motores;

  • Campainhas;

  • Telefones.

O ímã pode ser composto de diversos materiais entre eles o neodímio, um metal terra raro que é não encontrado em sua forma pura, apenas na composição de outros minérios.

O ímã de neodímio é muito usado pela indústria, pois suporta cargas muito pesadas.

O ímã deste material é mais leve, barato, e forte que materiais concorrentes.

Sua única desvantagem perante  está no uso junto à temperaturas elevadas, pois o metal tem seu poder de magnetismo reduzido além da tendência a enferrujar.

Super ímã neodímio pode ser usado em aplicações diversas na indústria, destacando-se no uso de motores elétricos de automóveis e geradores elétricos.

O funcionamento pleno da indústria só é possível graças ao auxílio de peças com diversas funcionalidades.

Técnicas de aprimoramento dos processos como a automação industrial, garantindo o pleno funcionamento deste setor tão importante para a economia de um país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *