Entenda o procedimento de inspeção de soldagem

A inspeção de soldagem é a análise da qualidade do procedimento (processo de produção) e da solda (produto). Em resumo, podemos dizer que a inspeção é a mais completa porque inclui diversas atividades que possuem impacto sobre a qualidade final do produto ou da solda.

A inspeção de soldagem é uma fase essencial de coordenação dos procedimentos de soldagem, sendo um método que possui com um objetivo, assegurar a conformidade das soldas com as atividades qualificada para cada atividade proposta.

Como é que funciona essa inspeção?

Para assegurar que o procedimento seja executado adequadamente, é necessário fazer a inspeção de soldagem.

Por ela, os inspetores observam e coordenam os soldadores desde o começo do processo das ações, para garantir a eficiência dos processos que estão sendo utilizados.

Nesse caso também é analisado se as atividades estão de acordo com às determinações das normas estabelecidas.

A inspeção de soldagem é feita ao decorrer da atividade de produção e em seguida a finalização da solda, observando os possíveis problemas entre elas, trincas, falta de deposição, porosidade, rechupes e entre outros. Além de garantir a conformidade, imprescindível que o funcionário seja altamente qualificado para fazer a inspeção de soldagem.

Para contratar o serviço de inspeção de soldagem, o importante é buscar por uma organização capacitada no setor que assegure a realização da operação de maneira a observar a coerência dos processos.

Ao fechar com uma inspeção de soldagem fora ser uma exigência contratual, aponta total compromisso e responsabilidade para com os trabalhos prestados aos consumidores, o que dá valor ao negócio.

O que faz um inspetor?

O inspetor de soldagem é o profissional qualificado de nível técnico que verifica detalhadamente a qualidade da solda e todos os atributos que possam afetar diretamente a qualidade do serviço.

O inspetor de solda assegura que todas as peças que serão moldadas estão na qualidade ideal, todas nos conformes com todas as normas, leis e procedimentos exigidos e aplicável,

A segurança de total qualidade através do inspetor N1 assegura que está relacionada a inspeção visual da solda, mas vale lembrar que a mesma não está limitada a isso.

O inspetor de soldagem é encarregado por outras atividades, a qual podemos citar a inspeção de todos os consumíveis, a coordenação e acompanhamento do procedimento, a medição da dureza dos aparelhos portáteis, a análise de calibração dos instrumentos de medição e a qualificação dos profissionais que estão envolvidos nesse ramo.

As principais responsabilidades de um inspetor de soldagem

Nesse caso iremos ressaltar os exemplos mais práticos da responsabilidade de um inspetor de soldagem:

  • O inspetor é capaz de segregar um consumível defeituoso antes mesmo de ele ser usado e ocasionar problemas;
  • Pode analisar a produção dos soldadores e garantir que todo o trabalho seja feito dentro das regras estabelecidas;
  • Pode economizar tempo e custo com retrabalhos ou requalificações por causa da utilização de procedimento ou pessoal não qualificado.

Em todos as situações, o inspetor desse processo é importante para apontar problemas relacionados a qualidade e auxiliar a otimizar totalmente a produtividade da empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *