Detalhes importantes para a construção de uma indústria

A engenharia civil é área responsável pelo projeto, construção e manutenção de todos os tipos de obras e infraestruturas eu existem em uma sociedade. Essas construções envolvem desde pequenas casas até construção de pontes, usinas geradoras de energia e indústrias.

Ou seja, independente do porte da obra, seja ela grande ou pequena, os engenheiros civis são os profissionais que têm a responsabilidade de projetá-las e executá-las. Mesmo na antiguidade, sem possuírem o conhecimento, as técnicas e a tecnologia de hoje, os seres humanos já realizavam construções para se abrigarem, por meio da utilização dos elementos naturais eu existiam à sua disposição.

No entanto, como tudo evolui, as estruturas foram se tornando cada vez mais complexas com o passar dos anos.

Estudos possibilitaram que engenheiros civis conseguissem estimar as dimensões de uma obra, a resistência dos materiais, como ferro e cimento e tudo isso possibilitou um avanço nas construções, o que engloba as construções industriais.

Para que servem as telas de sombreamento

As telas de sombreamento, também conhecida como sombrite, possui como principal função proteger as plantas contra o sol.

Contudo, como existem diversos tipos de fios em porcentagem diferentes de filtragem, elas também podem ser utilizadas nas construções civis e em estacionamentos.

A tela de sombreamento recebe a sua classificação conforme a proteção da luz que oferece. Assim, se um sombrite é de quarenta por cento, isso significa que apenas sessenta por cento dos raios solares não são filtrados.

É muito comum encontrar uma tela de sombreamento em viveiros de luz, pois, apesar das mudas necessitarem de receber luz solar, ela não pode ser em excesso, para que não atrapalhe o desenvolvimento das plantas.

O perfil U também é um tipo de material muito usado em construções civis.

Telhas galvanizadas

A telha galvanizada recebe esse nome porque a chapa de aço passa por um processo químico eu evita a corrosão. Entre os seus principais benefícios, estão:

  • Excelente custo-benefício;
  • Rápida instalação;
  • Conforto térmico;
  • Baixa necessidade de manutenção.

Além disso, esse tipo de telha possui fácil adaptação a qualquer projeto, já que é confeccionada sob medida seguindo às necessidades específicas daquela obra.

Existem diversos modelos de telhas, como as pré e pós-pintadas, sanduíches, calandradas, multidobras, perfuradas, telha forro e metálicas simples.

Elas também podem ser classificadas conforme seu formato, que pode ser trapezoidal e ondulado. A escolha do melhor tipo de telha deve ser feita com base no estilo da obra e de acordo com o gosto pessoal do cliente.

A telha termoácustica, também conhecida como sanduíche, é preenchida por um material isolante e é indicada para coberturas que necessitam de controle térmico e acústico.

As telhas pré-pintada possuem bobinas de aço que são pintadas primeiro, antes de serem conformadas em telhas. Elas recebem uma camada de um ‘primer’ epóxi, depois recebem a pintura de acabamento.

Por serem vendidas em várias cores, apresentam vantagens estéticas aliadas à boa durabilidade e fácil manutenção. Enquanto isso, nos pós-pintados, a cor é aplicada apenas depois de ser feita a fabricação da telha.

A telha ondulada é fabricada com aço galvalume, galvanizado e pré-pintado e seu principal uso é para coberturas e fechamentos laterais, sendo muito indicada para projetos que precisam de durabilidade e resistência mecânica.

A telha Calandrada é muito utilizada em coberturas em arco e fechamentos laterais de estabelecimentos industriais e comerciais.

Já a telha multidobra é formada por vincos próximos em sua extensão, que criam ângulos e fazem com que se adequem perfeitamente as necessidades de cada projeto.

Como construir um galpão industrial

A construção de galpões industriais vêm se tornando cada vez mais comum. Isso porque eles fazem parte da maioria das obras.

No passado, só as obras de grande porte possuíam galpões industriais, mas, com a redução do custo das estruturas metálicas, as construções de menor porte também passaram a utilizá-los.

Residências, oficinas, indústrias e outros tipos de obra podem ter um galpão industrial.

As cantoneiras, por exemplo, são muito utilizadas nas construções metálicas, inclusive na construção de galpões industriais. Elas são peças em forma de L, ou seja, duas peças que formam um ângulo de noventa graus e se adaptam facilmente nos cantos e quinas de paredes. Eles também servem como apoio para prateleiras.

Normalmente, são bem leves e bem resistentes a trações e compressões, sendo que o principal material pelo qual elas são feitas é ferro cantoneira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *