Entenda tudo sobre os processos elétricos em uma indústria

Existem diferentes tipos de Resistências elétricas industriais que podem ser encontradas no mercado.

E para começar, listamos alguns modelos, como:

  • Alta intensidade: suporta altas densidades de watts e eficiência máxima de transferência de calor que permite o aumento da durabilidade sobre outros tipos de resistência;
  • Tubular TTH: é o tipo de resistência mais utilizada e versátil nas aplicações industriais e comerciais;
  • Blindada THmáx: blindada e resistente a contaminações, além de possuir dimensões precisas e ser projetada para altas temperaturas;
  • Coleira em cerâmica steatite HBK: maior confiabilidade na isolação térmica e maximização de transferência térmica;
  • Coleira em mica normalizada HBM: possui um alto grau de isolação elétrica e alta durabilidade, além de ser versátil no uso e de baixo custo;
  • Coleira para bico Thplus: desenvolvida exclusivamente para bicos de injetoras de plásticos, possui baixo custo e alta variedade de modelos padronizados;
  • Entre outros.

A resistência elétrica é a habilidade de um corpo em resistir a uma determinada corrente elétrica. Está ligada ao choque entre os elétrons livres e os átomos no interior dos condutores.

Quando eles se colidem, entre si e com outros átomos, entram em movimento, e quanto maior for o número de colisões, maior a dificuldade em atravessar o condutor. Esta dificuldade é chamada de resistência elétrica.

Um quadro de comando elétrico é indispensável para garantir a proteção da fiação elétrica de uma casa e possuem alta demanda de procura em reformas e construções.

Alguns de seus acessórios estão inclusos no processo de instalação e manutenção dos quadros, bem como: produtos para fixação de tomadas e espelhos, interruptores em caixas de luz ou de teto.

Eles também são chamados de quadro eletrico, e estão disponíveis em diferentes modelos, podendo ser encontrados como os chamados centrinhos de distribuição, quadros de acionamento de motores, tomadas, comando e, às vezes quadros de bomba de incêndio.

Como os quadros de força são utilizados?

Na maioria das vezes eles são fixados na parede, podendo ser de embutir ou sobrepor. Além disso, eles seguem duas formas: DIN e espinha de peixe.

Os centrinhos de distribuição ou quadros de força, como são popularmente chamados, geralmente, são montados em formato DIN e sua caixa pode ser encontrada em material termoplástico ou em aço carbono.

Seu uso é comum em escolas, residências, academias, lojas e demais estabelecimentos que necessitem de um quadro para alimentar tomadas, iluminações e outros.

Já os quadros de acionamento de motores, comando e bomba de incêndio possuem a presença de dispositivos de manobra como botões de pulso, emergência, chaves seletoras e sinalizações visuais e sonoras.

Eles, por sua vez, possuem tomadas instaladas em seu invólucro, que fazem com que a alimentação das cargas seja mais fácil, podendo ser ligadas direto ao quadro. Seu uso é mais comum em edifícios, shoppings e hotéis.

Como funciona um painel de controle?

Um painel de controle é necessário para fazer os controles elétricos dos sistemas de combustão e é composto por diversos equipamentos eletrônicos que são desenvolvidos e montados de acordo com as necessidades do processo de combustão.

Ele faz todo do controle de combustão e garante a segurança da operação do sistema. É dimensionado de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para que tudo seja dimensionado, desenvolvido e montado corretamente.

Geralmente, é feito de chapas metálicas que comportam objetos como fusíveis, disjuntores, unidades de proteção, chaves eletrônicas, inversores, programadores de chama, sensores e outros. Tudo isso com o objetivo controlar e operar adequadamente o sistema de combustão.

Existe uma boa quantidade de fabricante de paineis eletricos no mercado e até mesmo sites que disponibilizam um comparativo entre eles para que sejam consideradas as informações oferecidas e contratar as melhores empresas ou profissionais de acordo com a sua preferência.

É importante considerar o tempo de mercado, satisfação dos clientes, comprometimento, veracidade das informações e qualidade de atendimento e dos produtos.

Sendo assim, para adquirir um painel elétrico, é importante fazer uma pesquisa de mercado para se informar sobre todos os aspectos citados e não cair em enganações ou comprar com vendedores e empresas mal intencionadas.

Tomar conhecimento sobre a empresa é de suma importância e evita que haja futuros problemas e dores de cabeça.

Quando adquirimos produtos pela internet, sempre ficamos com um “pé atrás”, com medo de não receber a mercadoria corretamente ou até mesmo de não recebê-la, por isso sempre devemos procurar por avaliações e relatos de outros clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *