Entenda mais sobre a industrialização

A industrialização faz parte do desenvolvimento social nos mais diferentes cenários do mundo. Cada país tem uma participação em aspectos políticos e econômicos, fechados em blocos ou na comercialização de serviços e produtos que sejam de interesse entre dois ou mais países.

A matéria-prima, a especialização da mão de obra, a instalação de novas máquinas e ferramentas na linha de produção e o mercado consumidor ávido por novidades sempre proporcionou a busca por mercadorias que sejam de interesse comercial, em um ciclo sem fim.

Para isso, a tecnologia foi se aproximando nas tarefas industriais, impactando de forma positiva no desempenho de profissionais, com maior capacitação, segurança e sustentabilidade aplicada na manufatura dos produtos.

A modernização da indústria está acompanhando a expansão da economia globalizada, diminuindo a distância entre conhecimento e fabricação de novos produtos.

A automatização chegou para ficar

O desenvolvimento tecnológico aplicado nas linhas de produção já estão bastante avançadas em relação ao que acontecia até meados dos anos 1990.

Atualmente, a otimização dos processos industriais estão baseados em tecnologias com conceitos relacionados à comunicação globalizada, proporcionada pelo advento da internet.

Esse conhecimento expandiu em diferentes aspectos a forma de se trabalhar e se comunicar, com reflexo entre manutenção e modernização nos modelos de trabalho que eram comuns em outros tempos.

Nos dias atuais, pelo menos quatro equipamentos para automação industrial devem fazer parte de um planta industrial como solução.

Isso deve ocorrer para que a fábrica tenha redução de custos nos processos, evitando desperdício de tempo e matéria-prima, empregando uma logística inteligente e integrada, com reforço da segurança dos colaboradores e, somado a tudo isso, aumento de capital.

São esses equipamentos e estruturas:

  • Projetos personalizados para montagem;
  • Máquinas de testes para avaliação de produtos;
  • Esteiras transportadoras para ganho de produtividade;
  • Monitoramento e rastreamento de informações.

A automação industrial utiliza diferentes tecnologias de comunicação e computação nos mais diferentes ambientes e processos realizados dentro de um espaço dedicado.

A coleta de dados em espaços complexos, geralmente em diferentes regiões geográficas, dão uma amplitude maior de conhecimento e colocação entre as operações realizadas entre os operadores e a máquina, proporcionando maior produtividade e qualidade na mercadoria final.

Investimento no setor permite crescimento mundial

A globalização permitiu que grandes corporações passassem a operar em outras localidades, criando diferentes filiais em países completamente diferentes de idioma, cultura e realidades sociais e econômicas.

Para poder empregar as formas de trabalho de maneira igualitária, foi desenvolvido o CLP atos expert, ou controlador lógico programável, que permite a automatização de máquinas e processos industriais.

Dentre equipamentos eletrônicos digitais, com programas e peças industriais compatíveis com as tarefas realizadas dentro de uma indústria, as peças devem ser operadas por profissionais treinados e capacitados.

Este equipamento atua em diferentes ambientes industriais como os com alto índice de poeira e sujeira, suportando de maneira satisfatória vibrações, ruídos e altas temperaturas.

Por ser bastante flexível, é possível interligar com outros dispositivos de uma fábrica, com execução de processos e programações pré-determinadas, ficando responsável por várias funções, como:

  • Manipulação de dados;
  • Comunicação em rede;
  • Contadores e temporizadores;
  • Relé de pulso.

O investimento em um painel de comando preço é alto, mas com retorno garantido para todo o desenvolvimento e manutenção industrial, pois os equipamentos e programas melhoram o desempenho de todas as atividades relacionadas à indústria.

Tudo funciona com a eletricidade presente

A revolução industrial aconteceu com a implementação das máquinas a vapor, no final do século XVIII, na Europa. Mas foi a eletricidade que permitiu que novas máquinas e ferramentas fizessem parte do cenário industrial até os dias atuais.

Dessa forma, é muito importante que a montagem elétrica industrial seja projetada de maneira segura, eficiente e prática, para que o abastecimento seja abrangente e com qualidade, sem interrupções ou sobrecargas, prejudicando a linha de produção e outros setores de uma fábrica.

Este serviço pode ser terceirizado para uma empresa especializada, para que a segurança patrimonial e dos colaboradores seja garantida.

Os profissionais responsáveis pelo projeto devem ser treinados e capacitados, respeitando as normas regulamentadoras empregadas por agentes fiscalizadores, como a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Desde o quadro de comando eletrico até a distribuição de uma rede de iluminação, tomadas e interruptores, o sistema deve ser composto por materiais apropriados, com fios e cabos que sejam adequados, conforme a necessidade de energia para cada ambiente.

A automação deste setor, em conjunto com o todo, também vai proporcionar segurança aos funcionários, reduzindo de maneira apropriada qualquer risco à saúde e acidentes de trabalho.