Descubra tudo sobre medidor de vazão

Um medidor de vazão é muito utilizado nos processos industriais em geral e se faz necessário, pois é através de um medidor que se controla os fluxos de massa envolvidos nas operações, apontando a quantidade e qualidade dos líquidos, gases e sólidos que atravessam toda a tubulação de um equipamento industrial. Esse medidor se faz útil e necessário se bem instalado e com a devida manutenção.

São vários modelos para atividades diversas, então se faz importante conhecer qual a real funcionalidade de cada um, para não correr o risco de colocar um aparelho inapropriado para a atividade da empresa.
Esse texto visa trazer algumas informações sobre um medidor de vazão que talvez você não conheça.

São vários os tipos de medidores e é importante conhecê-los para identificar qual deles se identifica melhor com a sua empresa e ramo de atuação. Dentre os tipos, é importante se aprofundar melhor sobre a função e importância de um medidor de vazão de ar. Esse terá a função de analisar o fluxo de ar que entra ou sai de uma máquina, de uma tubulação ou de um circuito inteiro de uma indústria. Com esse aparelho é possível medir a pressão, fluxo e velocidade do ar, permitindo detectar vazamentos mínimos com alta precisão. Funciona bem em tubulações de ar e indústrias alimentícias, por exemplo, onde são instalados sensores em todo o circuito para maiores e amplas faixas de medição.

Importante também saber sobre a calibração de medidores de vazão

A calibração de medidores de vazão é feita de forma frequente e correta permite que o usuário identifique erros de forma mais precisa e, consequentemente, um diagnóstico mais assertivo, podendo em alguns casos, até mesmo, apontar se certa máquina deve ou não continuar em uso.

Portanto, o medidor de vazão precisa estar em constante manutenção para maior efetividade e precisão, evitando assim, custos desnecessários e, consequentemente, apresentando uma maior produtividade. Quanto menos falhas, menos tempo perdido com pausas para manutenção, por exemplo.

Outra função importante é o medidor de pressão contido nesses aparelhos. Esse tem a finalidade de mensurar a pressão de um gás ou um líquido, por exemplo. Fabricado de forma simples, pode conter mercúrio em sua composição nos métodos mais antigos e tradicionais ou dependendo do fabricante, a forma de medição é digital. Esse é mais moderno: compara o peso dos líquidos e gases em duas pressões diferentes que são determinadas através da configuração do medidor, ampliando a capacidade de leitura e precisão na identificação de problemas (vazamentos). Aqui, o princípio de medição independe das características físicas do produto ou da sua vazão, isso é, se é mais densa ou líquida, por exemplo.

É necessário saber também sobre o sensor de nível de água. Esse é responsável pelo monitoramento da quantidade de água em um equipamento, nível de tanques ou reservatórios em geral. O sensor de nível de água eletrônico é uma boa opção, cada vez mais usado pelas indústrias e até por complexos residenciais, principalmente quando falamos de sustentabilidade. Hoje em dia, muitos condomínios residenciais trabalham com reuso de água de chuva, e o sensor de nível de água acabou se tornando necessário e eficaz.

O sensor de nível de água pode promover praticidade

A instalação desse sensor torna a medição muito mais prática, pois caso a indústria, empresa ou condomínio não possua um, o controle deverá ser feito de forma manual, retirando a tampa do reservatório, de tempo em tempo, para checar o nível de água.

O medidor de vazão mássico é um medidor extremamente importante quando falamos de exatidão e precisão para medição de qualquer fluído, mas principalmente de líquidos e gases muito utilizados em processos industriais e químicos, porém menos conhecido e entendido. Importante saber que a medição aqui é por massa ou volume, como por exemplo, perda de calor e interferência na queda de pressão. Esse medidor não possui partes móveis, portanto é ideal para grandes tubulações industriais com diferentes aplicações ou de diferentes áreas da indústria.

Um diferencial aqui é que, mais precisamente, é permitido ter uma medição universal para líquidos e gases. Em uma mesma medição é possível verificar a vazão mássica, densidade, temperatura e viscosidade do princípio industrial analisado.

É uma medição direta da vazão ou velocidade mássica, sem a necessidade de corrigir pressão ou temperatura, indicado para empresas que vislumbram confiabilidade e economia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *