Cuidados com os equipamentos de transporte de carga

As indústrias possuem diversas demandas que precisam ser sanadas da forma prática, eficiente e o mais segura  possível.

Quando o assunto é transporte de carga, as alternativas variam e é preciso se atentar para o desempenho de cada uma delas.

Além de garantir o melhor desempenho industrial, isso vai proporcionar mais otimização da produtividade e, claro, a segurança de todos.

No artigo a seguir, conheça dispositivos e técnicas voltados para o transporte industrial de cargas e saiba como os cabos podem deixar o processo mais prático e preciso.

Plataforma elevatória

Você com certeza já viu aquelas edificações imensas e repletas de estruturas metálicas, não é mesmo?

Imagine como é possível transportar todo tipo de ferramenta e material para cima e para baixo no setor da construção civil.

Por isso, o uso de dispositivos que otimizem esses processos de condução, seja dos trabalhadores ou dos utensílios utilizados no processo, é extremamente necessário.

Não é por acaso que a plataforma tem um uso tão recorrente no setor.

A partir de mecanismos elevatórios, ela é capaz de realizar a condução de pessoas e cargas extremamente pesadas, sendo muito utilizada não apenas nas indústrias, mas também em muitos procedimentos na construção civil.

Os tipos podem variar de acordo com o desempenho oferecido, a carga máxima suportada pelo dispositivo, o local onde ele será instalado, entre outros fatores.

O mais importante é sempre fazer a escolha por um sistema que dê conta de todas as demandas de transporte e segurança exigidas em um canteiro de obras, especialmente nos de maior porte.

Para quem busca alcançar locais de acesso ainda mais dificultado, como terrenos irregulares, a Plataforma elevatória articulada é a solução perfeita.

Já que sua movimentação é feita tanto no sentido vertical, como as estruturas convencionais, quanto no horizontal.

Sendo assim, a liberdade de manuseio é muito maior, o que proporciona uma série de vantagens. O tipo elétrico é altamente indicado para ambientes fechados, pois seu desempenho pode ser mais preciso no espaço interno. Já o tipo alimentado a diesel deve ser utilizado em ambientes abertos e externos.

O uso desses dispositivos deve ser feito de forma absolutamente instruída, ou seja, acompanhado por profissionais preparados para lidar com seu mecanismo da forma apropriada.

Isso vai permitir que a vida útil do elevador se prolongue e também vai proporcionar mais segurança aos usuários que utilizam as plataformas.

A união faz a força

O cabo de aço possui diversas utilizações industriais. No que diz respeito ao transporte de cargas, ele pode estar em:

  • Serviços estacionários;
  • Tirantes;
  • Espias;
  • Transporte aéreo;
  • Suspensão de pontes pênseis;
  • Elevadores;
  • Guindastes;
  • Pontes rolantes.

Em cada um desses processos, ele deve apresentar o mais alto desempenho. Isso pode ser difícil de alcançar quando os cabos não são lubrificados há muito tempo, por exemplo.

Afinal, durante todo o seu uso na área de transporte de cargas industriais, os cabos estão expostos as diversas influências externas, às condições do ambiente e sujeitos ao pó, ao frio, ao calor extremos e a chuva.

Em alguns casos, são arrastados pelo chão ou na terra e na água.

Dessa forma, a Lubrificação de cabos de aço é indispensável em todos os seus modelos e aplicações industriais.

Alguns cuidados também devem ser tomados para evitar riscos de acidentes e problemas estruturais com o cabeamento.

Cada fio deve estar em contato com pelo menos três outros fios que também seguem o mesmo comprimento na montagem.

Outra dica importante é observar como cada tipo de carga ou pesos elevados devem ser transportados da maneira mais correta, conferindo os tipos de cabo a serem utilizados e também a quantidade.

Correias de transporte

As correias transportadoras são outra opção para sistemas de transporte que exigem alto desempenho e segurança, aliando tudo isso a praticidade e ao simples manuseio.

Diferentes setores as utilizam para transportar diversos tipos de materiais, de modo que ela são muito úteis em variados processos de produção.

Existem alguns tipos e todos eles se destacam por permitirem um fluxo contínuo de materiais que é otimizado e eficiente para muitos fins dentro das indústrias.

Hoje, é possível obter modelos como a Correia transportadora PVC e de acordo com as necessidades de resistência, e com o peso do que será transportado.

O mais importante é sempre fazer o bom uso de todos os equipamentos e proporcionar a devida orientação técnica para cada operador, assegurando sua proteção em todos os processos relacionados ao transporte de cargas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *