Equipamentos de medição presentes na indústria

A indústria, dentre os seus mais variados segmentos, faz uso de diferentes máquinas e equipamentos, tudo para garantir um produto final de qualidade.

Além disso, essas máquinas e equipamentos, bem como as ferramentas, garantem um processo de produção muito mais prático e rápido, além de elevar a segurança dos profissionais presentes nas linhas de produção.

No entanto, as máquinas e equipamentos precisam estar sempre em bom funcionamento e para isso são realizadas medições. Se você tem dúvidas quanto a esses procedimentos ou quer saber um pouco mais sobre eles, confira os próximos tópicos deste artigo.

Alguns instrumentos de medição utilizados pela indústria

Pele fato de as indústrias fazerem uso de diversos equipamentos em suas linhas de produção, é importante que todos estejam funcionando perfeitamente. Imagine, por exemplo, uma balança desregulada em uma fábrica de rações.

Com certeza esta fábrica teria muitos problemas ao começar a vender os sacos de ração com o peso errado, não é mesmo? Para evitar os prejuízos e transtornos advindos dessas situações, é realizada a calibração de balanças.

Esse procedimento visa a aferir a balança para se certificar que ela está oferecendo os resultados exatos de pesagem. O desgaste causado pelo uso diário das balanças provoca uma precisão menos confiável e isso é natural. No entanto, deixar que a balança fique desse jeito é negligência.

A calibração traz diversas vantagens como:

  • Redução de custos;
  • Medições confiáveis;
  • Conformidade;
  • Detecção de desgaste;
  • Melhoria dos lucros.

Um equipamento bastante utilizado e que também precisa de medição é a balança rodoviária. Quem procura por balança rodoviária preço, geralmente são empresas que encaminham grandes cargas diariamente para as estradas.

No entanto, existe uma pesagem máxima dessas cargas e sua ultrapassagem pode significar multas para as empresas dentre outros prejuízos. Essas balanças possuem excelente resistência estrutural e, assim como qualquer outro tipo de balança, também precisam de medição.

Outro procedimento bastante comum nas indústrias é a medição tridimensional. Trata-se de um dos procedimentos mais mais utilizados quando há a necessidade de se obter um maior controle da qualidade dimensional.

Além disso, esse procedimento garante facilidade de operação, bem como alto desempenho, tendo como finalidade analisar as características das peças medidas, possibilitando o acesso a uma série de informações relevantes.

Somente uma empresa qualificada e com profissionais preparados pode realizar essa medição. Aliás, essas empresas precisam ser certificadas e estabelecidas nesse segmento de medição.

Por meio das medições também é possível saber como está a temperatura de determinado equipamento ou máquina. Ela é medida por meio de sensores que calculam as temperaturas e detectam alterações físicas. Os tipos de sensores mais utilizados são:

  • Termopares;
  • Dispositivos termorresistores;
  • Radiadores infravermelhos;
  • Dispositivos bimetálicos;
  • Dispositivos de expansão.

No entanto, apesar de serem instrumentos muito confiáveis e resistentes, assim como qualquer outro equipamento, precisam de manutenção.

Para isso, existem as manutenção preventivas, que realizam procedimentos como pintura, ajustes, limpeza, reposição de peças, troca de fluidos e troca de componentes elétricos.

No entanto, também existem as manutenções corretivas, que realizam procedimentos como reposição de peças, reformas em geral, troca de fluidos, consertos, entre outros.

Agora que você já sabe como são alguns instrumentos de medição utilizados pela indústria e a importância das manutenções, confira no tópico a seguir por que esses instrumentos são importantes.

A importância dos instrumentos de medição

Os instrumentos de medição são importantes porque eles ajudam a verificar a exatidão das variáveis de uma máquina ou equipamento.

Esses dispositivos verificam todas as variáveis necessárias para a execução de uma função, bem como o que é necessário para cumprir normas requeridas. Mas os instrumentos de medição não são importantes apenas para o bom funcionamento de máquinas e equipamentos.

A metrologia também é importante para a segurança do trabalho, pois dessa maneira protege a integridade física dos funcionários.

Controles como o de incidência de luz, calor, gases dentre outros componentes ameaçadores para a saúde humana são medidos pelos instrumentos de medição destinados a isso.

Essa medição está dentro e é exigida pelas normas regulamentadoras e é primordial para evitar acidentes graves. Portanto, cuidar da aferição de máquinas e equipamentos é uma obrigação que tem como objetivo proteger a vida e a integridade física dos funcionários.

Mas ainda mais importante, é contar com empresas especializadas no assunto para realizar de maneira segura as medições que você e sua empresa precisam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *