Entenda como são usados os objetos para vedação

Os sistemas de vedação são muito importantes, afinal, como o próprio nome diz, eles têm a função de vedar, ou seja, fechar diversos equipamentos e peças.

Eles podem ter os mais diversos tipos de aplicação na indústria, sendo que são cruciais para os equipamentos e instalações em que são utilizados.

Os elementos de vedação garantem o bom funcionamento de equipamentos e peças, porém, é preciso se atentar ao fato de que existem diversos elementos usados para vedações industriais.

Peças para vedação

Os principais elementos para vedação industrial estão listados a seguir:

  • Acoplamentos;
  • Anéis raspadores;
  • Anéis o ring;
  • Coxins;
  • Gaxetas;
  • Retentores;
  • Vedantes especiais.

As gaxetas estão entre os principais elementos vedadores da indústria, sendo que consistem em artefatos que têm a finalidade de realizar a vedação em sistemas pneumáticos e hidráulicos.

De forma completamente automática, funciona através de uma pressão exercida nas paredes dos equipamentos em que são utilizadas.

Há vários tipos de gaxetas existentes, entre elas a gaxeta de borracha, também conhecida como “vedador automático”, devido à sua eficiência e maneira de funcionamento, através de pressão própria.

As gaxetas de borracha são consideradas elementos de vedação alternativa aos O’RINGS, que também se destacam entre elementos de vedação, por terem um alcance maio.

O grande trunfo das gaxetas de borracha está no fato de que elas possuem um desgaste mínimo, aumentando o tempo de necessidade de trocas e manutenções. Isso se dá pelo fato de que a pressão exercida pela gaxeta e a pressão do fluido são proporcionais entre si.

O anel oring, por sua vez, apesar de se destacar entre os elementos vedadores, está entre os mais simples elementos do tipo.

Porém, isso não significa que ele é menos eficiente, já que está também entre os mais versáteis elementos de vedação, o que significa que há possibilidade de aplicação tanto estática, quanto dinâmica.

O anel consiste em um aro composto de elastômero – o que significa que se trata de um anel elastico – que possui uma selagem na interface, criado através da compressão que acontece durante sua montagem, em duas ou mais partes.

Ele promove o bloqueio do fluido a partir da inserção do elastômero no equipamento que, a partir de então, se molda de forma a preencher qualquer irregularidade existente na superfície, criando uma condição conhecido como “folga zero”.

Diferente das gaxetas de borracha, que possuem pressão própria, esses anéis dependem da pressão do equipamento, de maneira que quanto maior a pressão, mais eficiente será a vedação.

Isso porque os elastômeros sofrem a pressão exercida pelo fluido até atingirem seus limites físicos.

Como as peças para vedação são utilizadas?

Um exemplo de como os elementos de vedação estão presentes no nosso dia-a-dia é a geladeira, que tem uma borracha de vedação na sua porta.

A vedação da geladeira tem como finalidade não deixar escapar o frio, que permanece dentro da geladeira, para manter a temperatura apropriada para conservar bem os alimentos dentro do eletrodoméstico.

Essa vedação, se estiver desgastada ou não tiver boa qualidade, pode causar estragos para os alimentos que ficam na parte de dentro, já que com o ar frio escapando, a temperatura aumenta e, assim, não é possível manter uma boa conservação.

Definitivamente, muitas pessoas não sabem como essa borracha pode ser tão importante para uma geladeira.

Mas certamente é necessário dar mais atenção à borracha para geladeira e efetuar a troca corretamente, conforme ela demonstrar sinais de desgaste.

Assim, evitam-se prejuízos maiores, como a perda do conteúdo que está sendo armazenado nela e o aumento do consumo de energia elétrica.

Geladeiras e freezers, indubitavelmente, cumprem um grande papel na conservação de alimentos, evitando levá-los ao estrago mais rápido.

Por isso, os freezers podem ser muito úteis na realização de eventos, como festas de aniversário e pequenas confraternizações.

Pensando nisso, uma boa opção pode ser o aluguel de freezer. É uma opção econômica, já que pode não ser muito vantajoso comprar um freezer somente para um uso pontual.

Esse tipo de serviço geralmente é oferecido por empresas de locação de equipamentos. Antes de contratar tal serviço é recomendado conhecer bem a empresa, para garantir que todas as vantagens de alugar um freezer sejam aproveitadas ao máximo.

Uma boa empresa com certeza tem os melhores equipamentos a oferecer, além de já terem checado anteriormente se a vedação do equipamento está em perfeito funcionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *