Fique por dentro dos detalhes sobre o maquinário industrial

No âmbito industrial, existem inúmeros equipamentos fundamentais que atuam na produção direta ou indireta de produtos, destinados a vários setores, como o farmacêutico, alimentício, dentre outros.

Entretanto, muitos não conhecem sobre o maquinário industrial, este que se faz presente na vida de inúmeras pessoas e que alavanca a economia de maneira disparada.

Equipamentos como a caldeira industrial, por exemplo, são itens importantíssimos e que auxiliam na produtividade das empresas.

Por essa razão, produzimos este conteúdo com as principais máquinas que fazem parte do setor industrial. Continue com a leitura logo abaixo.

Esteiras industriais

Um dos equipamentos indispensáveis para qualquer setor industrial é a esteira, especialmente nas linhas de produção.

Em poucas palavras, o maquinário realiza o transporte de produtos de um polo a outro.

Em suma, a esteira aguenta grandes cargas que precisam ser deslocadas dentro do chão de fábrica.

Trabalhos esses que não podem ser feitos por mãos humanas, especialmente para evitar desgastes e acidentes.

Além disso, as esteiras são mais rápidas, tornando cada processo muito mais produtivo frente aos demais métodos de transporte.

É por isso que essa é uma ferramenta indispensável para qualquer fábrica ou empresa, uma vez que apresenta diversas vantagens para quem necessita de transporte de qualidade. Veja algumas delas:

  • Economia de tempo;

  • Transporte seguro de materiais;

  • Agilidade e eficiência nos processos produtivos;

  • Redução da carga de trabalho dos colaboradores.

Existem diferentes modelos de esteiras disponíveis para atividades e finalidades distintas.

Ou seja, o maquinário é fabricado em tamanhos, capacidades e tudo que o seja ideal para a necessidade da indústria.

Além do mais, na hora da aquisição, o gestor precisa ficar atento à qualidade da borracha que compõe a correia da esteira, pois o item é responsável pela adequação do material a ser transportado, garantindo, assim, mais segurança em cada transporte.

Caldeiras

Em poucas palavras, a caldeira é um enorme tanque onde o líquido passa por um processo de aquecimento, formando uma espécie de fluido vaporizado que serve para inúmeros procedimentos de aquecimento dentro das fábricas.

O material que compõe a caldeira, na maioria dos casos, é o aço ou ferro fundido. A fonte de calor para uma caldeira é conhecida como combustão de qualquer dos combustíveis, podendo ser madeira, petróleo, carvão ou gás natural.

Para lidar com o vapor quente que sai das caldeiras industriais, o cobre ou o latão podem ser usados em caldeiras de menor porte incluindo na manutenção do maquinário.

As caldeiras seguem a adequação nr 13, que determina a segurança dos operadores durante o uso da máquina.

O que a NR 13 determina?

A Norma Regulamentadora 13 estabelece requisitos mínimos para garantir a segurança e saúde dos operadores industriais.

E para obter tal resultado, assim como o bom resultado de todas as aplicações, a nr 13 determina que a norma se aplique a:

  • Todos os equipamentos enquadrados como caldeiras;

  • Vasos de pressão que contenham fluidos da classe A;

  • Recipientes móveis com P.V. superior a 8 com fluido de classe A;

  • Vasos de pressão com produto P.V. superior a 8;

  • Tubulações ou sistemas de tubulações interligados ao maquinário;

  • Entre outros.

Portanto, é muito importante que as fábricas e grandes indústrias mantenham a atenção voltada à segurança e autonomia, de acordo com o que determina a NR 13.

Refrigeração industrial

Muitas pessoas não entendem a importância do sistema de chiller ar condicionado frente aos processos industriais.

Este tipo de maquinário não atua diretamente na produção de produtos, mas atua na proteção de todas as máquinas presentes em um determinado espaço.

Para ter uma ideia, esse tipo de aparato ajuda a manter a temperatura das máquinas industriais, inviabilizando gastos com manutenção devido às falhas e erros de componentes.

A ausência de um sistema e refrigeração pode fazer com que os aparelhos superaqueça, principalmente durante as épocas mais calorosas do ano.

Ainda assim, os equipamentos refrigeradores para a indústria evitam que os profissionais tenham insolação, náuseas, tonturas e demais complicações em decorrência do excesso de luz solar.

Sendo assim, embora não seja uma máquina com ligação direta na produção industrial, o ar condicionado, no geral, pode fazer toda a diferença ante ao bom funcionamento da indústria.

Portanto, estes são os principais detalhes sobre o maquinário industrial, itens fundamentais e que fazem parte da vida de muitas pessoas, seja no trabalho, em casa ou na rua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *