Entenda como está a demanda de usinagem de plástico atualmente

Houve um grande aumento na indústria do plástico, com uma demanda de produção em usinagem de plástico maior do que nos anos anteriores, apesar da crise econômica que o país se encontram. O plástico é um material que está presente em toda a cadeia produtiva do mercado atual, graças a sua versatilidade tanto em função, quanto em composição.

O plástico é um material muito diversificado que pode ser usado em diversas funções e está presente em praticamente 80% do que consumimos diariamente, seja em objetos que passam despercebidos, como as embalagens de algo que comemos e logo descartamos, passando por artigos que usamos diariamente como copos e potes, e até marcando presença em partes dos veículos.

O Plástico consiste em uma variedade de materiais orgânicos, semi sintéticos ou sintéticos sólidos, que são moldáveis em quase qualquer forma, o que os torna um dos materiais mais comumente utilizados do planeta.

Entenda como funciona a produção de materiais

A produção de materiais de plástico pode ocorrer de diversas formas, dois dos métodos mais comuns são os processos de fundição, onde a resina do plástico já derretido é inserida em um molde que depois é removido quando a resina endurece e se torna sólida; e o processo de injeção, onde a premissa é a mesma que o modelo anterior, porém há uma maior aplicação de pressão no processo onde a resina é inserida.

Quando esses meios tradicionais de moldagem não compensam ou há algum defeito no produto final causado pelo molde, que por sua vez, precisa ser corrigido é utilizada a Usinagem de plástico, um processo onde uma ferramenta de corte é usada para dar forma em um produto bruto.

Além de serem extremamente precisas, as máquinas de usinagem são uma vantagem por produzir diversos produtos em uma escala muito grande. Quando falamos de Usinagem de plásticos devemos lembrar os pontos a seguir:

  • A ferramenta utilizada tem que ter um alto poder de corte;
  • Tem de haver uma folga adequada para a ferramenta;
  • As propriedades térmicas e físicas do material podem resultar em instabilidade durante o processo;
  • Deve-se minimizar o acúmulo do calor sempre que possível com ajuda de fluidos específicos;
  • É recomendada uma alta velocidade da ferramenta e uma lenta alimentação do material;
  • Cada material deve ter o seu parâmetro de regulagem específica na máquina, respeitando as suas variações de
  • módulo de elasticidade e resistência térmica.

Outros tipos de plástico

As variações nos tipos de plástico os tornam incrivelmente versáteis ajustando a sua composição para melhor adequar aos fins necessários.

Um dos tipos de plástico mais usados devido a sua grande versatilidade é o policarbonato ou Plástico pc, por possuir incrível semelhança com o vidro e ter característica termoplástica (ou seja, moldáveis quando aquecidos), incolor e transparente.

Porém se torna uma melhor opção por ser reciclável e assim, contribuir com o meio ambiente melhor do que o vidro.

Por ser mais resistente ao impacto, é usado na fabricação de objetos que necessitam de certa durabilidade como faróis de carro, lentes de óculos, cobertura, toldos e etc.

Outro tipo de plástico muito comum no mercado atual é o PVC ou policloreto de polivinila, que é o segundo mais utilizado no mundo, atrás apenas do Polietileno. Além de ser muito barato por não ser formada a base de petróleo, não está suscetível às mudanças de preço no mercado.

Também tem a vantagem de não ser um bom combustível como os derivados de petróleo e ótima disponibilidade em ampla gama de propriedades (do PVC flexível ao rígido),

Além disso, é altamente resistente à químicas; atóxico e inerte; sua grande resistência a ação de fungos, bactérias, insetos e roedores; possui um bom isolante térmico; elétrico e acústico; não propaga chamas; impermeabilidade a gases e líquidos e longa vida útil.

Uma das utilizações mais comuns para o PVC no nosso cotidiano é a Canaleta, que nada mais é do que um ducto de plástico ou metal que pode ser utilizado tanto para a passagem de cabos elétricos ,comunicações ou ainda, como calhas para o escorrimento da água.

Houve um grande aumento na procura das Canaletas de pvc por conta da aparelhagem eletrônica nas casas, já que por ser um material isolante elétrico, há uma grande procura desse material para organização dos fios de aparelhagem interna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *