Cuidados importantes com compressores

Saiba como cuidar dos compressores comumente utilizados nos setor industrial.

O compressor de ar é largamente utilizado em diversos setores e meios. Na construção civil, montagens em geral, áreas industriais, oficinas de funilaria e etc.

Essa máquina muito popular, pode ser definida de maneira simples. Basicamente, seu objetivo é emitir ar comprimido, liberando a quantia desejada pelo usuário.

Altamente versátil e com diversas aplicações, seu uso é largamente utilizado em diversos setores como material primordial para a realização de determinados serviços, ou seja, sua falta pode acarretar em diversos prejuízos.

E como toda ferramenta, é necessário que se tome algumas precauções e cuidados para que o compressor de pintura continue funcionando com a devida eficiência sem que lhe traga dores de cabeça futuras.

Neste texto, abordaremos alguns cuidados importantes que você deve ter com seu convencional ou mini compressor, para lhe garantir uma vida útil maior e com uma verdadeira qualidade em seu funcionamento.

Aconselho que continue com sua leitura e venha conosco descobrir quais são esses cuidados.

Compressores de ar

Primeiramente, antes de abordarmos os cuidados necessários para a utilização deles, vale contextualizar para os desavisados do que se trata esse equipamento.

Na mecânica, em centro automotivos, postos de gasolina e até mesmo no dentista, os compressores de ar se mostram presentes em diversos setores e são altamente essenciais neles.

Compressores de pintura, são aqueles que utilizam na realização de funilaria de carro, para a realização da pintura do mesmo ou até para outros fins estéticos, como pintura de parede, realização de artes em muros e etc.

Basicamente, ele é um equipamento que transforma energia mecânica em energia pneumática, e pode ser aplicado em todos os setores de produção e manutenção dos devidos processo industriais, como por exemplo, o acionamento de máquinas, ferramentas e todos outros procedimentos produtivos e do âmbito da prestação de serviços.

Vale mencionar também que eles marcam presença constante no âmbito residencial, e podem ser utilizados para:

  • Pintura de objetos;
  • Limpeza de locais;
  • Enchimento de pneus;
  • Pintura de muros e paredes.

Compressores de baixa pressão

São aqueles que trabalham em pressão máxima de até 120L.  Motocompressores, linha profissional, utilizada por pintores e mecânicos, e o compressor odontologico, utilizado em consultórios de dentistas para operações médias com fins odontológicos.

Além destes mais popularmente utilizados, há também os compressores de média e alta pressão, comuns em fábricas e grande indústrias.

Além destes citados acima, há de se especificar um tipo de equipamento muito utilizado para a operação de máquinas e afins, este é o compressor de pistão.

Basicamente, se trata de uma máquina de compressão de ar que opera da maneira igualitária de um motor de combustão interna de pistão, porém sem sua ignição explosiva do combustível.

Os cuidados com os compressores

  • Primeiramente, devemos citar aqui a limpeza da válvula de retenção antes de cada uso do aparelho. Ela é uma das peças essenciais para o funcionamento do compressor, afinal, ela permite que o ar comprimido seja armazenado dentro da estrutura da máquina.
  • Sempre posicionar o aparelho em cerca de 30cm de distância da parede nos momentos de uso. Isso permitirá que ocorra a ventilação e evita a contaminação do ar que está sendo produzido.
  • Deve ocorrer a limpeza do filtro do compressor, pelo menos três vezes na semana. Isso evita o superaquecimento e a perda de eficiência do compressor.
  • Sempre certifique-se que o aparelho não apresenta vazamento de óleo. Qualquer chama infiltrada nele, pode provocar uma explosão grande.
  • Deixe o tambor longe de maçaricos e em locais abertos e arejados.
  • Verifique que não há fissuras nos equipamentos. Eles trabalham com enorme pressão e a válvula de leitura deve ser rotineiramente verificada na hora da operação.
  • Nunca mexa no aparelho sem ter a absoluta certeza de que o mesmo se encontra desligado.
  • Para empresas, possuir o Inventário de máquinas e equipamentos nr12 é ideal para se encontrar de acordo com a lei vigente.

Enfim, esse texto  serviu para se ter um panorama geral sobre o que são os compressores e quais são suas específicas funções e aplicações.

Eles são equipamentos altamente versáteis, que podem ser aplicados em diversas funções no âmbito industrial, comercial e residencial.

Além disso, vale mencionar que também há a opção do Aluguel de compressor preço, encontrado em empresas específicas de locação de máquinas e ferramentas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *