Elementos de segurança e otimização da indústria

Os sistemas que funcionam dentro da indústria são bastante complexos e se modificam a depender do setor de atuação. Inclusive, os processos dentro da indústria, que são complexos, têm se atualizado, tornando-se cada vez mais tecnológicos.

Um desses otimizadores é o Sistema de telemetria, que significa um processo tecnológico no qual ocorre a transmissão de dados de modo remoto.

Por meio de seus recursos, é possível realizar tanto a coleta de dados, como medições de modo que os dados sejam processados.

Esse tipo de sistema tem se popularizado dentro do ambiente industrial, expandindo-se para vários setores. Isso porque esse sistema é estratégico para as empresas.

Além disso, para as empresas, a telemetria é importante pela medição de informações que atuam na facilitação do trabalho de operadores, estando presente em vários setores, principalmente para o gerenciamento de frotas.

Por meio desse sistema, é possível ter um controle maior de gastos em relação a vários aspectos. Por exemplo, no caso das frotas, podemos ter uma economia em relação ao consumo de combustível, assim como os períodos de trabalho.

Já para os trabalho desenvolvidos em específico dentro do setor industrial, o sistema de telemetria atua para combater os erros e evitar paradas que afetem o sistema produtivo.

Com isso, a indústria consegue ter uma produção mais ágil e com itens padronizados e, praticamente, sem erros. Isso evita problemas e incoerências técnicas, assim como perdas de material e financeira.

Além desse sistema, outro que é bastante interessante é o de Sistema fixo de combate a incêndio. Sobre ele, falaremos adiante.

Você já ouviu falar em Sistema fixo de combate a incêndio?

O sistema fixo de combate a incêndio é um importante elemento no quesito proteção dentro do ambiente industrial. Esse tipo de sistema é instalado nas edificações, como um processo de segurança, que pode utilizar tanto hidrantes como agentes que extinguem gases.

Além disso, esse sistema apresenta algumas especificações como:

  • Detectar a presença de calor ou fumaça;
  • Estar conectado em uma central que possui alarmes sonoros e visuais;
  • Ser um sistema fixo que ajuda na proteção de incêndios;
  • Possuir elementos que são feitos com alumínio e aço;
  • Possuir uma vedação eficiente.

Além disso, esse sistema conta com a aplicação de mangueiras e elementos que sejam resistentes ao calor, fumaça e até mesmo ao fogo.

Todas essas mangueiras e suas respectivas aplicações seguem padrões e normas técnicas de segurança. Além disso, é possível instalar outros materiais como porta corta-fogo além de um sistema de iluminação.

Os diversos sensores que podem estar dentro da indústria

Como vários sistemas são utilizados dentro da indústria, vale a pena citar sobre o uso dos sensores. Um deles é o sensor óptico reflexivo.

Esse tipo de sensor é considerado um componente eletrônico que possui um sistema de infravermelho que é refletido. Além disso, existe a presença de um LED emissor e um fototransistor.

Nesse cenário, se um objeto se aproximar o sensor, essa luz é ativada, garantindo segurança e eficiência nos serviços. Além disso, seus campos de atuação são maiores, podendo ser extremamente eficiente.

Com esse sensor, os procedimentos industriais conseguem detectar problemas e possíveis obstáculos presentes no sistema. Sua aplicação é mais intensificada em meio de plataformas que são microcontroladas.

Diante dessas informações, é possível concluir que o sensor óptico, independentemente do seu segmento, vem sendo muito utilizado dentro dos ambientes industriais.

Esses sensores são bastante sensíveis e eficientes na detecção de materiais necessários ou até mesmo no alerta de algum erro ou interrupção da linha de produção.

Um tipo de sensor bastante interessante é o sensor fibra optica que é indicado para detectar objetos considerados como pequenos, assim como peças que tenham difícil acesso, áreas difíceis e, ainda, para marcar cores.

Além disso, esse cabo pode ser muito utilizado no sistema de detecção, além de sensibilidade de modo distante ou remoto. Vale destacar que existem vários modelos desse tipo de sensor, que são produzidos e utilizados dentro do ambiente industrial.

Nesse sentido, existem sensores específicos que conseguem detectar ações tanto de proximidade como de distância, a depender de qual seja a necessidade naquele momento.

Para se ter uma ideia, um sensor optico distancia é utilizado para verificar o deslocamento dos objetos por um período de tempo ou de distância. O controle dos objetos ocorre de forma objetiva e é um processo otimizado, no qual ocorre redução de custos e do tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *