Detalhes para realizar a manutenção de equipamentos industriais

Quando um equipamento do ambiente industrial necessita de reparos, que é bem recorrente, é necessário tomar algumas medidas e precauções para que isso seja feito da melhor forma possível.

Todos os envolvidos deverão usar equipamentos de segurança e antes disso até, irão receber treinamentos e entender como usar cada um desse equipamentos para que servem e porque são tão importantes.

Isso se deve, ao de esse tipo de local possuir elementos corrosivos, fluídos que podem causar algum tipo de acidente, como também as máquinas podem prender ou machucar algum membro se não forem bem arrumadas. Ou seja, somente profissionais especializados e bem equipados podem fazer essas manutenções.

Para que você possa entender um pouco mais sobre o funcionamento desse tipo de trabalho, iremos explicar quais o os elementos de proteção e também alguns serviços de reparos que devem ser utilizados.

EPI’s – Equipamentos de proteção individual

O EPI’s é um serviço que engloba dispositivos e produtos de uso individual que deve ser utilizado pelo trabalhador quando ele se destina a trabalho de grandes riscos, como em alturas, com produtos químicos e tóxicos, entre outros.

Ou seja, esses equipamentos que vão desde uma botina até um macacão, asseguram a proteção máxima do trabalhador além de proporcionar maior conforto no desenvolver de suas funções.

Esse equipamento deve ser usado somente quando realmente não for mais possível tomar algumas medidas que eliminam os riscos do local em que o funcionário irá desenvolver a sua função.

Dessa maneira, quando um local como o topo de um prédio já possuir andaimes e todos os outros métodos de proteção, mas ainda é preciso assegurara segurança e integridade de um colaborador, como o risco de queda, o EPI entra em ação.

Para que esse serviço funcione corretamente, há uma norma regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que obriga a empresa a fornecer de forma gratuita e em perfeito estado todos os elementos de proteção que o trabalhador irá necessitar naquele ambiente.

Lembrando que cada função exigirá um equipamento ou grupo de itens específicos, ou seja, a proteção será adequada com o cargo e função e risco existente no serviço executado.

De maneira geral, os equipamentos previstos são:

  • Protetores auriculares e abafadores de ruídos;
  • Óculos e viseiras;
  • Capacetes;
  • Máscaras;
  • Sapato epi;
  • Luvas;
  • Cinto de segurança;
  • Macacões.

Todos esses equipamentos são essenciais para a proteção e também para agregar saúde, bem-estar e integridade para os funcionários que trabalharão naquele ambiente industrial.

Serviços que necessitam de EPI’s

Um tipo de reparo muito comum na indústria, que necessita do uso de equipamentos de proteção para garantir a integridade do operador é o rebobinamento de motores.

Esse método é usado quando os motores elétricos começam a apresentar algum tipo de defeito, seja pelo alto uso, problemas nas bobinas, curto-circuito, ferrugem ou qualquer outra desavença.

Esse é um tipo de alternativa que ajuda a consertar o motor, fazendo com que ele volte com sua eficácia, resistência e bom funcionamento, assim como era em seu início.

Ele pode ser feito em um motor monofásico, ou qualquer outra tipificação de modelo semelhante. O rebobinamento será feito a partir de diversos materiais e ferramentas de alta qualidade.

Primeiramente o motor será desmontado, limpo e seu defeito será analisado.

Assim que o problema for identificado, será ajustado conforme a indicação do especialista da área e, após isso, será reintegrado ao maquinário e colocado para funcionar novamente.

Por último, mas não menos importante, iremos falar também sobre a manutenção de ponte rolante.

Assim como o motor, ela possui diversos tipos de peças que podem machucar ou causar algum estrago e por isso luvas devem ser usadas, além das botas e outros itens de segurança.

Muito requisitado, esse serviço deverá ser solicitado quando a ponte parar de funcionar ou apresentar lerdeza e movimentos diferenciados. Para que ela passe por uma manutenção um plano deve ser traçado e ela irá paralisar seus serviços por um período de tempo.

Mas, assim como os motores, depois de ajustada e limpa, ela irá voltar como se fosse o seu primeiro dia, nova em folha e pronta para funcionar por muitos anos.

Mas lembre-se, sempre que esse materiais precisarem de manutenção, além da constante vistoria, é necessário buscar por profissionais reconhecidos. A vistoria também é necessária, pois desleixar com o cuidado dos itens pode fazer com que eles venham a quebrar pelo mau uso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *