Dúvidas comuns em relação às pequenas peças industriais

O ambiente industrial é um dos maiores do mundo, e em nosso país esse título não seria diferente. Ou seja, é um dos maiores do país, juntamente com o automotivo e o agronegócio, que lideram o mercado.

Essa popularidade não é à toa, pois é um dos segmentos que mais produz para toda a população, seja ela qual for. Tudo o que compramos é relacionado à indústria, sejam nossas roupas ou nossos transportes.

Assim é possível fazer com que esse meio gere empregos e fabrique muito, além disso, que tenha peças diferenciadas para o funcionamento da cada ferramenta específica e diferenciada que ela possui.

E para que você conheça um pouco mais desse universo, principalmente dessas pequenas indústrias, acompanhe este texto, pois iremos explicar o funcionamento de algumas e te ajudar a entender a grandiosidade destas.

Flange

Primeiramente iremos falar sobre o flange cego. Flange é um tipo de elemento que faz a união de dois tipos de sistema de tubulações, fazendo com que eles possam ser desmontados de uma forma não destrutiva.

Eles são sempre feitos em duplas e, geralmente, são presos em parafusos para que sua superfície de contato possa ter força de compressão, fazendo com que a conexão seja vedada de forma positiva.

Já o flange cego é:

  • Uma tubulação;
  • Não possui um furo no meio;
  • Fechar extremidade das tubulações;
  • Fecha válvulas e bombas;
  • Trava fluídos;
  • São usados em final de linha;
  • Usados em seções flangeadas;
  • Entre outros.

Além disso, esse flange chamado de cego permite que sua linha seja limpa, possibilita a continuação deste e faz também a inspeção do flange.

Mas além dele, também podem ter mais uma na lista, que é a utilização para fácil acesso à linha, justamente porque ele é selado e aguenta tanto pressões como temperaturas bem fortes e extremas.

Ou seja, é um grande aliado quando pensamos na relação entre indústria, máquinas e peças que podem fazer a diferença, principalmente, em outros elementos que podem ser combinadas e ajudados por ele.

Válvulas

Agora iremos falar sobre válvula, dispositivos que fazem com que tubulações e outros tipos de elementos tenham seus fluídos e afins regulados de uma forma mais mecânica, inteligente e facilitada.

Principalmente quando falar da angular. Ela é um tipo de objeto que regula todo o fluído que é usado em sistemas hidráulicos e encanamentos, assim como acabamos de explicar. Possui entradas e saída que são alinhadas umas às outras e a maioria é de 90 graus.

A válvula angular e suas portas de saída podem ser conectadas para que realização e a ligação de tubos de aço ou ferro possa ter acessórios de compressão e ligação para tubos de cobre relacionados.

Quando essa valvula é usada para fechamento de encanamentos residenciais, ela pode ser chamada de válvula angular, ou mais conhecida como registro.

Enfim, nela há dois tipos de mecanismos que são usados nas angulares. Um é o de compressão que tem uma haste juntamente com uma rosca, que faz pressão em um diafragma contra a base para o fluxo do fluído e a de gás, que é girada no sentido anti-horário com movimento inverso.

Engrenagens

engrenagem helicoidal é um dos tipos mais usados hoje em dia. Essas engrenagens são feitas com pontos em outra posição.

Ou seja, ela ganha um formato de hélice, e seus dentes são colocados de modo transversal, fazendo com que essa engrenagem funcione corretamente. Além disso é muito silenciosa e útil para o sistema industrial.

Ela costuma ser utilizada de forma fixa e faz a transmissão de rotações altas. Assim possui força, aliás, tanta força que precisa de rolamentos e mancais para que não tenha fricção com outras peças e consigo mesmas.

Rolamentos

Por último abordaremos um pouco sobre o rolamento e todo o seu desempenho, também muito procurado pela indústria. Ele é um tipo de peça que ajuda a reduzir as fricções de materiais, como acabamos de citar.

Transferem todo o movimento para seu corpo e suportam, além de guiar, os componentes que estão girando. Além disso, esse tipo de material redutor ainda transmite toda a força necessária para que seja possível o funcionamento correto das máquinas.

Enfim, essas foram as dúvidas que pudemos sanar sobre todos os tipos de pequenas peças industriais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *