De olho na indústria e seus componentes

Ao observarmos os elementos que usamos no nosso cotidiano é possível identificar que grande parte destes passaram em maior ou menor grau por um processo de produção industrial. Este processo visou a transformação de uma matéria-prima em um produto comercializado.

No entanto, para que as indústrias conseguissem manter todo esse processo funcionando, foi necessário o desenvolvimento de uma estratégia e também de um ambiente industrial que agrega os mais diferentes valores e equipamentos como as cabines primarias para uma melhor distribuição da energia, o uso de empilhadeiras para gestão dos galpões, entre muitos outros processos.

Neste artigo abordaremos alguns elementos que são importantes e fundamentais dentro de uma fábrica, seja ela dos mais diferentes setores, do petroquímico ao alimentício, garantindo a qualidade, a eficiência e também a segurança.

Os resfriadores industriais e seus usos

Uma indústria atua diretamente com muitas máquinas e ferramentas de modo que o ambiente fica com a temperatura elevada.

Para que essa temperatura não venha ser prejudicial aos trabalhadores e também as próprias máquinas, as fábricas tiveram que desenvolver um sistema com um equipamentos conhecido como resfriador de ambiente ou resfriador industrial.

Os resfriadores industriais atuam no sentido de melhorar a temperatura do ambiente, fazendo com que o ar seja otimizado e sua qualidade seja aumentada.

Pode ser aplicadas em diferentes ambientes, tanto internos como externos, além das indústrias, como:

  • Eventos;
  • Comércios;
  • Academias;
  • Galpões.

Os resfriadores de ar possuem muitas características como a eliminação de impurezas, eliminação de odores e fumaças, umidificação e filtração do ar e também a renovação total do ar ambiente.

Uma grande vantagem do uso do resfriador de ar industrial e que enquanto faz isso não apresenta nebulização.

A grande vantagem do resfriador de ar é que este oferece um benefício de baixo custo se compararmos com o ar-condicionado, necessitando menos de manutenção da máquina, porque não possuem compressores, condensadores e circuitos de alta pressão.

Além do mais, os resfriadores trazem uma economia de até 95% mais econômico do que o ar-condicionado, tanto em relação a manutenção como em consumo de energia.

Por isso, que para um bom funcionamento de todas as máquinas é necessário também a instalação de uma cabine primária para melhor desempenho energético.

Abaixo falaremos sobre outro processo industrial conhecido como solda de materiais metálicos e as características de suas máquinas.

As soldagens da indústria

Outro processo importante para a indústria é o uso das soldagens industriais, que objetiva a junção de duas peças de metal por meio de um processo de calor, gerando a fusão desses materiais.

Assim, há muitas formas de soldagem, porém, com dois tipos de máquinas principais, a conhecida com transformador de solda e a inversora.

A transformadora de solda é a mais tradicional e mais antiga, são muito eficientes, porém, são pesadas, fazem muito barulho e também atuam somente com um tipo de eletrodo.

Já a inversora de solda possui a mesma função, mas com um funcionamento mais moderno, mais compacto, trazendo maior praticidade no serviço.

As inversoras de solda são ideais para soldagem de estruturas leves, montagens gerais e também o uso em serralherias diversas.

Diferentemente das transformadoras, as inversoras de solda pesam em torno de 14 kg, em comparação com a transformadora que pesam em média 30 kg.

Essa qualidade das inversoras acontece porque elas usam placas eletrônicas, fazendo com que o equipamento fique mais leve, e além do mais gerando baixo consumo de energia. As inversoras também contam com engate rápido, podendo ser usado em locais em que o acesso seja difícil.

Assim o conversor de solda e seus modelos são muito importantes dentro da indústria para os mais variados produtos como os tubos metálicos e seus mais diferentes modelos.

Manutenção industrial

Por fim, devemos falar de forma bastante série e adequada sobre as manutenções industriais e seu papel dentro das fábricas. Como sabemos ela é muito importante para que as máquinas como os resfriadores e as de solda funcionem por um período longo de tempo.

Essas manutenções devem ser preventivas, isto é, atuar frente a um programa de revisões, de modo que as máquinas tenham peças desgastadas trocadas, engrenagens funcionando e também peças lubrificadas, permitindo um bom desempenho.

Com esses aspectos é possível desenvolver uma fábrica com um bom desempenho, qualidade e com grandes níveis de segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *