Curiosidades sobre os modelos de tubos e engates

As válvulas de engate rápido são utilizadas em mangueiras e conexões hidráulicas de alta pressão com o intuito de controlar e bloquear o fluxo de diversos agentes químicos. Elas podem ainda ser usadas em diversos setores industriais como metalúrgicas, indústrias petroquímicas e químicas.

Além de possuir versatilidade, esse item possui algumas vantagens como o aumento da vida útil do produto, a facilidade durante seu manuseio e engate rápido e prático. Características essas que fazem com que não seja necessário o auxílio de outros equipamentos.

No entanto, vale destacar que é importante que se dê a devida atenção à pressão de trabalho utilizada no circuito e sempre verificar se está dentro dos padrões recomendados de cada tipo de válvula adquirida.

Tipos de engate

engate rápido para ar comprimido é um item comumente usado em hospitais ou indústrias. Ele tem como principal função a vedação de fluidos do ar para que não ocorra a perda de potência nos sistemas em que se faz uso de ar comprimido.

O engate apresenta diversos benefícios aos seus utilizadores, o que resulta na preferência de seus consumidores.

Entre suas vantagens estão o menor consumo de energia em detrimento ao maior rendimento apresentado em sua utilização; melhor vedação e fechamento, por conta de sua ergonomia; maior facilidade de manuseio, o que diminui o esforço do trabalhador; e, um bom custo-benefício, por conta das matérias-primas extremamente leves que são utilizadas em sua fabricação.

Deve-se ficar sempre atento a devida utilização do objeto que deve ocorrer forma correta para evitar possíveis falhas e complicações na vedação. Qualquer problema  resultaria em imperfeições do equipamento ao decorrer do processo produtivo em geral, além do comprometimento da vida útil de suas peças.

Sendo assim, se faz necessário contar com o auxílio de uma empresa que disponibilize as peças exatas para cada aparato em que os engates serão usados, além de contar com profissionais que sejam capacitados e saibam indicar um produto adequado que se adapte com as necessidades de cada segmento.

Já o engate rápido hidráulico é um equipamento que permite a conexão e desconexão imediata de um objeto. Contudo, é preciso que ela seja realizada de forma manual, sem que seja necessário o uso de ferramentas específicas para um sistema de circuito hidráulico.

Esse equipamento costuma ser produzido a partir de matérias-primas de alta qualidade, proporcionando um resultado melhor durante seu uso.

Sua fabricação exige alguns padrões técnicos, como o uso de inox, latão, aço carbono ou roscas no padrão BSP e NPT. São esses detalhes que asseguram o funcionamento de forma eficiente do engate durante os processos industriais.

Contando com aplicação nos mais diversos circuitos hidráulicos, o instrumento também se aplica como uma espécie de componente para que a troca de mangueiras seja realizada de maneira eficaz. Isso porque sua facilidade de desconexão tende a evitar vazamentos, tornando o processo mais seguro.

Além dessas aplicações, ele também pode ser utilizado em:

  • Máquinas de terraplanagem;
  • Máquinas de transporte;
  • Máquinas de processos industriais;
  • Máquinas de elevação;
  • Circuito móvel;
  • Circuito fixo;
  • Equipamentos de construção civil.

Este aparato ainda oferece vantagens como a praticidade no processo de instalação, otimizando o tempo de acoplamento e desacoplagem de seu sistema hidráulico.

Calandras

As calandras são máquinas que consistem em desempenar ou curvar chapas de metal e aço, reduzindo a manutenção e a mão de obra durante a fabricação de peças e chapas.

Os modelos diferem de acordo com cada finalidade, sendo possível encontrar calandra para tubos, de perfil, chapa ou linha especial.

Esses equipamentos são capazes de realizar curvamentos de tubos em alta precisão.

Os tubos podem ser em formatos retangulares, quadrados ou redondos e de materiais variáveis como alumínio, cobre, latão, inox ou outro derivado de metal.

A calandra ainda pode trabalhar junto as vigas, cantoneiras e, até mesmo, o aço carbono. Cada um dos modelos é voltado para um tipo específico de material e finalidade que se faz necessária.

Para facilitar ainda mais o processo, existem diversos meios de aprender como fazer uma calandra que atenda cada necessidade.

Ainda existem os modelos que são utilizadas para enrugar, alisar ou ilustrar papeis. Mas, é importante ter em mente qual delas será utilizada de acordo com a fabricação, o planejamento e a modelação de cada chapa a ser desenvolvida durante o projeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *