Detalhes importantes relacionado aos medidores

Encontrados em diversas categorias, os medidores ganham muita importância na indústria porque oferecem resultados efetivos quando o assunto é a utilização de inúmeros recursos como água e gás em máquinas.

Eles auxiliam no bom funcionamento desses processos e evitam riscos para a segurança, calculando e coordenando o fluxo de características químicas como pH e condutividade ou físicas, como:

  • Fluxo;

  • Temperatura;

  • Vazão;

  • Velocidade;

  • Pressão;

  • Força.

Essa preocupação com a medição garante resultados positivos e competitivos. No mercado, são inúmeros os tipos de aparelhos que ajudam nesse processo:

Medidor de pressão

A medição e controle de pressão é considerada a variável mais utilizada na indústria de controle de processos nos mais diversos segmentos e setores.

Além disso, por meio da pressão é possível inferir uma série de outras variáveis como nível, volume, vazão e densidade, comprovando sua importância.

medidor de pressão é um dispositivo de medição que determina a pressão de um gás comprimido ou mesmo de um líquido.

Esse elemento é amplamente utilizado ao redor do mundo para tarefas que variam entre a verificação de pressão dos pneus em um carro durante uma revisão para viagem, até o monitoramento de pressão de vários sistemas internos em uma usina de energia nuclear.

No mercado é possível encontrar diferentes estilos de medidores de pressão disponíveis, projetados para diversos objetivos e setores.

Assim como outros dispositivos de cálculo, esse aparelho precisa estar sempre calibrado para confirmar sua eficácia, principalmente quando utilizados em operações sensíveis.

Alguns medidores podem, inclusive, ser ligados a painéis indicadores remotos que alertarão as pessoas responsáveis quando acontecer algum problema no aparelho.

Muitos veículos modernos, por exemplo, possuem medidores de pressão acoplados aos pneus que servem para alertar os motoristas quando há um problema relacionado à pressão, eliminando a necessidade do medidor manual.

Medidor de vazão

Um Medidor de vazão é utilizado para determinar a quantidade de líquidos, gases e sólidos que passam por um local específico em um intervalo determinado de tempo.

O número de vazão, portanto, é dado por meio de unidade de volume ou massa dividida pela unidade de tempo.

Esclarecendo: uma medição de vazão pode ser determinada em diferentes unidades de tempo, como por exemplo: litros/min, m³/hora, galões/min, kg/hora etc.

Em diversos processos industriais, esse tipo de medidor é um fator fundamental. Afinal, sem ele, a vazão não poderia ser controlada e operada de maneira correta, eficaz e, principalmente, segura.

Processo como controle de recebimento de gás ou ainda obter a precisão na finalização de processos de mistura são alguns exemplos de procedimentos industriais que fazem a presença do medidor de vazão imprescindível.

Medidor de pH

O medidor de pH é o aparelho que mede o potencial hidrogênico, um índice que indica os níveis de neutralidade, acidez ou alcalinidade de soluções.

É muito conhecido pelo uso em análises e tratamento de água. O Medidor de ph digital tem, entre suas vantagens, uma leitura mais fácil.

Além de também poder ser encontrado o aparelho analógico, há no mercado versões de bolso, portáteis ou de bancada do instrumento. O uso de cada tipo dependerá da finalidade para a qual ele está destinado.

Válvula de expansão termostática

Termodinâmica é o ramo da física que investiga tanto as leis quanto os processos que regem as relações entre calor, trabalho e outras formas de transformações de energia.

Dentro desse contexto, a expansão ou contração de gases, por exemplo, também são estudados.

O entendimento dessa vertente de estudo impulsionado pela 1ª Revolução Industrial deu origem aos motores e refrigeradores que temos acesso hoje.

Ou seja, a transformação de energia térmica em trabalho, configurando como importante teoria para motores de carros, caminhões etc.

A regulação da injeção de líquido refrigerante em evaporadores é atribuição da Válvula de Expansão Termostática. A injeção é controlada pelo superaquecimento do refrigerante.

No mercado é possível encontrar uma enorme gama de modelos, projetadas para diferentes aplicações. No geral, elas são fornecidas com conexões rosca, solda cobre ou ainda conexões bimetal aço inoxidável ou cobre.

Tem sido comum em praticamente todos os fabricantes de ar condicionado tipo slipt a utilização dessa válvula para regular a taxa de alimentação de refrigerante para o vapor.

Os medidores são itens fundamentais para a indústria e para o desenvolvimento cotidiano, auxiliando na produção e na melhoria em geral da vida das pessoas.

São equipamentos que conferem a certo controle do ser humano, o que garante novas adaptações para determinados fins, independente até mesmo do que medem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *